A Prefeitura de Raposa, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Universidade Anhanguera São Luís, realizou nesta quinta-feira (26), uma ação educativa sobre os cuidados com os animais e a proteção contra a raiva, na U. I. São Joaquim.
Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, podendo ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura desses animais.
“A cada dia percebemos que muitas pessoas não tratam os animais corretamente. Nosso intuito com essa ação para crianças é que, muitas vezes, elas absorvem muito mais essas informações e levam para casa, falando para os seus pais e para colegas. Precisamos de mais adultos conscientes”, disse a veterinária e professora, Tatiane Aranha.
A estudante Beatriz, da Universidade Anhanguera, explicou sobre a importância da ação. “O nosso foco é falar sobre o vírus da raiva, uma doença que acomete tanto os animais, quanto os seres humanos. Nós sabemos da seriedade dessa doença, e de como é preciso que as pessoas aprendam sobre isso desde a infância”, ressaltou.