Autor: Tamires Tamires Gonçalves

  • Estudantes da Rede Municipal participam da Avaliação SAMAR

    Estudantes da Rede Municipal participam da Avaliação SAMAR

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 1º e 2 de junho a Avaliação SAMAR (Sistema de Avaliação e Monitoramento das Aprendizagens de Raposa), com a participação de estudantes dos 2º, 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

    A avaliação tem como objetivo diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, além de subsidiar o planejamento pedagógico da rede municipal e prepará-los para avaliações externas, como o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC).

    As provas, elaboradas com base na Prova Brasil, contemplaram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com 22 questões em cada área. Os resultados servirão para orientar ações pedagógicas, aperfeiçoar o planejamento escolar e fortalecer a qualidade do ensino na rede municipal.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, destacou a importância da avaliação como ferramenta estratégica para o acompanhamento da aprendizagem e para o fortalecimento das políticas educacionais do município.

    “Hoje estamos concluindo o segundo dia da nossa avaliação. É um momento único e representa um grande avanço para a educação do município, porque agora temos um diagnóstico mais preciso da aprendizagem dos nossos estudantes. Isso nos dá direcionamento para o planejamento e para a construção de novas estratégias de ensino e aprendizagem. É um avanço muito importante para que os professores possam trabalhar e planejar suas ações com mais eficiência. Além disso, essa avaliação também tem um caráter de reconhecimento, pois ao final do ano as escolas com os melhores índices de proficiência serão premiadas”, destacou a secretária.

    Matéria: Tamires Gonçalves

    Fotos: Melquias Lisboa

  • Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários qualifica pescadores em Raposa

    Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários qualifica pescadores em Raposa

    A Prefeitura de Raposa realizou, nesta terça-feira, 12, o encerramento do Curso de Formação de Aquaviários para Pescador Profissional (CFAQ-POP1/MOP1), promovido em parceria com a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos do Maranhão.

    A cerimônia, realizada no auditório da Saúde, contou com a presença do prefeito Eudes Barros; da secretária municipal de Pesca e Aquicultura, Lavina Lisboa; da secretária adjunta de Pesca, Edcleia Santos; do presidente da Câmara Municipal, João Marcos; e do Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Ademar Augusto Simões Júnior.

    A capacitação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca, destacou a importância da qualificação profissional para o fortalecimento da atividade pesqueira no município. O curso aconteceu no período de 22 de abril a 12 de maio e reuniu mais de 25 pescadores raposenses. Ao término do curso, os participantes receberam certificados de conclusão e a carteira profissional, documento essencial para o exercício regular da atividade pesqueira.

    Durante a formação, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, adquirindo conhecimentos sobre navegação, segurança marítima e legislação, além de treinamento de sobrevivência no mar, reforçando a preparação dos profissionais para as atividades desenvolvidas diariamente no litoral maranhense.

    O prefeito Eudes Barros participou do evento e destacou o compromisso da gestão municipal com os trabalhadores da pesca. “Participamos hoje do encerramento do Curso de Aquaviários, realizado pela Capitania dos Portos do Maranhão em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca e a Prefeitura de Raposa. Mais de 25 pescadores foram capacitados para atuar com mais segurança e profissionalismo. Agradeço à Capitania dos Portos, na pessoa do Capitão de Mar e Guerra, senhor Ademar, e parabenizo todos os alunos e seus familiares por essa importante conquista”, ressaltou.

    A secretária municipal de Pesca, Lavina Lisboa, ressaltou a importância da parceria para a realização da capacitação. Hoje chegamos ao encerramento deste curso, um momento muito significativo, que reforça a certeza do valor da capacitação para os nossos pescadores, onde eles estarão habilitados a estarem no mar em segurança.
    A formação amplia o conhecimento dos profissionais, fortalece a categoria e contribui para uma atividade pesqueira mais segura, qualificada e regularizada. Por isso, agradecemos a parceria da Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil, que foram fundamentais para a realização deste curso”, enfatizou.

    Representando os alunos do curso, o pescador João Manoel agradeceu pela oportunidade de participar da capacitação. “Hoje estamos mais preparados para exercer nossa profissão com segurança e confiança. Aprendemos sobre navegação, segurança marítima e primeiros socorros, conhecimentos importantes para o nosso trabalho no mar. Agradecemos à Prefeitura de Raposa, à Secretaria de Pesca e à Marinha do Brasil por essa oportunidade”, declarou.

    Matéria: Nonato Aguiar

    Fotos: Melquias Lisboa

  • Festa das Mães reúne multidão no Viva Raposa e emociona público com sorteio de moto zero km

    Festa das Mães reúne multidão no Viva Raposa e emociona público com sorteio de moto zero km

    Sob um céu carregado de nuvens e com os olhos voltados para o palco montado no Viva Raposa, centenas de mães raposenses viveram uma noite marcada pela emoção e esperança. No último sábado (9), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou mais uma edição do tradicional sorteio em homenagem ao Dia das Mães, reunindo famílias inteiras em um dos eventos mais aguardados do calendário municipal.

    Geladeiras, televisores, sofás, armário, tanquinhos de lavar roupa, camas, airfryers, forno elétrico e ventiladores fizeram a alegria das mães presentes. Mas foi quando a grande estrela da noite surgiu que o público explodiu em emoção: uma moto zero km Shineray Jet 125, que transformou o Viva Raposa em um verdadeiro coro de gritos e torcida.

    A programação contou com a presença do prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, além da deputada federal Detinha, que acompanhou o evento em meio ao público. Também estiveram presentes os vereadores Lucas Paraíba, Iran Agrela, Rosa do Araçagy, Daniel Fernandes, Leomar Pescados e o presidente da Câmara, João Marcos.

    A secretária municipal de Assistência Social, Ednalva Barros, agradeceu a presença do público e destacou a importância do momento para as mães raposenses.

    “Foi um momento preparado com muito amor para as nossas mamães, com sorteios de diversos prêmios. Esse é mais um compromisso da gestão municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizando esse momento especial para homenagear aquelas que cuidam diariamente de suas famílias com tanto amor e dedicação”, ressaltou.

    O prefeito Eudes Barros também destacou a alegria de promover mais uma edição do evento.

    “Ver esse espaço lotado e sentir a felicidade das mães é algo que nos motiva ainda mais a continuar trabalhando pelo nosso povo. Essa festa foi preparada com carinho, respeito e gratidão por todas as mães do nosso município, que merecem todo reconhecimento”, afirmou.

    A ganhadora da motocicleta foi Joana Batista Silva Sousa, sorteada com o bilhete de número 488. Emocionada, ela agradeceu primeiramente a Deus e à Prefeitura de Raposa pela realização do evento.

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Charlyson Carvalho e Rodrigo Allef

  • Prefeitura de Raposa realiza entrega de fardamento e kits escolares na Creche Adário Barros

    Prefeitura de Raposa realiza entrega de fardamento e kits escolares na Creche Adário Barros

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 27, a entrega de fardamento e kits escolares para os alunos da Creche Adário Barros. A iniciativa marca o início do ano letivo na rede municipal com a distribuição de uniforme, mochila e material escolar para os estudantes.

    A ação contempla a educação infantil e será estendida às demais unidades da rede, incluindo turmas até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é garantir que os alunos tenham os itens necessários para acompanhar as atividades em sala de aula, além de representar apoio direto às famílias neste período de volta às aulas. Durante a programação, pais e responsáveis participaram de um momento de acolhimento na unidade.

    O prefeito destacou a importância de acompanhar de perto as ações desenvolvidas na unidade e o cuidado com a estrutura oferecida às crianças.

    “Estamos aqui na Creche Adário Barros participando da entrega do kit escolar e do fardamento, junto com os pais e mães dos nossos alunos. É sempre uma satisfação acompanhar de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido. A creche conta com uma equipe completa, com professores e profissionais que garantem um atendimento de qualidade às nossas crianças.”

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, ressaltou que a entrega teve início pela creche, mas atenderá toda a rede municipal. “Estamos vivendo um momento muito importante. A Creche Adário Barros é a primeira unidade da educação infantil a receber o fardamento e o kit escolar, mas todas as escolas da rede serão contempladas, da educação infantil à EJA. Nosso compromisso é cuidar dos nossos estudantes e continuar investindo na educação do município.”

    A gestora geral da creche, Silmária Silva, enfatizou o significado da ação para a comunidade escolar. “Hoje é um marco para a nossa instituição e para a rede municipal. A entrega do fardamento e do kit escolar é um estímulo para as nossas crianças e também para os pais, que saem daqui felizes. Para nós, enquanto escola, é gratificante proporcionar esse acolhimento em parceria com a Prefeitura.”

    Para os pais, a iniciativa também representa apoio no orçamento familiar. A autônoma Josy Araújo destacou a importância da estrutura da creche e da entrega dos materiais.

    “O sentimento hoje é de felicidade. É uma creche com estrutura e profissionais preparados, e isso nos dá segurança. Esse kit e o fardamento ajudam muito, principalmente para quem tem mais de um filho. Vai fazer diferença tanto na escola quanto nas atividades em casa.”

    Matéria: Tamires Gonçalves

    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias Lisboa

  • Prefeitura de Raposa divulga programação oficial do Réveillon do Amanhecer

    Prefeitura de Raposa divulga programação oficial do Réveillon do Amanhecer

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), divulgou a programação oficial do Réveillon do Amanhecer, que promete uma grande celebração para marcar a chegada de 2025. O evento acontece no dia 31 de dezembro, a partir das 21h, e segue até as 6h da manhã do dia 1º de janeiro, tendo como atração principal o cantor Luan Costa, que se apresenta logo após a virada do ano.

    A programação começa às 21h com o DJ Bruno Alves, seguido pela Banda Trio Neon, às 22h30, e Jhonny Boy & Banda, às 23h30. À meia-noite, o público poderá celebrar a chegada do novo ano com a tradicional queima de fogos, um dos momentos mais aguardados da festa.

    Logo após a virada, à 1h, o palco será comandado por Luan Costa, prometendo um show especial para embalar o início de 2025. A festa continua com a Banda Forró Cariciar, às 3h, e se encerra com Dâmaris Tuanny, às 5h, garantindo animação até o amanhecer.

  • COMSEA realiza Eleição Extraordinária da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027

    COMSEA realiza Eleição Extraordinária da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEMADER), através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA–Raposa), realizou na última sexta-feira (28), a Eleição Extraordinária da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027. O encontro ocorreu no auditório do FORMAR e reuniu representantes de entidades sociais e instituições públicas que integram o conselho.

    O evento contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, João Vonei; do vereador Vonei, e da secretária-geral do CONSEA-MA, Concita da Pindoba, que destacaram a importância do conselho na construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional no município.

    Durante a eleição, foram escolhidos os novos membros da Mesa Diretora. Valdinar da Silva de Sousa, para o cargo de presidente; Camila Viana, como secretária-geral; e Luís Lima, que assume a função de secretário-executivo.

    O titular da SEMADER destacou a importância do conselho. “É uma satisfação participar desta Eleição Extraordinária do COMSEA, um conselho que tem um papel fundamental na construção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em nosso município. Quero parabenizar todos os membros que hoje assumem a Mesa Diretora para o biênio 2025/2027”, ressaltou o secretário João Vonei.

    O presidente eleito, Valdinar da Silva de Sousa, agradeceu a confiança e destacou o compromisso com o conselho. “Quero agradecer a todos pela confiança. Para mim é uma alegria muito grande assumir a presidência do COMSEA. Eu sou agricultor, conheço de perto as dificuldades de muitas famílias e sei o quanto esse conselho é importante para ajudar quem mais precisa”, finalizou.

    Matéria: Erica Samira

    Fotos: Charles Carvalho

  • Prefeitura de Raposa busca parceria com o SENAI para ampliar a formação profissional no município

    Prefeitura de Raposa busca parceria com o SENAI para ampliar a formação profissional no município

    A Prefeitura de Raposa deu um passo importante rumo à ampliação das oportunidades de qualificação para jovens e trabalhadores do município. Na quinta-feira (13), um grupo de secretários municipais esteve no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Maranhão, em São Luís, iniciando um diálogo sobre uma possível parceria voltada à oferta de cursos profissionalizantes.

    Durante a visita, os secretários de Assistência Social (Ednalva Barros), Saúde (Raidênia Oliveira), Cultura (Pereira Filho), Comunicação (Udes Filho), Pesca (Lavina Lisboa), Esportes (Jéssica Souza), Turismo (Edson Duarte) e Meio Ambiente (Owilma Trindade) foram recebidos pelo diretor regional do SENAI, professor Arruda, que apresentou as instalações da instituição, os cursos ofertados e os espaços de ensino. A estrutura conta com laboratórios modernos, tecnologia atualizada e ambientes voltados à inovação, como robótica e computação.

    O empresário do setor de restaurantes, Metuzael Lisboa, também esteve presente, acompanhando a visita e reforçando o interesse do setor produtivo em apoiar iniciativas de qualificação profissional no município.

    O secretário de Comunicação, Udes Filho, destacou a relevância da iniciativa. “Esse é um movimento que mostra o quanto Raposa está comprometida em abrir portas, gerar oportunidades e preparar nossa juventude para o mercado de trabalho. Essa parceria com o SENAI tem tudo para transformar vidas.”

    O secretário de Cultura, Pereira Filho, também ressaltou o impacto positivo da aproximação. “Investir em qualificação é investir no futuro da nossa cidade. É gratificante ver Raposa avançando na busca por formação profissional de qualidade para nossa população.”

  • Prefeitura de Raposa realiza ação alusiva ao Novembro Azul

    Prefeitura de Raposa realiza ação alusiva ao Novembro Azul

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nesta segunda-feira (17), uma ação alusiva ao Novembro Azul, levando serviços de prevenção, cuidado e acolhimento aos homens do município, no Porto do Braga.

    Durante a manhã, os moradores tiveram acesso a atendimentos com clínico geral, nutricionista, psicólogo, avaliação odontológica, testes rápidos, exame de PSA, vacinação, além de massagem e ventosas. A programação contou ainda com palestras e orientações sobre saúde do homem e serviços sociais oferecidos pela Assistência Social, como CadÚnico e emissão da Carteira do Idoso.

    A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, destacou a importância da mobilização. “Novembro Azul é o mês de prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês estaremos com várias atividades voltadas à prevenção nas unidades básicas de saúde. E aqui, no Porto do Braga, que é um local com grande fluxo de homens, estamos realizando uma grande ação para reforçar esse cuidado”.

    Para a secretária de Assistência Social, Ednalva Barros, a iniciativa foi mais uma importante parceria em benefício da população masculina.

    “Mais uma parceria com a Secretaria de Saúde. Trouxemos os nossos serviços, como a Carteira do Idoso e o Cadastro Único, para melhor atender os homens da nossa população.”

    A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, também explicou o foco da ação neste ano.

    “O Novembro Azul de 2025 propõe a prevenção não apenas do câncer de próstata, mas também de acidentes e violências. É importante trabalharmos questões relacionadas às violências e às masculinidades tóxicas.”

    O médico Marcos Pacheco, que ministrou uma palestra durante o evento, reforçou a importância da conscientização.

    “Além do sistema de saúde, é fundamental que os homens cuidem de si mesmos. Essa ação busca democratizar o conhecimento sobre saúde, nutrição e prática de esportes, incentivando a prevenção e o autocuidado”, enfatizou.

    Matéria: Tamires Gonçalves

    Fotos: Melkias Lisboa

  • Prefeitura de Raposa inicia programação de shows pelos 31 anos da cidade com grande noite gospel no Viva Raposa

    Prefeitura de Raposa inicia programação de shows pelos 31 anos da cidade com grande noite gospel no Viva Raposa

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início, neste sábado (8), à programação de shows em comemoração aos 31 anos de emancipação política do município. A abertura foi marcada pela noite gospel, que reuniu milhares de pessoas no Viva Raposa.

    A cantora Eliane Fernandes foi a atração principal da noite, emocionando o público com um repertório de louvores. Também participaram da programação a Banda Pisada Santa, Banda Novo Som Cover, diácono Elildo e Ministério Filhos do Rei, Leandro Santos, DJ Regis e Banda Salmos, reforçando o valor da cultura e dos talentos da nossa cidade.

    Além dos shows, o público também pôde aproveitar a Feirinha de Artesanato, Cultura, Gastronomia e Turismo. Tradicionalmente realizada no Porto do Braga, a feirinha aconteceu, desta vez, no mesmo espaço do evento, ampliando a experiência de quem participou.

    Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, a primeira-dama Cássia Barros, secretários municipais e os vereadores Ribamar Inácio, Maçu Aguiar, Leomar Pescados e Lucas Paraíba.

    O prefeito Eudes Barros destacou a relevância da noite gospel, ressaltando o significado desse momento para a comunidade cristã de Raposa.

    “A noite gospel representa a essência do nosso povo: um povo que acredita, que adora e que reconhece a mão de Deus sobre esta cidade. É emocionante ver tanta gente reunida, em paz, participando de um evento preparado com carinho. Tudo o que estamos fazendo é resultado de um trabalho sério que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas. Este aniversário é também um momento de reflexão sobre o quanto avançamos e sobre o quanto ainda vamos avançar. Raposa está vivendo um novo tempo, e isso nos motiva a seguir em frente.”

    O secretário de Cultura, Pereira Filho, agradeceu a presença do público e falou sobre o sucesso da abertura dos shows.
    “Quero agradecer a todos que vieram participar da nossa abertura. O Viva estava cheio, o público participou com alegria e isso nos deixa muito felizes. O evento foi um grande sucesso. Reforçamos toda a segurança para que as famílias pudessem aproveitar com tranquilidade e seguiremos com essa mesma organização durante toda a programação”, pontuou.

    A programação continua neste domingo, com o show de Solange Almeida, Galícia, Mesa de Bar, Banda Trio Neon, Diel França e DJ Bruno Alves.

    Texto: Tamires Gonçalves

    Fotos: Melquias Lisboa, Nonato Aguiar e Roberto Campos

  • CMT XII divulga gabarito oficial do Processo Seletivo 2026

    CMT XII divulga gabarito oficial do Processo Seletivo 2026

    O Colégio Militar Tiradentes XII divulgou, na ultima sexta-feira (31), o gabarito oficial do Processo Seletivo referente ao ano letivo de 2026.

    Confira aqui.