A Prefeitura de Raposa realizou, nesta segunda-feira (18), uma blitz educativa da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A mobilização aconteceu em dois pontos do município: pela manhã, em frente à Escola Jarbas Passarinho, no Araçagi, e, à tarde, na Praça Chico Noca, no Centro da cidade. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, o Conselho Tutelar e com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE), do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Fórum de Justiça de Raposa e do Ministério Público, fortalecendo a rede de proteção e conscientização em defesa das crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Assistência Social, Ednalva Barros, destacou a importância da mobilização e do engajamento coletivo na proteção da infância e da adolescência.
“Essa é uma causa que precisa do olhar atento e do compromisso de toda a sociedade. O abuso e a exploração sexual deixam marcas profundas, e o silêncio jamais pode ser uma opção. Nosso papel é orientar, acolher, fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia para garantir segurança e dignidade às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A coordenadora do CREAS, Nilcia Monteiro de Oliveira, ressaltou que, ao longo de todo o mês de maio, o órgão vem promovendo diversas ações junto ao público escolar em alusão à Campanha Faça Bonito. Segundo ela, as atividades têm como objetivo conscientizar e estimular a reflexão sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso de toda a sociedade na proteção da infância e da adolescência.
“Como parte da Campanha Faça Bonito, também estamos realizando palestras educativas e rodas de conversa nas escolas do município, levando informação, orientação e prevenção aos estudantes”, enfatizou a coordenadora.
Durante a mobilização, também foi relembrada a história do dia 18 de maio, data instituída em homenagem à menina Araceli Cabrera Crespo, de apenas oito anos, vítima de violência sexual e assassinada em 1973, na cidade de Vitória (ES). O caso tornou-se símbolo nacional da luta pelos direitos das crianças e adolescentes e do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
A ação reuniu servidores municipais, estudantes e moradores com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da proteção da infância e da adolescência, reforçando o combate à violência sexual e incentivando a denúncia de casos suspeitos.
Durante a blitz, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações sobre os canais de denúncia e os serviços da rede de proteção do município.
A campanha “Faça Bonito” reforça a importância da denúncia e do cuidado coletivo. Casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados de forma anônima e sigilosa por meio do Disque 100, canal gratuito de proteção aos direitos humanos. Em Raposa, a população também pode acionar o Conselho Tutelar diretamente pelo número (98) 99168-5195.
Texto: Nonato Aguiar
Fotos: Melkias Lisboa















Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou a cerimônia de entrega de certificados do curso de Educação Ambiental. A ação, desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), teve como objetivo capacitar mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O curso foi oferecido gratuitamente e teve carga horária de 40 horas, no turno vespertino, das 14h às 17h.
A ação integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, executado por meio da Conab, que fortalece a agricultura familiar ao garantir a compra da produção de agricultores locais e, ao mesmo tempo, contribui para a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.


A programação também contou com música ao vivo e o sorteio de diversos prêmios, como televisão, fogão, geladeira, cama, entre outros brindes, garantindo ainda mais alegria para as participantes.
Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, os vereadores Rosa do Araçagi e Iran Agrela, as secretárias municipais Lavina Lisboa e Jéssica Souza, além da deputada estadual Fabiana Vilar e do deputado federal Pastor Gil.



O grande destaque do evento foi o show da Banda Circo Elétrico, que encantou o público com apresentações coloridas, música e personagens infantis adorados pelas crianças. No palco, ganharam vida figuras como o Tiririca Cover, o Homem-Aranha, os Power Rangers, Minnie, Pato Donald, Sonic, La Casa de Papel e Bolofofos, entre muitos outros.
A secretária de Assistência Social, Ednalva Barros, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias na realização do evento.






A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira (25) à IV Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que segue até o dia 29 de agosto com palestras e atividades voltadas para a promoção da inclusão e a construção de uma sociedade mais plural e acolhedora.
A coordenadora, Raimunda Barbosa, da equipe Multidisciplinar (eMulti) destacou a importância da iniciativa.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Raposa, Thiago Amorim, parabenizou a realização do evento e reforçou a importância da luta pela inclusão.






A conferência contou com a presença de secretários municipais, do presidente da Câmara, vereador João Marcos, e dos vereadores Iran Agrela e Leomar Pescados, além de técnicos da área, conselheiros e usuários dos serviços socioassistenciais.

