Categoria: Educação

  • PREFEITURA REALIZA FINAL DOS JOGOS ESCOLARES DE RAPOSA 2026

    PREFEITURA REALIZA FINAL DOS JOGOS ESCOLARES DE RAPOSA 2026

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou no último sábado (13) a cerimônia de encerramento da XXIII edição dos Jogos Escolares Raposenses (JERAs) 2026, na quadra da U.I. Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes, educadores, familiares e autoridades municipais em uma grande celebração do esporte e da educação.

    Realizados entre os dias 16 de maio e 13 de junho, os JERAs 2026 mobilizaram cerca de 450 estudantes de 18 instituições de ensino, sendo 15 escolas da rede municipal, duas estaduais e uma particular. As competições aconteceram na U.I. Rural Boa Esperança, U.I. Henrique de La Rocque, Estádio Municipal Euclides Gomes e Arena Fox City, promovendo integração, disciplina, respeito, inclusão e espírito esportivo.

    A solenidade contou com a presença do prefeito Eudes Barros, da secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, da secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, da secretária adjunta de Esportes, Patrícia Souza, e do coordenador-geral dos JERAs, Bernardo Santos.

    Durante o encerramento, o prefeito Eudes Barros parabenizou os estudantes, professores, gestores escolares e instituições de ensino pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo dos jogos.

    “Quero parabenizar todos os nossos alunos-atletas que participaram desta grande competição, demonstrando talento, disciplina e espírito esportivo. Meu reconhecimento também aos professores, gestores escolares e equipes pedagógicas que incentivam nossos jovens diariamente. Mais do que medalhas e troféus, este evento representa integração, aprendizado e oportunidades para nossos estudantes. A Prefeitura de Raposa seguirá investindo no esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social”, afirmou.

    A secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, destacou a relevância dos Jogos Escolares para a formação dos estudantes e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte.

    “Os Jogos Escolares de Raposa são muito mais do que uma competição. Eles representam uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e esportivo para nossos jovens. A SEMEL seguirá trabalhando para ampliar as oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

    Já a secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, enfatizou a importância da integração entre educação e esporte no desenvolvimento integral dos alunos.

    “A educação vai além da sala de aula, e o esporte é uma ferramenta fundamental para a formação integral dos nossos alunos. Os Jogos Escolares promovem disciplina, cooperação, responsabilidade e inclusão. Parabenizo todas as escolas, professores, gestores e alunos que fizeram desta edição um grande sucesso”, destacou.

    Com o encerramento dos JERAs, Raposa já se prepara para os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) 2026. O município será representado pelo Colégio Militar Tiradentes XII, Unidade Escolar Marcone Caldas, Unidade Integrada Sarney Filho, Escola Novo Mundo, Centro Educa Mais Professor José França de Sousa e Centro de Ensino Joaquim Aroso. Os atletas disputarão as modalidades de Atletismo, Beach Soccer, Futsal, Karatê, Taekwondo e Vôlei de Praia, nas categorias infantil e infanto.

    Resultados das finais:

    Futsal Mirim Masculino
    1º lugar – Colégio Militar
    2º lugar – U.E. Socorro Magalhães
    3º lugar – U.I. Vila Nova

    Futsal Infantil Masculino
    1º lugar – Colégio Militar
    2º lugar – U.I. Sarney Filho
    3º lugar – U.I. Rural Boa Esperança

    Futsal Infanto Masculino
    1º lugar – C.E. Joaquim Aroso
    2º lugar – Colégio Militar
    3º lugar – C.E. Professor José França de Sousa

    Futsal EJA Masculino
    1º lugar – U.E. José Lisboa.

    Texto: Nonato Aguiar 
    Fotos: Melkias Lisboa e Nonato Aguiar 

  • Estudantes da Rede Municipal participam da Avaliação SAMAR

    Estudantes da Rede Municipal participam da Avaliação SAMAR

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 1º e 2 de junho a Avaliação SAMAR (Sistema de Avaliação e Monitoramento das Aprendizagens de Raposa), com a participação de estudantes dos 2º, 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

    A avaliação tem como objetivo diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, além de subsidiar o planejamento pedagógico da rede municipal e prepará-los para avaliações externas, como o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC).

    As provas, elaboradas com base na Prova Brasil, contemplaram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com 22 questões em cada área. Os resultados servirão para orientar ações pedagógicas, aperfeiçoar o planejamento escolar e fortalecer a qualidade do ensino na rede municipal.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, destacou a importância da avaliação como ferramenta estratégica para o acompanhamento da aprendizagem e para o fortalecimento das políticas educacionais do município.

    “Hoje estamos concluindo o segundo dia da nossa avaliação. É um momento único e representa um grande avanço para a educação do município, porque agora temos um diagnóstico mais preciso da aprendizagem dos nossos estudantes. Isso nos dá direcionamento para o planejamento e para a construção de novas estratégias de ensino e aprendizagem. É um avanço muito importante para que os professores possam trabalhar e planejar suas ações com mais eficiência. Além disso, essa avaliação também tem um caráter de reconhecimento, pois ao final do ano as escolas com os melhores índices de proficiência serão premiadas”, destacou a secretária.

    Matéria: Tamires Gonçalves

    Fotos: Melquias Lisboa

  • ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE RAPOSA 2026 É REALIZADA NA ESCOLA RURAL BOA ESPERANÇA

    ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES DE RAPOSA 2026 É REALIZADA NA ESCOLA RURAL BOA ESPERANÇA

    Neste sábado (16), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou a abertura oficial da XXIII edição dos Jogos Escolares de Raposa 2026 (JERAS), na quadra da Escola Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes de escolas do município, que irão disputar diversas modalidades esportivas ao longo da programação.

    A cerimônia contou com a presença do prefeito Eudes Barros, da primeira-dama Cássia Barros, do vice-prefeito Márcio Greick, da secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, da secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, da secretária adjunta de Esportes, Patrícia Souza, além de demais autoridades e representantes da gestão municipal.

    A abertura foi marcada pela entrada das delegações escolares, apresentação das bandeiras, entrega simbólica da chave dos jogos ao prefeito, apresentação de ginástica rítmica realizada por alunas e o tradicional momento do acendimento da pira olímpica, conduzido por estudantes durante a cerimônia.

    As competições acontecerão entre os dias 23 de maio e 13 de junho, em diferentes espaços esportivos do município. No dia 23 de maio, serão realizadas partidas nas escolas Henrique de La Rocque e Rural Boa Esperança, nos turnos matutino e vespertino. Já no dia 30 de maio, os jogos acontecerão na Escola Rural Boa Esperança.

    No dia 06 de junho, as disputas de vôlei de praia serão realizadas no turno matutino, na Arena Fox, enquanto no período vespertino acontecerão partidas na Escola Rural Boa Esperança. O encerramento do JERAS 2026 será no dia 13 de junho, com as finais e premiações realizadas no turno da manhã, também na Escola Rural Boa Esperança.

    O prefeito Eudes Barros destacou a importância do esporte como ferramenta de incentivo aos estudantes e ressaltou a continuidade dos jogos no município.

    “Estamos realizando a 23ª edição dos Jogos Escolares de Raposa e a quinta edição dentro da nossa gestão. É uma alegria acompanhar nossos estudantes participando desse momento tão importante. Quero desejar boa sorte a todas as equipes e reforçar que o esporte também educa, promove disciplina e fortalece a união entre os nossos jovens”, afirmou.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, ressaltou a importância da parceria entre educação e esporte na formação dos alunos.

    “É mais um ano realizando o JERAS e vendo nossos estudantes envolvidos nesse momento tão importante. Essa união entre educação e esporte contribui diretamente para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora da sala de aula”, destacou.

    Já a secretária de Esportes, Jessica Souza, falou sobre as modalidades que irão movimentar a competição ao longo da programação.

    “Teremos disputas em modalidades individuais e coletivas, como atletismo, karatê, vôlei de praia e futsal. É uma programação preparada com muito carinho para incentivar nossos estudantes e fortalecer ainda mais o esporte no município”, comentou.

    Texto: Tamires Gonçalves
    Fotos: Melkias Lisboa

  • Colégio Militar Tiradentes XII representa Raposa na IX EXPOSEGMA, em São Luís

    Colégio Militar Tiradentes XII representa Raposa na IX EXPOSEGMA, em São Luís

    O Colégio Militar Tiradentes XII (CMT XII), de Raposa, marcou presença na IX edição da Exposição da Segurança Pública do Maranhão (EXPOSEGMA 2026), realizada entre os dias 23 e 26 de abril, no Rio Anil Shopping, em São Luís. A participação da unidade reforçou a integração entre educação e segurança pública, evidenciando seu papel na formação cidadã dos estudantes.

    Durante a programação, o colégio apresentou ao público demonstrações que destacaram a disciplina, a organização e o padrão de excelência dos alunos. A instituição tem como Diretor Geral Tenente-Coronel Everaldo Coutinho Moraes, Diretor Adjunto o Tenente-Coronel Paiva e na Direção Pedagógica a Professora Bernarda Sousa.

    Com a missão de elevar a qualidade do ensino no município de Raposa, o CMT XII alia disciplina, formação cidadã e excelência acadêmica. A unidade conta com uma estrutura moderna, equipada com monitoramento eletrônico, sistema de energia fotovoltaica, salas com telas interativas e a utilização da rede geracional GR8, voltada ao fortalecimento da gestão tecnológica e educacional.

    Ao longo do evento, o colégio também manteve participação ativa em estande institucional, onde alunos orientaram visitantes sobre o funcionamento da escola, sua proposta pedagógica e formas de ingresso. O espaço contou ainda com materiais informativos, exibição de vídeos institucionais e conteúdos interativos, evidenciando a estrutura e as práticas da unidade.

    Além disso, os estudantes visitaram outros estandes da exposição, ampliando conhecimentos e fortalecendo o contato com diferentes órgãos da segurança pública.

    A Diretora pedagógica, Bernarda Sousa, destacou a relevância da experiência. “Esse momento amplia o aprendizado para além da sala de aula e fortalece valores essenciais como disciplina, responsabilidade e cidadania”, afirmou.

    O Diretor-Geral, Tenente-Coronel Everaldo Coutinho Moares, ressaltou o compromisso da instituição com a formação dos jovens. “Participar de um evento dessa dimensão reforça nosso compromisso com uma educação de qualidade e com a formação de cidadãos preparados para contribuir com a sociedade”, pontuou.

    O diretor adjunto, tenente-coronel Paiva, destacou o desempenho dos alunos ao longo da programação. “Nossos alunos demonstraram organização, respeito e dedicação, refletindo o trabalho desenvolvido diariamente na escola”, afirmou.

    Ao final, ele agradeceu à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, na pessoa da coronel Augusta Andrade, pela realização da IX Exposição dos Órgãos da Segurança Pública do Estado do Maranhão; ao comandante-geral da PMMA, coronel Wallace Amorim; ao diretor de Ensino Regular da PMMA, coronel Anderson Maciel; ao prefeito Eudes Barros, pelo empenho e apoio integral ao CMT XII; à Secretaria Municipal de Educação, representada pela professora Verismar Gomes; além de toda a direção geral e pedagógica da instituição.

    Texto: Tamires Gonçalves
    Fotos: Charlyson Carvalho e CMT XII

  • Prefeitura de Raposa inaugura a nova U.E. Francisca Fernandes Carneiro, no Araçagi

    Prefeitura de Raposa inaugura a nova U.E. Francisca Fernandes Carneiro, no Araçagi

    A Prefeitura de Raposa inaugurou, na manhã desta segunda-feira (13), a Unidade Escolar Francisca Fernandes Carneiro, no bairro Araçagi. A escola, localizada onde outrora funcionava a Unidade Escolar Nova Araçagi, com cerca de 40 anos de existência, foi totalmente demolida e construída do zero, sendo entregue com estrutura moderna e ampliada.

    A unidade leva o nome da ex-primeira-dama de Raposa, Francisca Fernandes Carneiro, esposa do saudoso ex-prefeito Onacy Vieira Carneiro, e é lembrada por sua dedicação à educação e às ações sociais. Durante a cerimônia, familiares estiveram presentes, com destaque para a fala de Ocileia Fernandes, que leu a biografia da mãe aos presentes.

    A solenidade contou com a presença do prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, além da deputada federal Detinha, do vice-prefeito Márcio Greik, vereadores, secretários municipais, comunidade escolar e familiares de Dona Francisca.

    Antes da reconstrução, a antiga unidade, U.E. Nova Araçagi, contava com estrutura simples, composta por salas de aula, secretaria, cantina e pátio descoberto. Agora, o prédio foi ampliado para dois pavimentos.

    No térreo, a escola dispõe de cinco salas de aula climatizadas, biblioteca com sala de educação digital, sala de Matemática, cantina, depósitos, vestiários e pátio coberto com refeitório e saída de emergência. No primeiro andar, ficam a sala dos professores, recepção, secretaria, direção, almoxarifado e banheiros.

    A escola atende cerca de 130 alunos e funciona do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Após a solenidade, também foram entregues dois novos ônibus escolares.

    O prefeito Eudes Barros destacou que acompanhou de perto toda a obra e afirmou que a construção foi uma decisão necessária diante das condições da antiga unidade.

    “Eu acompanhei de perto cada etapa dessa obra e sabia que não dava mais para manter a antiga estrutura. Era necessário demolir e construir uma nova escola, para oferecer mais conforto e segurança aos nossos alunos e profissionais”, afirmou.

    Na ocasião, o gestor também anunciou a entrega de kits de fardamento escolar para os alunos da rede municipal.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, agradeceu o empenho da gestão municipal com a educação e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a melhoria das escolas do município.

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Rodrigo Allef

  • Raposa é contemplada com projeto piloto de Inclusão e Cidadania Digital lançado na UFMA

    Raposa é contemplada com projeto piloto de Inclusão e Cidadania Digital lançado na UFMA

    Na noite desta sexta-feira, 13, a Secretária Municipal de Educação de Raposa, Verismar Gomes, participou do lançamento do Projeto de Inclusão, Habilidade e Cidadania Digital para Comunidades Tradicionais de Alcântara e Raposa (MA), realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    O projeto, desenvolvido pela UFMA em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), tem como objetivo promover a inclusão e o letramento digital por meio de formações, oficinas e atividades educativas, ampliando o acesso às tecnologias da informação e incentivando o uso consciente da internet.

    Nesta fase inicial, o projeto piloto contempla comunidades dos municípios de Alcântara e Raposa, com foco no desenvolvimento de competências digitais, no fortalecimento da cidadania e na redução das desigualdades no acesso à tecnologia.

    Para a secretária Verismar Gomes, a participação de Raposa no projeto representa um avanço importante para a educação e para a inclusão social.

    “A inclusão digital é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional e social. Participar desse projeto fortalece as oportunidades para nossos estudantes e comunidades tradicionais, ampliando o acesso ao conhecimento e às tecnologias”, destacou.

     

    Texto: Nonato Aguiar 
    Fotos: Melkias Lisboa 
  • Educação Digital passa a integrar currículo escolar e professores de Raposa recebem formação

    Educação Digital passa a integrar currículo escolar e professores de Raposa recebem formação

    Entre os dias 2 e 12 de março, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou no FORMAR uma formação voltada à disciplina Educação Digital, direcionada a professores do Ensino Fundamental — Anos Iniciais e Anos Finais.

    A capacitação teve como objetivo preparar os docentes para trabalhar em sala de aula com esse novo componente curricular, que passa a integrar oficialmente o currículo escolar. A inclusão da Educação Digital nas escolas brasileiras passa a ser obrigatória a partir de 2026, conforme normatização do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). A medida prevê a atualização dos currículos com base na BNCC Computação, contemplando o uso crítico, seguro e ético das tecnologias ao longo da educação básica.

    De acordo com a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, a formação marca um momento importante para a rede municipal.

    “Hoje finalizamos uma turma de professores de Educação Digital. Esse é um novo componente curricular no nosso município. Em nossas escolas, agora contamos também com essa disciplina, que é uma determinação do MEC. Foi feita toda a implementação da BNCC Computação e, neste momento, estamos formando e capacitando os nossos professores”, destacou.

    Embora a disciplina esteja sendo oficialmente estruturada agora, o trabalho com tecnologia na educação já vinha sendo desenvolvido no município. Segundo o coordenador de Robótica, Leonardo Sá, as ações começaram ainda em 2024.

    “Na verdade, há um trabalho que começou em 2024 pela nossa gestão no município, pela Secretaria de Educação, quando começamos a trabalhar esse módulo em Raposa. Desde então, com a nova BNCC Computação, estamos iniciando a Educação Digital no município, que agora será trabalhada desde os anos iniciais até os anos finais do ensino fundamental”, explicou.

    Durante a qualificação, os professores também tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas e metodologias que serão utilizadas nas aulas, além de apresentar protótipos desenvolvidos ao longo das atividades.

    Para a professora Jenifer Barraza, que participou da capacitação, a nova disciplina amplia as possibilidades de aprendizagem para os estudantes.

    “Além de trabalhar a robótica, também abordaremos questões relacionadas ao comportamento e à responsabilidade na internet, como fake news e cyberbullying. Durante a formação, os professores dos Anos Iniciais aprenderam sobre o uso do micro:bit, enquanto nos anos finais trabalhamos com o Arduino Uno. A proposta é levar para os alunos mais conhecimento sobre resolução de problemas por meio da robótica, da tecnologia e da programação de artefatos tecnológicos”, ressaltou.

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias Lisboa

  • Alunos de Raposa conquistam medalhas de ouro na 85ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    Alunos de Raposa conquistam medalhas de ouro na 85ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    A educação do município de Raposa alcançou um feito histórico ao conquistar o vice-campeonato nacional na 85ª Jornada de Foguetes, uma das maiores competições educacionais do país nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, realizada no estado do Rio de Janeiro. O resultado expressivo evidencia o talento e a dedicação dos estudantes, além do compromisso da rede municipal de ensino com a educação de qualidade e o incentivo à iniciação científica.

    A competição contou com a participação de 80 equipes de todo o Brasil e foi desenvolvida ao longo de várias etapas iniciadas em outubro de 2025. Na etapa específica disputada pela equipe de Raposa, os estudantes conquistaram o primeiro lugar, sagrando-se campeões. Já no resultado geral nacional, que reuniu todas as etapas da Jornada de Foguetes, o primeiro lugar ficou com o estado de Alagoas, o segundo lugar com o município de Raposa (MA), garantindo o título de vice-campeão nacional, e o terceiro lugar com o estado de São Paulo.

    Na madrugada desta sexta-feira (6), os alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, trazendo na bagagem o título de vice-campeões nacionais e medalhas de ouro. A equipe foi formada pelos estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira, da rede municipal de ensino de Raposa.

    Na chegada, os estudantes foram recepcionados por uma comitiva composta pela secretária municipal de Educação, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A recepção contou com faixas, cartazes e balões, simbolizando o reconhecimento e o orgulho pela conquista que projetou o nome de Raposa e do Maranhão no cenário nacional.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, parabenizou os estudantes e destacou a importância do resultado para a educação do município.

    “Essa conquista é motivo de muito orgulho para Raposa. Nossos estudantes mostraram que, com incentivo, dedicação e uma educação pública comprometida com a qualidade, é possível alcançar resultados extraordinários em nível nacional. Eles são inspiração para toda a nossa rede”, afirmou a secretária.

    O professor Valderlino Araújo Nina, responsável pela equipe da Unidade Integrada Jarbas Passarinho, também ressaltou o apoio da Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), durante toda a competição em nível nacional.

    “Esse resultado é fruto de uma jornada que começou muito antes da etapa nacional, com um projeto desenvolvido dentro da escola, voltado ao lançamento de foguetes de nível 3, utilizando apenas água e ar comprimido. Em pouco tempo, os alunos apresentaram um crescimento significativo, alcançando grandes marcas, o que nos levou à fase nacional. Quando uma gestão apoia a educação e acredita nos estudantes, esses jovens vão longe”, destacou o professor.

    Durante a Jornada de Foguetes, os alunos aplicaram conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento dos foguetes, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e pensamento científico.

    A delegação de Raposa embarcou na madrugada de domingo, 1º de fevereiro, sob a orientação do professor Valderlino Araújo Nina e do supervisor Reginilton Sousa da Silva, profissionais que tiveram papel decisivo no desenvolvimento do projeto e no acompanhamento técnico e pedagógico dos alunos ao longo de toda a competição.

     

    Texto – Nonato Aguiar

    Fotos – PREMIER

  • Alunos de Raposa representam o município na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    Alunos de Raposa representam o município na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    A educação de Raposa alcança mais um momento histórico. Três alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho foram selecionados para representar o município na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos educacionais do país voltados à ciência, tecnologia e inovação. Os estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira levarão o nome de Raposa para além das salas de aula, mostrando que investir em educação transforma sonhos em conquistas reais.

    A Jornada de Foguetes reúne estudantes de diversas regiões do Brasil, desafiando-os a aplicar conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento de foguetes, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento científico desde cedo.

    No sábado (31), em um momento marcado por emoção e reconhecimento, o prefeito Eudes Barros esteve na escola ao lado dos alunos e de seus responsáveis para desejar boa sorte antes da viagem. O encontro simbolizou o apoio e o incentivo da gestão municipal aos jovens talentos da rede pública.

    Também participaram da ocasião a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes; a Coordenadora Pedagógica – Anos Finais, Bruna Gonçalves; o gestor da escola, Richardson Corrêa Matos; e Lídia Barbosa, Coordenadora Geral da Semed. 

    A delegação de Raposa embarcou na madrugada deste domingo, 1º de fevereiro, os alunos foram acompanhados pelo professor responsável, Valderlino Araújo Nina, e pelo supervisor da escola, Reginilton Sousa da Silva, que tiveram papel fundamental no desenvolvimento do projeto, orientando e incentivando os estudantes ao longo de todo o processo.

    A secretária municipal destacou o compromisso da rede municipal com a formação dos estudantes. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e do compromisso da nossa rede com uma educação pública de qualidade. Ver nossos alunos representando Raposa em um evento nacional como a Jornada de Foguetes mostra que, quando investimos em educação, abrimos caminhos para grandes oportunidades e para um futuro promissor”, ressaltou a titular da SEMED, Verismar Gomes. 

    O prefeito Eudes Barros reforçou o orgulho da conquista dos alunos. “É uma enorme alegria ver jovens da nossa rede pública levando o nome da Raposa para o Brasil. Esses alunos são a prova de que acreditar na educação transforma vidas”, finalizou o gestor.

     

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Charlyson Carvalho

  • Prefeitura de Raposa realiza abertura da Jornada Pedagógica 2026

    Prefeitura de Raposa realiza abertura da Jornada Pedagógica 2026

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na tarde desta quarta-feira (28), a Jornada Pedagógica 2026. Com o tema “Raposa Conectada: a Educação do Presente para os Desafios do Futuro”, o evento aconteceu na Fazendinha Parque Raposa, reunindo mais de 500 educadores da rede municipal.

    A programação contou com a palestra magna do professor João Batista Bottentuit Junior, que trouxe reflexões sobre os desafios da educação no cenário atual, destacando a importância da inovação, do uso consciente das tecnologias e do papel do educador na construção do futuro.

    Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, junto à secretária adjunta Francisca Trindade, além do presidente da Câmara Municipal, João Marcos, dos vereadores Ribamar, Rosa do Araçagi, Vonei Moraes, Laurivan Uchoa, Leomar e Daniel Fernandes, bem como outros secretários municipais.

    Durante o encontro pedagógico, também foi realizada a premiação dos cursistas do Núcleo de Formação e Melhorias da Aprendizagem em Raposa (FORMAR), referente ao 1º e 2º semestres de 2025. O momento também contou com sorteios de tablets, televisão, valores em pix e duas viagens para Maceió.

    Além da programação principal, o hall de entrada do evento contou com stands das coordenações da SEMED, onde foram apresentadas ações, projetos pedagógicos e iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, evidenciando o trabalho da rede municipal de ensino.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, ressaltou que a Jornada Pedagógica é um momento estratégico de planejamento e alinhamento das ações que irão nortear o ano letivo de 2026.

    “Esse encontro foi pensado com muito cuidado, porque entendemos que a volta às aulas começa antes da sala de aula. Aqui, alinhamos ideias, compartilhamos experiências e olhamos para o futuro com mais clareza. É um trabalho construído em conjunto, com o apoio da gestão municipal, para que possamos seguir avançando na qualidade da educação pública”, relatou.

    Já o prefeito Eudes Barros destacou a importância da valorização dos profissionais e do investimento em formações.

    “A educação sempre foi e continua sendo uma das prioridades da nossa gestão. Investir em formação, em planejamento e em momentos como a Jornada Pedagógica é investir diretamente no futuro das nossos estudantes. A gestão municipal tem muitos planos para o ano de 2026, e isto aqui é o começo”, pontuou o gestor.

     

    Texto: Erica Samira
    Imagens: Melquias Lisboa; Nonato Aguiar