A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou no último sábado (13) a cerimônia de encerramento da XXIII edição dos Jogos Escolares Raposenses (JERAs) 2026, na quadra da U.I. Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes, educadores, familiares e autoridades municipais em uma grande celebração do esporte e da educação.
Realizados entre os dias 16 de maio e 13 de junho, os JERAs 2026 mobilizaram cerca de 450 estudantes de 18 instituições de ensino, sendo 15 escolas da rede municipal, duas estaduais e uma particular. As competições aconteceram na U.I. Rural Boa Esperança, U.I. Henrique de La Rocque, Estádio Municipal Euclides Gomes e Arena Fox City, promovendo integração, disciplina, respeito, inclusão e espírito esportivo.
A solenidade contou com a presença do prefeito Eudes Barros, da secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, da secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, da secretária adjunta de Esportes, Patrícia Souza, e do coordenador-geral dos JERAs, Bernardo Santos.
Durante o encerramento, o prefeito Eudes Barros parabenizou os estudantes, professores, gestores escolares e instituições de ensino pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo dos jogos.
“Quero parabenizar todos os nossos alunos-atletas que participaram desta grande competição, demonstrando talento, disciplina e espírito esportivo. Meu reconhecimento também aos professores, gestores escolares e equipes pedagógicas que incentivam nossos jovens diariamente. Mais do que medalhas e troféus, este evento representa integração, aprendizado e oportunidades para nossos estudantes. A Prefeitura de Raposa seguirá investindo no esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social”, afirmou.
A secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, destacou a relevância dos Jogos Escolares para a formação dos estudantes e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte.
“Os Jogos Escolares de Raposa são muito mais do que uma competição. Eles representam uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e esportivo para nossos jovens. A SEMEL seguirá trabalhando para ampliar as oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Já a secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, enfatizou a importância da integração entre educação e esporte no desenvolvimento integral dos alunos.
“A educação vai além da sala de aula, e o esporte é uma ferramenta fundamental para a formação integral dos nossos alunos. Os Jogos Escolares promovem disciplina, cooperação, responsabilidade e inclusão. Parabenizo todas as escolas, professores, gestores e alunos que fizeram desta edição um grande sucesso”, destacou.
Com o encerramento dos JERAs, Raposa já se prepara para os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) 2026. O município será representado pelo Colégio Militar Tiradentes XII, Unidade Escolar Marcone Caldas, Unidade Integrada Sarney Filho, Escola Novo Mundo, Centro Educa Mais Professor José França de Sousa e Centro de Ensino Joaquim Aroso. Os atletas disputarão as modalidades de Atletismo, Beach Soccer, Futsal, Karatê, Taekwondo e Vôlei de Praia, nas categorias infantil e infanto.
Resultados das finais:
Futsal Mirim Masculino
1º lugar – Colégio Militar
2º lugar – U.E. Socorro Magalhães
3º lugar – U.I. Vila Nova
Futsal Infantil Masculino
1º lugar – Colégio Militar
2º lugar – U.I. Sarney Filho
3º lugar – U.I. Rural Boa Esperança
Futsal Infanto Masculino
1º lugar – C.E. Joaquim Aroso
2º lugar – Colégio Militar
3º lugar – C.E. Professor José França de Sousa
Futsal EJA Masculino
1º lugar – U.E. José Lisboa.
Texto: Nonato Aguiar
Fotos: Melkias Lisboa e Nonato Aguiar

















Neste sábado (16), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou a abertura oficial da XXIII edição dos Jogos Escolares de Raposa 2026 (JERAS), na quadra da Escola Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes de escolas do município, que irão disputar diversas modalidades esportivas ao longo da programação.
A abertura foi marcada pela entrada das delegações escolares, apresentação das bandeiras, entrega simbólica da chave dos jogos ao prefeito, apresentação de ginástica rítmica realizada por alunas e o tradicional momento do acendimento da pira olímpica, conduzido por estudantes durante a cerimônia.



Durante a programação, o colégio apresentou ao público demonstrações que destacaram a disciplina, a organização e o padrão de excelência dos alunos. A instituição tem como Diretor Geral Tenente-Coronel Everaldo Coutinho Moraes, Diretor Adjunto o Tenente-Coronel Paiva e na Direção Pedagógica a Professora Bernarda Sousa.

Além disso, os estudantes visitaram outros estandes da exposição, ampliando conhecimentos e fortalecendo o contato com diferentes órgãos da segurança pública.





A unidade leva o nome da ex-primeira-dama de Raposa, Francisca Fernandes Carneiro, esposa do saudoso ex-prefeito Onacy Vieira Carneiro, e é lembrada por sua dedicação à educação e às ações sociais. Durante a cerimônia, familiares estiveram presentes, com destaque para a fala de Ocileia Fernandes, que leu a biografia da mãe aos presentes.





Nesta fase inicial, o projeto piloto contempla comunidades dos municípios de Alcântara e Raposa, com foco no desenvolvimento de competências digitais, no fortalecimento da cidadania e na redução das desigualdades no acesso à tecnologia.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, a formação marca um momento importante para a rede municipal.
Embora a disciplina esteja sendo oficialmente estruturada agora, o trabalho com tecnologia na educação já vinha sendo desenvolvido no município. Segundo o coordenador de Robótica, Leonardo Sá, as ações começaram ainda em 2024.



A educação do município de Raposa alcançou um feito histórico ao conquistar o vice-campeonato nacional na 85ª Jornada de Foguetes, uma das maiores competições educacionais do país nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, realizada no estado do Rio de Janeiro. O resultado expressivo evidencia o talento e a dedicação dos estudantes, além do compromisso da rede municipal de ensino com a educação de qualidade e o incentivo à iniciação científica.
Na madrugada desta sexta-feira (6), os alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, trazendo na bagagem o título de vice-campeões nacionais e medalhas de ouro. A equipe foi formada pelos estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira, da rede municipal de ensino de Raposa.
A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, parabenizou os estudantes e destacou a importância do resultado para a educação do município.
Durante a Jornada de Foguetes, os alunos aplicaram conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento dos foguetes, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e pensamento científico.



