Neste sábado (16), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou a abertura oficial da XXIII edição dos Jogos Escolares de Raposa 2026 (JERAS), na quadra da Escola Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes de escolas do município, que irão disputar diversas modalidades esportivas ao longo da programação.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Eudes Barros, da primeira-dama Cássia Barros, do vice-prefeito Márcio Greick, da secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, da secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, da secretária adjunta de Esportes, Patrícia Souza, além de demais autoridades e representantes da gestão municipal.
A abertura foi marcada pela entrada das delegações escolares, apresentação das bandeiras, entrega simbólica da chave dos jogos ao prefeito, apresentação de ginástica rítmica realizada por alunas e o tradicional momento do acendimento da pira olímpica, conduzido por estudantes durante a cerimônia.
As competições acontecerão entre os dias 23 de maio e 13 de junho, em diferentes espaços esportivos do município. No dia 23 de maio, serão realizadas partidas nas escolas Henrique de La Rocque e Rural Boa Esperança, nos turnos matutino e vespertino. Já no dia 30 de maio, os jogos acontecerão na Escola Rural Boa Esperança.
No dia 06 de junho, as disputas de vôlei de praia serão realizadas no turno matutino, na Arena Fox, enquanto no período vespertino acontecerão partidas na Escola Rural Boa Esperança. O encerramento do JERAS 2026 será no dia 13 de junho, com as finais e premiações realizadas no turno da manhã, também na Escola Rural Boa Esperança.
O prefeito Eudes Barros destacou a importância do esporte como ferramenta de incentivo aos estudantes e ressaltou a continuidade dos jogos no município.
“Estamos realizando a 23ª edição dos Jogos Escolares de Raposa e a quinta edição dentro da nossa gestão. É uma alegria acompanhar nossos estudantes participando desse momento tão importante. Quero desejar boa sorte a todas as equipes e reforçar que o esporte também educa, promove disciplina e fortalece a união entre os nossos jovens”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, ressaltou a importância da parceria entre educação e esporte na formação dos alunos.
“É mais um ano realizando o JERAS e vendo nossos estudantes envolvidos nesse momento tão importante. Essa união entre educação e esporte contribui diretamente para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora da sala de aula”, destacou.
Já a secretária de Esportes, Jessica Souza, falou sobre as modalidades que irão movimentar a competição ao longo da programação.
“Teremos disputas em modalidades individuais e coletivas, como atletismo, karatê, vôlei de praia e futsal. É uma programação preparada com muito carinho para incentivar nossos estudantes e fortalecer ainda mais o esporte no município”, comentou.
Texto: Tamires Gonçalves
Fotos: Melkias Lisboa



A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou neste domingo (03), a final do Campeonato Cinquentão Raposense 2025/2026.
A programação começou com a disputa pelo terceiro lugar entre Veterano Raposa e Atlântico. Melhor em campo, o Veterano Raposa venceu por 3 a 1 e garantiu a terceira colocação. Na grande final, Papudim e Espaço Moraes se enfrentaram em um jogo bastante disputado. O Espaço Moraes venceu por 2 a 0 e ficou com o título da competição.
O coordenador de esportes da SEMEL, Pedrão Esportes, fez um balanço da competição. “Somando os 27 jogos com mais esses dois, chegamos a 29 partidas, com um total de 110 gols, uma média impressionante de 4,4 por jogo. Isso mostra o quanto a competição foi dinâmica e bem disputada. É muito gratificante ver a participação e o entusiasmo desse grupo de jovens de 50 anos. Quero parabenizar cada um dos envolvidos e, de forma especial, a nossa gestão, que tem nos apoiado e proporcionado a realização de competições como essa.”


A concentração aconteceu ainda nas primeiras horas da manhã, no Colégio Militar Tiradentes XII, de onde as participantes largaram para um percurso de 5 quilômetros até a Escola Jarbas Passarinho, no Araçagi. A corrida contou com a participação de mulheres moradoras do município, que encararam o desafio com muita disposição e espírito esportivo.
Quem também comemorou o momento foi a atleta Letícia Alves, vencedora do primeiro lugar na competição. “A gente sente muita gratidão, porque eu já venho correndo há muito tempo. Então, cada treino e cada corrida, quando consigo chegar ao pódio, é muito gratificante”, disse.





Durante o congresso técnico, a secretária municipal de Esporte, Jéssica Souza, destacou que a competição passa a integrar o calendário oficial do município e representa um importante instrumento de fortalecimento do futebol amador local. Segundo ela, o campeonato valoriza os atletas veteranos, incentiva a prática esportiva contínua e promove a integração entre jogadores, famílias e torcedores.







A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou uma vasta programação esportiva em comemoração aos 31 anos de emancipação política da cidade. Foram dois dias intensos, com diversas modalidades, promovendo integração, participação e incentivo ao esporte.


A 23ª edição do tradicional Campeonato Raposense de Futebol teve sua abertura oficial neste domingo (13), no Estádio Euclides Gomes, localizado na Vila Bom Viver. Promovida pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), a edição 2025 promete ser um marco no futebol amador local, reunindo 19 equipes em uma disputa acirrada, marcada por emoção e espírito esportivo.
A secretária Jéssica Souza destacou que os jogos do campeonato serão realizados aos finais de semana (sábados e domingos), distribuídos em cinco campos do município, garantindo estrutura e acessibilidade para atletas e torcedores em diferentes regiões da Raposa.


Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), promoveu uma reunião preparatória com os dirigentes das equipes que disputarão o Campeonato Municipal Raposense 2025.
Durante a reunião, foram definidos aspectos importantes da competição, como regulamento, tabela de jogos, critérios de desempate e premiação. Este ano, o campeonato promete ser histórico, com a maior premiação em dinheiro já registrada no município.
A edição 2025 promete ser histórica: todas as equipes inscritas receberão bolas oficiais, além de troféus e medalhas para os três primeiros colocados. O campeonato será 100% patrocinado pela Prefeitura de Raposa, reforçando o incentivo da gestão ao esporte local.