A Defesa Civil de Raposa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), estiveram, na tarde dessa quinta-feira (16), na Base Aeronáutica realizando a manutenção da estação pluviométrica.
O equipamento é utilizado para registrar a chuva em um determinado local e intervalo de tempo. A partir dele é possível antever possíveis catástrofes naturais.
Cacos Graças, Supervisor de Emergências Ambientais da SEMA, relata que o pluviômetro precisa estar limpo para que funcione bem e alcance bons resultados. “A manutenção do equipamento é fundamental para que os registros das chuvas aqui na região possam ficar arquivados, para que seja feito o monitoramento pluviométrico na cidade.”
Quando chove, o aparelho avisa automaticamente o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN. Em caso de risco de desastres, a Defesa Civil é comunicada para socorrer a população.
“Hoje, a Defesa Civil de Raposa trabalha em parceria com a Defesa Civil do Estado e, também, com a SEMA, com o intuito de trazer um resultado positivo e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Esterno aqui o meu agradecimento ao Cacos Graças por este momento de extrema importância”, relatou Mauro Leal, coordenador da Defesa no município.