A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou no último sábado (13) a cerimônia de encerramento da XXIII edição dos Jogos Escolares Raposenses (JERAs) 2026, na quadra da U.I. Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes, educadores, familiares e autoridades municipais em uma grande celebração do esporte e da educação.
Realizados entre os dias 16 de maio e 13 de junho, os JERAs 2026 mobilizaram cerca de 450 estudantes de 18 instituições de ensino, sendo 15 escolas da rede municipal, duas estaduais e uma particular. As competições aconteceram na U.I. Rural Boa Esperança, U.I. Henrique de La Rocque, Estádio Municipal Euclides Gomes e Arena Fox City, promovendo integração, disciplina, respeito, inclusão e espírito esportivo.
A solenidade contou com a presença do prefeito Eudes Barros, da secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, da secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, da secretária adjunta de Esportes, Patrícia Souza, e do coordenador-geral dos JERAs, Bernardo Santos.
Durante o encerramento, o prefeito Eudes Barros parabenizou os estudantes, professores, gestores escolares e instituições de ensino pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo dos jogos.
“Quero parabenizar todos os nossos alunos-atletas que participaram desta grande competição, demonstrando talento, disciplina e espírito esportivo. Meu reconhecimento também aos professores, gestores escolares e equipes pedagógicas que incentivam nossos jovens diariamente. Mais do que medalhas e troféus, este evento representa integração, aprendizado e oportunidades para nossos estudantes. A Prefeitura de Raposa seguirá investindo no esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social”, afirmou.
A secretária municipal de Esportes, Jéssica Souza, destacou a relevância dos Jogos Escolares para a formação dos estudantes e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte.
“Os Jogos Escolares de Raposa são muito mais do que uma competição. Eles representam uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e esportivo para nossos jovens. A SEMEL seguirá trabalhando para ampliar as oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Já a secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, enfatizou a importância da integração entre educação e esporte no desenvolvimento integral dos alunos.
“A educação vai além da sala de aula, e o esporte é uma ferramenta fundamental para a formação integral dos nossos alunos. Os Jogos Escolares promovem disciplina, cooperação, responsabilidade e inclusão. Parabenizo todas as escolas, professores, gestores e alunos que fizeram desta edição um grande sucesso”, destacou.
Com o encerramento dos JERAs, Raposa já se prepara para os Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) 2026. O município será representado pelo Colégio Militar Tiradentes XII, Unidade Escolar Marcone Caldas, Unidade Integrada Sarney Filho, Escola Novo Mundo, Centro Educa Mais Professor José França de Sousa e Centro de Ensino Joaquim Aroso. Os atletas disputarão as modalidades de Atletismo, Beach Soccer, Futsal, Karatê, Taekwondo e Vôlei de Praia, nas categorias infantil e infanto.
Resultados das finais:
Futsal Mirim Masculino
1º lugar – Colégio Militar
2º lugar – U.E. Socorro Magalhães
3º lugar – U.I. Vila Nova
Futsal Infantil Masculino
1º lugar – Colégio Militar
2º lugar – U.I. Sarney Filho
3º lugar – U.I. Rural Boa Esperança
Futsal Infanto Masculino
1º lugar – C.E. Joaquim Aroso
2º lugar – Colégio Militar
3º lugar – C.E. Professor José França de Sousa
Futsal EJA Masculino
1º lugar – U.E. José Lisboa.
Texto: Nonato Aguiar
Fotos: Melkias Lisboa e Nonato Aguiar

















A Prefeitura de Raposa realizou, nesta segunda-feira (18), uma blitz educativa da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A secretária municipal de Assistência Social, Ednalva Barros, destacou a importância da mobilização e do engajamento coletivo na proteção da infância e da adolescência.
A coordenadora do CREAS, Nilcia Monteiro de Oliveira, ressaltou que, ao longo de todo o mês de maio, o órgão vem promovendo diversas ações junto ao público escolar em alusão à Campanha Faça Bonito. Segundo ela, as atividades têm como objetivo conscientizar e estimular a reflexão sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso de toda a sociedade na proteção da infância e da adolescência.
Durante a mobilização, também foi relembrada a história do dia 18 de maio, data instituída em homenagem à menina Araceli Cabrera Crespo, de apenas oito anos, vítima de violência sexual e assassinada em 1973, na cidade de Vitória (ES). O caso tornou-se símbolo nacional da luta pelos direitos das crianças e adolescentes e do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.


Neste sábado (16), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou a abertura oficial da XXIII edição dos Jogos Escolares de Raposa 2026 (JERAS), na quadra da Escola Rural Boa Esperança. O evento reuniu estudantes de escolas do município, que irão disputar diversas modalidades esportivas ao longo da programação.
A abertura foi marcada pela entrada das delegações escolares, apresentação das bandeiras, entrega simbólica da chave dos jogos ao prefeito, apresentação de ginástica rítmica realizada por alunas e o tradicional momento do acendimento da pira olímpica, conduzido por estudantes durante a cerimônia.






















A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou neste domingo (03), a final do Campeonato Cinquentão Raposense 2025/2026.
A programação começou com a disputa pelo terceiro lugar entre Veterano Raposa e Atlântico. Melhor em campo, o Veterano Raposa venceu por 3 a 1 e garantiu a terceira colocação. Na grande final, Papudim e Espaço Moraes se enfrentaram em um jogo bastante disputado. O Espaço Moraes venceu por 2 a 0 e ficou com o título da competição.
O coordenador de esportes da SEMEL, Pedrão Esportes, fez um balanço da competição. “Somando os 27 jogos com mais esses dois, chegamos a 29 partidas, com um total de 110 gols, uma média impressionante de 4,4 por jogo. Isso mostra o quanto a competição foi dinâmica e bem disputada. É muito gratificante ver a participação e o entusiasmo desse grupo de jovens de 50 anos. Quero parabenizar cada um dos envolvidos e, de forma especial, a nossa gestão, que tem nos apoiado e proporcionado a realização de competições como essa.”



Durante a programação, o colégio apresentou ao público demonstrações que destacaram a disciplina, a organização e o padrão de excelência dos alunos. A instituição tem como Diretor Geral Tenente-Coronel Everaldo Coutinho Moraes, Diretor Adjunto o Tenente-Coronel Paiva e na Direção Pedagógica a Professora Bernarda Sousa.

Além disso, os estudantes visitaram outros estandes da exposição, ampliando conhecimentos e fortalecendo o contato com diferentes órgãos da segurança pública.









