Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Raposa, em parceria com a Associação Três Marias, realizou no sábado (07) a 28ª edição do Encontro de Mulheres do Araçagi, na quadra da Escola Rural Boa Esperança.
O evento reuniu mulheres da comunidade em um momento de confraternização, com uma programação especial. Um dos destaques foi o desfile das mulheres da comunidade, que representaram diferentes profissões, valorizando o papel feminino em diversas áreas.
A programação também contou com música ao vivo e o sorteio de diversos prêmios, como televisão, fogão, geladeira, cama, entre outros brindes, garantindo ainda mais alegria para as participantes.
O encontro já é uma tradição na comunidade e, a cada edição, fortalece a valorização e o protagonismo das mulheres.
Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, os vereadores Rosa do Araçagi e Iran Agrela, as secretárias municipais Lavina Lisboa e Jéssica Souza, além da deputada estadual Fabiana Vilar e do deputado federal Pastor Gil.
Para a presidente da Associação Três Marias, Maria da Glória, reunir tantas mulheres em um momento como esse tem um significado especial. “Não tem como explicar a sensação de reunir cerca de 450 mulheres pelo mesmo objetivo. É gratidão a Deus, gratidão a cada uma que está aqui e também agradecimento à Prefeitura pelo apoio”, destacou.
O prefeito Eudes Barros também parabenizou a organização do evento e deixou uma mensagem às participantes. “Parabéns a todos os organizadores e a todas as pessoas que contribuíram para que essa festa se tornasse esse sucesso. Que Deus abençoe cada mulher da nossa comunidade e da cidade de Raposa, com muita paz, saúde e prosperidade”, declarou.
A secretária Lavina Lisboa ressaltou a força e a determinação das mulheres. “A mulher é resiliente em todas as profissões. É aquela que diz: eu sou mulher, sou resiliente e posso estar onde eu quiser”, afirmou.
A vereadora Rosa do Araçagi também destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Essa festa acontece no nosso bairro do Araçagi há 28 anos e é um momento especial para valorizar a mulher”, disse.
A deputada estadual Fabiana Vilar reforçou a importância de reconhecer o papel das mulheres na sociedade. “É uma alegria participar desse momento de valorização da mulher, ao lado de tantas mulheres que ajudam a construir uma Raposa cada vez melhor”, afirmou.
O deputado federal Pastor Gil parabenizou a organização do evento e destacou a importância da união em momentos como esse. “Quero parabenizar todos os organizadores e também a presidente Maria da Glória por esse trabalho tão importante junto às mulheres da comunidade”, disse.
Texto: Tamires Gonçalves
Fotos: Melkias Lisboa




Durante o congresso técnico, a secretária municipal de Esporte, Jéssica Souza, destacou que a competição passa a integrar o calendário oficial do município e representa um importante instrumento de fortalecimento do futebol amador local. Segundo ela, o campeonato valoriza os atletas veteranos, incentiva a prática esportiva contínua e promove a integração entre jogadores, famílias e torcedores.






Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na Escola Jarbas Passarinho, no bairro Araçagi, a cerimônia de premiação e entrega de medalhas aos estudantes que se destacaram em competições de abrangência nacional, evidenciando os avanços da educação no município.
Durante o evento, também foram entregues certificados aos estudantes aprovados no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), reconhecendo o mérito em processos seletivos de alta concorrência. A programação incluiu ainda homenagem especial aos alunos medalhistas de ouro, que representaram Raposa na 85ª Jornada de Foguetes, realizada no Rio de Janeiro, ampliando a presença do município em competições científicas de projeção nacional.
A aluna do 9º ano B, Sthefany Regina Rodrigues, também medalhista de ouro, destacou o incentivo recebido ao longo de sua trajetória escolar e agradeceu o apoio coletivo que contribuiu para a conquista.

A educação do município de Raposa alcançou um feito histórico ao conquistar o vice-campeonato nacional na 85ª Jornada de Foguetes, uma das maiores competições educacionais do país nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, realizada no estado do Rio de Janeiro. O resultado expressivo evidencia o talento e a dedicação dos estudantes, além do compromisso da rede municipal de ensino com a educação de qualidade e o incentivo à iniciação científica.
Na madrugada desta sexta-feira (6), os alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, trazendo na bagagem o título de vice-campeões nacionais e medalhas de ouro. A equipe foi formada pelos estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira, da rede municipal de ensino de Raposa.
A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, parabenizou os estudantes e destacou a importância do resultado para a educação do município.
Durante a Jornada de Foguetes, os alunos aplicaram conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento dos foguetes, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e pensamento científico.


A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou, na quinta-feira (28), a instalação de três placas educativas na Praia do Garrancho, nas proximidades do Porto do Carvão, em parceria com o Governo do Estado. A ação integra um conjunto de medidas voltadas à conscientização ambiental e ao combate ao descarte irregular de resíduos sólidos no município, reforçando a preservação dos espaços naturais e a qualidade de vida da população.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, acompanhou a ação e ressaltou que o trabalho vai muito além da simples instalação das placas, tendo como principal objetivo promover a conscientização e a mudança de comportamento da população.
Os trabalhos tiveram continuidade nesta sexta-feira (30), em parceria com o Departamento de Limpeza Pública, com a realização de serviços de limpeza nos locais onde as placas foram fixadas. A ação complementar garante maior impacto visual, ambiental e reforça o cuidado com os espaços públicos.



A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), realizou na manhã da sexta-feira (23) mais uma ação do projeto “Eu Cuido da Minha Praia”, voltada à preservação ambiental e à valorização do litoral do município.
A ação teve como foco a coleta de resíduos sólidos descartados irregularmente nas praias do Garrancho e do Porto do Carvão. Ao todo, foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo, com destaque para a grande quantidade de garrafas PET de dois litros, que causam significativo impacto ambiental na orla e no ecossistema marinho.
A empresária Elis Capote, proprietária de um restaurante na orla marítima, parabenizou a ação desenvolvida pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, ressaltando a importância das atividades voltadas à limpeza e à preservação das praias.

