Blog

  • Prefeitura de Raposa e Associação Três Marias realizam 28º Encontro de Mulheres do Araçagi

    Prefeitura de Raposa e Associação Três Marias realizam 28º Encontro de Mulheres do Araçagi

    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Raposa, em parceria com a Associação Três Marias, realizou no sábado (07) a 28ª edição do Encontro de Mulheres do Araçagi, na quadra da Escola Rural Boa Esperança.

    O evento reuniu mulheres da comunidade em um momento de confraternização, com uma programação especial. Um dos destaques foi o desfile das mulheres da comunidade, que representaram diferentes profissões, valorizando o papel feminino em diversas áreas.

    A programação também contou com música ao vivo e o sorteio de diversos prêmios, como televisão, fogão, geladeira, cama, entre outros brindes, garantindo ainda mais alegria para as participantes.

    O encontro já é uma tradição na comunidade e, a cada edição, fortalece a valorização e o protagonismo das mulheres.

    Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, os vereadores Rosa do Araçagi e Iran Agrela, as secretárias municipais Lavina Lisboa e Jéssica Souza, além da deputada estadual Fabiana Vilar e do deputado federal Pastor Gil.

    Para a presidente da Associação Três Marias, Maria da Glória, reunir tantas mulheres em um momento como esse tem um significado especial. “Não tem como explicar a sensação de reunir cerca de 450 mulheres pelo mesmo objetivo. É gratidão a Deus, gratidão a cada uma que está aqui e também agradecimento à Prefeitura pelo apoio”, destacou.

    O prefeito Eudes Barros também parabenizou a organização do evento e deixou uma mensagem às participantes. “Parabéns a todos os organizadores e a todas as pessoas que contribuíram para que essa festa se tornasse esse sucesso. Que Deus abençoe cada mulher da nossa comunidade e da cidade de Raposa, com muita paz, saúde e prosperidade”, declarou.

    A secretária Lavina Lisboa ressaltou a força e a determinação das mulheres. “A mulher é resiliente em todas as profissões. É aquela que diz: eu sou mulher, sou resiliente e posso estar onde eu quiser”, afirmou.

    A vereadora Rosa do Araçagi também destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Essa festa acontece no nosso bairro do Araçagi há 28 anos e é um momento especial para valorizar a mulher”, disse.

    A deputada estadual Fabiana Vilar reforçou a importância de reconhecer o papel das mulheres na sociedade. “É uma alegria participar desse momento de valorização da mulher, ao lado de tantas mulheres que ajudam a construir uma Raposa cada vez melhor”, afirmou.

    O deputado federal Pastor Gil parabenizou a organização do evento e destacou a importância da união em momentos como esse. “Quero parabenizar todos os organizadores e também a presidente Maria da Glória por esse trabalho tão importante junto às mulheres da comunidade”, disse.

     

    Texto: Tamires Gonçalves

    Fotos: Melkias Lisboa

  • Vem aí o 1º Campeonato Quarentão de Peladeiros da Arena Changal 2026

    Vem aí o 1º Campeonato Quarentão de Peladeiros da Arena Changal 2026

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou na sexta-feira, 27 de fevereiro, reunião com os presidentes dos Clubes Veteranos. Na ocasião, por meio de sorteio, foram definidas as 14 equipes que disputarão, a partir do dia 07 de março, o 1º Campeonato Quarentão de Peladeiros da Arena Changal – edição 2026.

    Durante o congresso técnico, a secretária municipal de Esporte, Jéssica Souza, destacou que a competição passa a integrar o calendário oficial do município e representa um importante instrumento de fortalecimento do futebol amador local. Segundo ela, o campeonato valoriza os atletas veteranos, incentiva a prática esportiva contínua e promove a integração entre jogadores, famílias e torcedores.

    “O Campeonato Quarentão reafirma o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte, a valorização dos nossos veteranos e o fortalecimento das atividades esportivas em Raposa”, ressaltou a secretária.

    Confira como ficou a composição dos grupos após o sorteio das equipes.

    Grupo A

    Juçara Futebol Clube
    Estrela Esporte Clube
    Amigos do Araçagi
    Borussia Futebol Clube
    Itapeua Futebol Clube
    Velha Guarda
    Cruzeiro Esporte Clube

    Grupo B

    S. Esportiva Sardinha
    Tabajara Futebol Clube
    Garrancho Esporte Clube
    Santa Cruz
    Os Arranjados
    Canto Futebol Clube
    Impacto Futebol Clube

    Tabela dos Primeiros Jogos

    Sábado – 07 de março de 2026

    14h30 – Itapeua x Amigos do Araçagi (Grupo A)
    15h45 – Santa Cruz x Os Arranjados (Grupo B)

    Domingo – 08 de março de 2026

    08h30 – Canto F.C. x S.E. Sardinha (Grupo B)
    09h45 – Juçara x Velha Guarda (Grupo A)

     

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Melkias Lisboa

  • Prefeitura de Raposa realiza entrega de fardamento e kits escolares na Creche Adário Barros

    Prefeitura de Raposa realiza entrega de fardamento e kits escolares na Creche Adário Barros

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 27, a entrega de fardamento e kits escolares para os alunos da Creche Adário Barros. A iniciativa marca o início do ano letivo na rede municipal com a distribuição de uniforme, mochila e material escolar para os estudantes.

    A ação contempla a educação infantil e será estendida às demais unidades da rede, incluindo turmas até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é garantir que os alunos tenham os itens necessários para acompanhar as atividades em sala de aula, além de representar apoio direto às famílias neste período de volta às aulas. Durante a programação, pais e responsáveis participaram de um momento de acolhimento na unidade.

    O prefeito destacou a importância de acompanhar de perto as ações desenvolvidas na unidade e o cuidado com a estrutura oferecida às crianças.

    “Estamos aqui na Creche Adário Barros participando da entrega do kit escolar e do fardamento, junto com os pais e mães dos nossos alunos. É sempre uma satisfação acompanhar de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido. A creche conta com uma equipe completa, com professores e profissionais que garantem um atendimento de qualidade às nossas crianças.”

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, ressaltou que a entrega teve início pela creche, mas atenderá toda a rede municipal. “Estamos vivendo um momento muito importante. A Creche Adário Barros é a primeira unidade da educação infantil a receber o fardamento e o kit escolar, mas todas as escolas da rede serão contempladas, da educação infantil à EJA. Nosso compromisso é cuidar dos nossos estudantes e continuar investindo na educação do município.”

    A gestora geral da creche, Silmária Silva, enfatizou o significado da ação para a comunidade escolar. “Hoje é um marco para a nossa instituição e para a rede municipal. A entrega do fardamento e do kit escolar é um estímulo para as nossas crianças e também para os pais, que saem daqui felizes. Para nós, enquanto escola, é gratificante proporcionar esse acolhimento em parceria com a Prefeitura.”

    Para os pais, a iniciativa também representa apoio no orçamento familiar. A autônoma Josy Araújo destacou a importância da estrutura da creche e da entrega dos materiais.

    “O sentimento hoje é de felicidade. É uma creche com estrutura e profissionais preparados, e isso nos dá segurança. Esse kit e o fardamento ajudam muito, principalmente para quem tem mais de um filho. Vai fazer diferença tanto na escola quanto nas atividades em casa.”

    Matéria: Tamires Gonçalves

    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias Lisboa

  • Prefeitura realiza cerimônia de premiação dos alunos da Escola Jarbas Passarinho, no Araçagi

    Prefeitura realiza cerimônia de premiação dos alunos da Escola Jarbas Passarinho, no Araçagi

    Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na Escola Jarbas Passarinho, no bairro Araçagi, a cerimônia de premiação e entrega de medalhas aos estudantes que se destacaram em competições de abrangência nacional, evidenciando os avanços da educação no município.

    A solenidade evidenciou o desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com medalhas de prata e bronze; na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), com conquista de medalha de ouro; e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com medalhas de prata e bronze, consolidando o crescimento da rede municipal nas áreas de ciência, tecnologia e raciocínio lógico.

    Durante o evento, também foram entregues certificados aos estudantes aprovados no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), reconhecendo o mérito em processos seletivos de alta concorrência. A programação incluiu ainda homenagem especial aos alunos medalhistas de ouro, que representaram Raposa na 85ª Jornada de Foguetes, realizada no Rio de Janeiro, ampliando a presença do município em competições científicas de projeção nacional.

    Na ocasião, o prefeito Eudes Barros parabenizou os estudantes pelas conquistas e estendeu o reconhecimento à equipe gestora da escola, ao corpo docente, às famílias e à SEMED, ressaltando que os resultados são fruto de planejamento, investimento e dedicação coletiva.

    “Estamos na Escola Jarbas Passarinho para homenagear nossos alunos campeões na modalidade de foguetes e reconhecer o destaque da escola em 2025 pela participação em diversas olimpíadas, com a conquista de medalhas de ouro, prata e bronze. Este é um momento de valorização dos estudantes, professores, famílias e equipe gestora. Cada medalha é resultado de esforço e compromisso com a aprendizagem. Seguiremos investindo na educação, porque é por meio dela que ampliamos oportunidades e transformamos realidades”, destacou o prefeito.

    O diretor da Escola Jarbas Passarinho, Richardson Corrêa Matos, destacou que os resultados são fruto de um trabalho pedagógico estruturado, planejado e desenvolvido de forma contínua ao longo do ano letivo.

    “Estamos muito felizes pelo resultado alcançado pelos nossos estudantes, medalhistas de ouro na OBAFOG, no Rio de Janeiro. O trabalho diário da nossa equipe pedagógica fortalece o protagonismo e o interesse pela ciência, matemática e tecnologia. O desempenho nas olimpíadas e as aprovações no IFMA e no IEMA comprovam que nossos alunos estão preparados para desafios cada vez maiores”, afirmou.

    A aluna do 9º ano B, Sthefany Regina Rodrigues, também medalhista de ouro, destacou o incentivo recebido ao longo de sua trajetória escolar e agradeceu o apoio coletivo que contribuiu para a conquista.

    “É uma honra participar desta cerimônia de premiação na Escola Jarbas Passarinho. Sou grata a todos que me apoiaram, não apenas a mim, mas também aos meus colegas, que hoje celebram aprovações no IFMA e conquistas em outras olimpíadas. Agradecemos à Prefeitura, à SEMED, à nossa escola e aos nossos pais. Além do nosso esforço e dedicação, os resultados que colhemos são fruto do apoio de todos que estiveram ao nosso lado”, afirmou.

    A coordenadora pedagógica dos Anos Finais da SEMED, Bruna Gonçalves, reforçou o papel da gestão municipal no fortalecimento das ações educacionais demonstrando sua felicidade pelas conquistas de 2025.

    “Em 2025, alcançamos resultados expressivos, com alunos aprovados no IFMA e no IEMA, medalhistas da OBMEP, OBAFOG e OBA, além do ouro na Jornada de Foguetes, representando Raposa e o Maranhão. Esses resultados são fruto de um trabalho coletivo desenvolvido diariamente nas escolas, com suporte pedagógico e acompanhamento sistemático. Nosso compromisso é ampliar essas oportunidades em toda a rede municipal”, ressaltou.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Melkias Lisboa

  • Prefeitura de Raposa decreta ponto facultativo durante o Carnaval 2026

    Prefeitura de Raposa decreta ponto facultativo durante o Carnaval 2026

    A Prefeitura Municipal de Raposa decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026, em razão do período carnavalesco. A medida está prevista no Decreto nº 248, de 9 de fevereiro de 2026, e leva em consideração a intensa movimentação gerada pelos eventos e manifestações populares programados para o Carnaval no município.

    O ponto facultativo abrange a segunda-feira (16), a terça-feira de Carnaval (17) e a quarta-feira de Cinzas (18), com a suspensão do expediente regular nos órgãos da administração pública municipal.

    Os serviços essenciais funcionarão normalmente, em regime especial de plantão ou sobreaviso, assegurando a continuidade do atendimento à população. Não se aplicam ao decreto os serviços de coleta de lixo e limpeza pública, o atendimento médico no Hospital Municipal Dra. Nemércia Dias Pinheiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transporte, a Defesa Civil e a Guarda Municipal.

    Caberá aos secretários municipais adotar as providências necessárias para garantir a manutenção e o pleno funcionamento dos serviços públicos considerados indispensáveis durante o período estabelecido no decreto.

  • Alunos de Raposa conquistam medalhas de ouro na 85ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    Alunos de Raposa conquistam medalhas de ouro na 85ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    A educação do município de Raposa alcançou um feito histórico ao conquistar o vice-campeonato nacional na 85ª Jornada de Foguetes, uma das maiores competições educacionais do país nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, realizada no estado do Rio de Janeiro. O resultado expressivo evidencia o talento e a dedicação dos estudantes, além do compromisso da rede municipal de ensino com a educação de qualidade e o incentivo à iniciação científica.

    A competição contou com a participação de 80 equipes de todo o Brasil e foi desenvolvida ao longo de várias etapas iniciadas em outubro de 2025. Na etapa específica disputada pela equipe de Raposa, os estudantes conquistaram o primeiro lugar, sagrando-se campeões. Já no resultado geral nacional, que reuniu todas as etapas da Jornada de Foguetes, o primeiro lugar ficou com o estado de Alagoas, o segundo lugar com o município de Raposa (MA), garantindo o título de vice-campeão nacional, e o terceiro lugar com o estado de São Paulo.

    Na madrugada desta sexta-feira (6), os alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, trazendo na bagagem o título de vice-campeões nacionais e medalhas de ouro. A equipe foi formada pelos estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira, da rede municipal de ensino de Raposa.

    Na chegada, os estudantes foram recepcionados por uma comitiva composta pela secretária municipal de Educação, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A recepção contou com faixas, cartazes e balões, simbolizando o reconhecimento e o orgulho pela conquista que projetou o nome de Raposa e do Maranhão no cenário nacional.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, parabenizou os estudantes e destacou a importância do resultado para a educação do município.

    “Essa conquista é motivo de muito orgulho para Raposa. Nossos estudantes mostraram que, com incentivo, dedicação e uma educação pública comprometida com a qualidade, é possível alcançar resultados extraordinários em nível nacional. Eles são inspiração para toda a nossa rede”, afirmou a secretária.

    O professor Valderlino Araújo Nina, responsável pela equipe da Unidade Integrada Jarbas Passarinho, também ressaltou o apoio da Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), durante toda a competição em nível nacional.

    “Esse resultado é fruto de uma jornada que começou muito antes da etapa nacional, com um projeto desenvolvido dentro da escola, voltado ao lançamento de foguetes de nível 3, utilizando apenas água e ar comprimido. Em pouco tempo, os alunos apresentaram um crescimento significativo, alcançando grandes marcas, o que nos levou à fase nacional. Quando uma gestão apoia a educação e acredita nos estudantes, esses jovens vão longe”, destacou o professor.

    Durante a Jornada de Foguetes, os alunos aplicaram conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento dos foguetes, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e pensamento científico.

    A delegação de Raposa embarcou na madrugada de domingo, 1º de fevereiro, sob a orientação do professor Valderlino Araújo Nina e do supervisor Reginilton Sousa da Silva, profissionais que tiveram papel decisivo no desenvolvimento do projeto e no acompanhamento técnico e pedagógico dos alunos ao longo de toda a competição.

     

    Texto – Nonato Aguiar

    Fotos – PREMIER

  • Alunos de Raposa representam o município na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    Alunos de Raposa representam o município na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    A educação de Raposa alcança mais um momento histórico. Três alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho foram selecionados para representar o município na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos educacionais do país voltados à ciência, tecnologia e inovação. Os estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira levarão o nome de Raposa para além das salas de aula, mostrando que investir em educação transforma sonhos em conquistas reais.

    A Jornada de Foguetes reúne estudantes de diversas regiões do Brasil, desafiando-os a aplicar conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento de foguetes, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento científico desde cedo.

    No sábado (31), em um momento marcado por emoção e reconhecimento, o prefeito Eudes Barros esteve na escola ao lado dos alunos e de seus responsáveis para desejar boa sorte antes da viagem. O encontro simbolizou o apoio e o incentivo da gestão municipal aos jovens talentos da rede pública.

    Também participaram da ocasião a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes; a Coordenadora Pedagógica – Anos Finais, Bruna Gonçalves; o gestor da escola, Richardson Corrêa Matos; e Lídia Barbosa, Coordenadora Geral da Semed. 

    A delegação de Raposa embarcou na madrugada deste domingo, 1º de fevereiro, os alunos foram acompanhados pelo professor responsável, Valderlino Araújo Nina, e pelo supervisor da escola, Reginilton Sousa da Silva, que tiveram papel fundamental no desenvolvimento do projeto, orientando e incentivando os estudantes ao longo de todo o processo.

    A secretária municipal destacou o compromisso da rede municipal com a formação dos estudantes. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e do compromisso da nossa rede com uma educação pública de qualidade. Ver nossos alunos representando Raposa em um evento nacional como a Jornada de Foguetes mostra que, quando investimos em educação, abrimos caminhos para grandes oportunidades e para um futuro promissor”, ressaltou a titular da SEMED, Verismar Gomes. 

    O prefeito Eudes Barros reforçou o orgulho da conquista dos alunos. “É uma enorme alegria ver jovens da nossa rede pública levando o nome da Raposa para o Brasil. Esses alunos são a prova de que acreditar na educação transforma vidas”, finalizou o gestor.

     

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Charlyson Carvalho

  • Prefeitura instala placas educativas e reforça combate ao descarte irregular de lixo em Raposa

    Prefeitura instala placas educativas e reforça combate ao descarte irregular de lixo em Raposa

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou, na quinta-feira (28), a instalação de três placas educativas na Praia do Garrancho, nas proximidades do Porto do Carvão, em parceria com o Governo do Estado. A ação integra um conjunto de medidas voltadas à conscientização ambiental e ao combate ao descarte irregular de resíduos sólidos no município, reforçando a preservação dos espaços naturais e a qualidade de vida da população.

    Na sequência, a equipe da SEMMA instalou mais dez placas informativas em diferentes pontos da cidade, destacando a legislação que proíbe o descarte irregular de lixo. A sinalização tem como objetivo orientar a população, coibir práticas ilegais e contribuir para a preservação dos espaços urbanos e ambientais.

    A secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, acompanhou a ação e ressaltou que o trabalho vai muito além da simples instalação das placas, tendo como principal objetivo promover a conscientização e a mudança de comportamento da população.

    “Essas placas cumprem um papel educativo fundamental. Elas reforçam que o descarte irregular de lixo é proibido por lei e chamam a atenção para a responsabilidade coletiva de manter a cidade limpa, preservando o meio ambiente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos”, destacou a secretária.

    Os trabalhos tiveram continuidade nesta sexta-feira (30), em parceria com o Departamento de Limpeza Pública, com a realização de serviços de limpeza nos locais onde as placas foram fixadas. A ação complementar garante maior impacto visual, ambiental e reforça o cuidado com os espaços públicos.

    Além disso, a ação contempla a melhoria e o reforço da sinalização com placas de “Proibido o descarte de resíduos” em pontos identificados com acúmulo recorrente de lixo no município.

    Locais contemplados:

    Travessa Formosa – Centro

    Avenida Carajás – Maresia

    Rua Santo Antônio – Vila Nova

    Rua Santa Terezinha – Vila Nova

    Travessa São Pedro – Jardim das Oliveiras

    Lagoa da Vila Laci

    MA-203 – Alto do Base

    Rua da Vacaria

    Vila Boa Esperança

    _________________

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias Lisboa

  • Prefeitura de Raposa realiza abertura da Jornada Pedagógica 2026

    Prefeitura de Raposa realiza abertura da Jornada Pedagógica 2026

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na tarde desta quarta-feira (28), a Jornada Pedagógica 2026. Com o tema “Raposa Conectada: a Educação do Presente para os Desafios do Futuro”, o evento aconteceu na Fazendinha Parque Raposa, reunindo mais de 500 educadores da rede municipal.

    A programação contou com a palestra magna do professor João Batista Bottentuit Junior, que trouxe reflexões sobre os desafios da educação no cenário atual, destacando a importância da inovação, do uso consciente das tecnologias e do papel do educador na construção do futuro.

    Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, junto à secretária adjunta Francisca Trindade, além do presidente da Câmara Municipal, João Marcos, dos vereadores Ribamar, Rosa do Araçagi, Vonei Moraes, Laurivan Uchoa, Leomar e Daniel Fernandes, bem como outros secretários municipais.

    Durante o encontro pedagógico, também foi realizada a premiação dos cursistas do Núcleo de Formação e Melhorias da Aprendizagem em Raposa (FORMAR), referente ao 1º e 2º semestres de 2025. O momento também contou com sorteios de tablets, televisão, valores em pix e duas viagens para Maceió.

    Além da programação principal, o hall de entrada do evento contou com stands das coordenações da SEMED, onde foram apresentadas ações, projetos pedagógicos e iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, evidenciando o trabalho da rede municipal de ensino.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, ressaltou que a Jornada Pedagógica é um momento estratégico de planejamento e alinhamento das ações que irão nortear o ano letivo de 2026.

    “Esse encontro foi pensado com muito cuidado, porque entendemos que a volta às aulas começa antes da sala de aula. Aqui, alinhamos ideias, compartilhamos experiências e olhamos para o futuro com mais clareza. É um trabalho construído em conjunto, com o apoio da gestão municipal, para que possamos seguir avançando na qualidade da educação pública”, relatou.

    Já o prefeito Eudes Barros destacou a importância da valorização dos profissionais e do investimento em formações.

    “A educação sempre foi e continua sendo uma das prioridades da nossa gestão. Investir em formação, em planejamento e em momentos como a Jornada Pedagógica é investir diretamente no futuro das nossos estudantes. A gestão municipal tem muitos planos para o ano de 2026, e isto aqui é o começo”, pontuou o gestor.

     

    Texto: Erica Samira
    Imagens: Melquias Lisboa; Nonato Aguiar

     

  • Projeto “Eu Cuido da Minha Praia” reforça limpeza e preservação da orla em Raposa

    Projeto “Eu Cuido da Minha Praia” reforça limpeza e preservação da orla em Raposa

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), realizou na manhã da sexta-feira (23) mais uma ação do projeto “Eu Cuido da Minha Praia”, voltada à preservação ambiental e à valorização do litoral do município.

    A ação teve como foco a coleta de resíduos sólidos descartados irregularmente nas praias do Garrancho e do Porto do Carvão. Ao todo, foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo, com destaque para a grande quantidade de garrafas PET de dois litros, que causam significativo impacto ambiental na orla e no ecossistema marinho.

    O secretário municipal de Turismo, Edson Duarte, destacou que o projeto tem como foco manter os atrativos turísticos limpos, organizados e ambientalmente preservados, reforçando o compromisso da gestão com a sustentabilidade.

    “Por meio do projeto Eu Cuido da Minha Praia, realizamos uma ação que vai além da estética. Trata-se de uma necessidade para garantir a conservação do ecossistema marinho e a segurança de turistas e pescadores que frequentam a região. Essa ação será realizada mensalmente em vários pontos da cidade, ampliando a participação da comunidade”, afirmou o secretário.

    Edson Duarte também fez um apelo à população e aos visitantes, chamando atenção para o impacto causado pelo descarte inadequado de resíduos, especialmente das garrafas PET de refrigerantes de dois litros, que aparecem em grande quantidade e causam danos significativos ao meio ambiente.

    “Nosso apelo é para que as pessoas visitem as nossas praias, mas também nos ajudem na limpeza e na conservação desses espaços. Queremos que todos aproveitem esse patrimônio natural com responsabilidade e consciência ambiental”, concluiu.

    A empresária Elis Capote, proprietária de um restaurante na orla marítima, parabenizou a ação desenvolvida pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, ressaltando a importância das atividades voltadas à limpeza e à preservação das praias.

    “Com o apoio da Prefeitura, estamos contribuindo para a limpeza da nossa praia. Se todos preservassem o local, descartando o lixo nos pontos adequados, o resultado seria ainda melhor. Aqui, por exemplo, existem lixeiras onde as pessoas podem depositar seus resíduos, permitindo que a Prefeitura realize a coleta e o descarte corretos. Somente ontem, recolhemos mais de 15 sacos de lixo da praia. Com a colaboração de todos, conseguiremos manter esse espaço cada vez mais limpo”, afirmou.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Charlyson Carvalho