Autor: Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa leva atendimento médico ao povoado Canto, na Ilha de Curupu

    Prefeitura de Raposa leva atendimento médico ao povoado Canto, na Ilha de Curupu

    Com o objetivo de levar saúde e dignidade às comunidades em áreas de difícil acesso, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou, na última sexta-feira (30), uma grande ação no povoado Canto, na Ilha de Curupu. Foram oferecidos atendimentos médicos, odontológicos e serviços de enfermagem, como testes rápidos, aferição de pressão arterial e vacinação, tanto humana quanto antirrábica, entre outros serviços essenciais.

    A ação aconteceu na U.E. Manoel Batista – Anexo e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raidênia Oliveira; da superintendente de Atenção Primária à Saúde, Glaucia Rocha; da coordenadora de Imunização, Allanna Lago; da coordenadora de Zoonoses, Thaís Carneiro; além da equipe de Agentes de Endemias.

    A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, destacou que a ação na Ilha de Curupu reforça o compromisso da gestão em levar os serviços públicos de saúde a todas as regiões do município, especialmente às mais afastadas.
    “Cuidar das pessoas com atenção e respeito é prioridade da nossa administração. Iniciativas como essa promovem a prevenção de doenças, possibilitam o diagnóstico precoce e fortalecem o vínculo entre a equipe de saúde e a população da zona rural. O acesso à saúde é um direito de todos”, ressaltou.

    A coordenadora de Zoonoses, Thaís Carneiro, também enfatizou a importância do trabalho realizado. Ela explicou que a atuação da equipe tem como foco principal a prevenção das zoonoses, promovendo a saúde animal e, consequentemente, a saúde pública.
    “Estamos realizando a vacinação antirrábica em cães e gatos, além da testagem para leishmaniose visceral, o calazar, em animais sintomáticos. Também estamos distribuindo vermífugos e antiparasitários, considerando o alto índice de carrapatos na região. Essa é uma ação de microárea essencial para proteger tanto os animais quanto a população local”, afirmou.

    Matéria: Nonato Aguiar 

    Fotos: Charles

  • Prefeitura de Raposa sedia a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas da rede municipal

    Prefeitura de Raposa sedia a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas da rede municipal

    A Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e Educação (SEMED), incluiu no calendário escolar a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), mobilizando alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Realizada entre os dias 26 a 29 de maio, a conferência teve como principal objetivo fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, promovendo escolas como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

    Ao longo dos quatro dias, as unidades escolares desenvolveram trabalhos pedagógicos por meio de pesquisas e produção de conhecimento voltados para as questões ambientais do município e o enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, os alunos elegeram um delegado ou delegada (seu respectivo suplente) para representar a proposta nas etapas posteriores da conferência.

    Para a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, a iniciativa representa uma oportunidade concreta de formação cidadã e escuta ativa da juventude. “Ao longo desses dias, foi muito prazeroso ver o empenho e o entusiasmo dos nossos estudantes, trabalhando e trazendo possíveis soluções para problemas climáticos. Foram apresentados projetos maravilhosos dentro das nossas escolas. Esses jovens são multiplicadores; aquilo que estão aprendendo será repassado para outras pessoas”, destacou.

    A bióloga Ana Valéria, que representou a Secretaria de Meio Ambiente, reforçou que o evento vai além de uma simples atividade escolar. “Estamos encerrando a conferência muito felizes pelas propostas apresentadas nas escolas municipais. Sem dúvida, será de grande contribuição para os alunos, para a rede de ensino e para o município. Esse protagonismo precisa ser acolhido e fortalecido pelo poder público”, afirmou.

    Matéria: Erica Samira

    Fotos: Melkias Lisboa