Blog

  • Prefeitura de Raposa promove conscientização sobre hanseníase durante o Janeiro Roxo

    Em alusão ao “Janeiro Roxo”, mês dedicado à conscientização e prevenção da hanseníase, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na tarde desta quarta-feira (22), uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Pereira Cruz, localizada no bairro Alto do Sol Nascente. A ação teve como foco o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

    A campanha teve início na última sexta-feira (17), na UBS Carlos Vidal de Sousa, no bairro Cumbique, e estendeu-se por todas as unidades de saúde do município de Raposa. Durante todo mês de janeiro, os profissionais da saúde estarão mobilizados para intensificar as ações de prevenção e orientação no âmbito do “Janeiro Roxo”.

    A palestra foi ministrada por João Nery Silva Costa, coordenador do Programa de Hanseníase e Tuberculose no município. Ele destacou que as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) darão atenção especial aos pacientes que já tiveram hanseníase e concluíram o tratamento. A ação contou ainda com a participação da enfermeira Jennyfer e da dentista Drª Marília, que também contribuíram para levar informações à população.

     

    Esclarecimentos sobre hanseníase

    “A hanseníase é uma doença endêmica no Brasil, e no Estado do Maranhão e no município de Raposa não é diferente. Temos casos esperados todos os anos, e, sabendo disso, estamos levando informações para todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto para os profissionais quanto para os usuários. Abordamos temas como transmissão, diagnóstico e tratamento da doença. O diagnóstico precoce é uma estratégia importante para o controle da hanseníase, pois, em muitos casos, o paciente ainda não transmitiu a doença e o tratamento é mais facilitado. Dependendo da gravidade, o tratamento pode durar de seis meses a um ano. Com o diagnóstico precoce, o paciente não terá sequelas, não transmitirá a doença e o tratamento será mais rápido”, explicou João Nery.

    O coordenador também destacou a importância do acompanhamento dos contatos. “Os contatos são as pessoas que moram ou moraram com o paciente ou que tiveram contato prolongado com ele. Essas pessoas têm maior probabilidade de estarem infectadas e desenvolverem a doença. Caso apareça alguma mancha em qualquer parte do corpo, é essencial procurar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação profissional, diagnóstico e tratamento, se necessário”, completou.

  • Prefeitura de Raposa incentiva fazedores de cultura com oficina de portfólio artístico

    Em parceria com a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), a Casa d’Arte e o Instituto Maranhão Sustentável promoveram, na manhã do último sábado (18), uma Oficina de Portfólio voltada aos fazedores de cultura do município, interessados em aprimorar suas habilidades de organização e apresentação de suas produções.

    Realizada na Casa d’Arte, a oficina proporcionou um aprofundamento no processo de elaboração de portfólios, ferramenta essencial para quem deseja participar de editais ou processos seletivos na área artística. O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Pereira Filho, e do presidente da Câmara de Raposa, João Marcos.

    A artista local Edisna Fernanda, conhecida como Fofa do Forró, foi uma das participantes e destacou a relevância do aprendizado. “Nós, fazedores de cultura, muitas vezes não estávamos preparados para criar nossos portfólios, que funcionam como o nosso currículo. Esta oficina trouxe o conhecimento necessário para melhorarmos nossa participação em editais e ampliarmos nossas oportunidades.”

    Luzenice Macedo, gestora da Casa d’Arte, ressaltou o papel do espaço na formação dos artistas e na busca por recursos. “O portfólio é uma vitrine, um cartão de visita, e essencial para acessar oportunidades. Nosso objetivo é capacitar os fazedores de cultura para que possam apresentar seus projetos de forma organizada e, assim, ampliar as chances de viabilizar suas iniciativas culturais.”

    O secretário Pereira Filho enalteceu a iniciativa e reforçou o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento cultural. “Agradeço à Luzenice e à equipe da Casa d’Arte pela dedicação e por oferecerem gratuitamente uma capacitação tão importante. Quero reforçar que a Secretaria de Cultura estará sempre aberta a parcerias que promovam a valorização e o fortalecimento dos fazedores de cultura do nosso município. Juntos, estamos construindo um cenário cultural mais rico e inclusivo para Raposa.”

  • Prefeitura de Raposa e Ministério Público discutem soluções para problemas causados pelas chuvas

    Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de Raposa, Eudes Barros, reuniu-se com o promotor de justiça da Comarca de Raposa, Dr. Reinaldo Campos, para tratar dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O encontro, convocado pelo Ministério Público do Maranhão, teve como objetivo avaliar os prejuízos enfrentados pela cidade e discutir medidas emergenciais para minimizar os danos.

    Entre os problemas abordados, destacaram-se os alagamentos em prédios públicos, residências e estabelecimentos comerciais, além de danos significativos na infraestrutura urbana e rodoviária. A MA-203 foi um dos pontos mais afetados, com trechos comprometidos e o reaparecimento de uma voçoroca em uma área crítica, colocando em risco o principal acesso entre São Luís e Raposa. Bairros como Cumbique também sofreram com o comprometimento do pavimento e vias importantes.

    Durante a reunião, o prefeito apresentou as ações emergenciais já em andamento pela gestão municipal, como o trabalho de contenção em áreas afetadas, recuperação de vias e o apoio direto às famílias impactadas. O promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Campos, destacou a importância das medidas e elogiou a resposta rápida da prefeitura diante da situação.

    O diálogo reforçou o alinhamento entre a prefeitura e o Ministério Público para buscar soluções eficazes e garantir a segurança da população. “Estamos trabalhando em várias frentes para minimizar os impactos das chuvas e preservar a segurança dos moradores, além de manter o acesso à cidade, que é essencial para o turismo e a economia local”, afirmou o prefeito Eudes Barros.

  • Secretário Edson Duarte é eleito presidente da Instância de Governança do Polo de Turismo São Luís

    Em uma tarde marcada pelo compromisso com o fortalecimento do turismo regional, a Instância de Governança Regional (IGR) do Polo de Turismo São Luís realizou, nesta quarta-feira (15), a eleição da nova diretoria para o biênio 2025/2026. O Secretário Municipal de Turismo da Raposa, Edson Duarte, foi eleito presidente da IGR e assume o desafio de liderar a entidade nos próximos dois anos. O encontro ocorreu na sala de reuniões da sede administrativa do Senac Maranhão, sob a coordenação de Gabriela Vasconcellos, atual presidente da entidade e Gerente do Restaurante-Escola do Senac.

    A vice-presidência será ocupada por Emmanuelle Borralho, Secretária Adjunta de Turismo de São José de Ribamar. Completam a diretoria Alisson Soares, representante do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), como 1º Secretário, e Janete Chaves, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), como 2ª Secretária.

    O Polo São Luís compreende os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara, uma região de ricas paisagens naturais e patrimônio cultural. A Instância de Governança atua como um elo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, fomentando o desenvolvimento turístico de forma integrada e sustentável. Entre seus membros, destacam-se entidades como o Senac, Sebrae, a Associação Maranhense de Turismo Receptivo (AMATUR), o IFMA, a UFMA e o SEHAMA, além de diversas prefeituras locais.

    A função da Instância de Governança é articular ações conjuntas para o fortalecimento do turismo regional, promovendo estratégias de marketing, capacitação de profissionais e elaboração de planos de desenvolvimento. Segundo Gabriela Vasconcellos, a eleição foi um momento de transição importante para garantir a continuidade e inovação no setor. A nova chapa assume o desafio de potencializar as vocações turísticas locais e ampliar o impacto econômico e social da atividade na região.

    Ainda esta semana, a Instância de Governança voltará a se reunir para formalizar a agenda de trabalhos para 2025, onde aproveitarão a oportunidade para marcar a data da posse da nova diretoria.

    Edson Duarte destacou, durante seu discurso de posse, a importância do trabalho conjunto para alavancar o turismo na região. “Assumir a presidência da IGR é uma grande responsabilidade e também uma oportunidade única para promover a integração entre os municípios e potencializar o turismo regional. Vamos trabalhar para fortalecer o setor, valorizando nossas belezas naturais e culturais, bem como capacitando os profissionais e promovendo novas oportunidades econômicas”, afirmou o novo presidente.

    A nova diretoria também reforçou a importância de ampliar a participação dos atores locais no processo de regionalização do turismo, incentivando parcerias entre o poder público, empresas e organizações da sociedade civil.

    Equipe eleita para o biênio 2025/2026:

    Presidente: Edson Duarte (Secretário Municipal de Turismo da Raposa)

    Vice-presidente: Emmanuelle Borralho (Secretária Adjunta de Turismo de São José de Ribamar)

    1º Secretário: Alisson Soares (SEHAMA)

    2ª Secretária: Janete Chaves (IFMA)

  • Equipe de enfermagem de Raposa participa de treinamento de práticas relacionadas a feridas e curativos

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta quarta-feira (16), um treinamento voltado para a atualização de práticas relacionadas a feridas e curativos. O evento aconteceu no auditório Núcleo de Educação Permanente (NEP RAPOSA) e reuniu enfermeiras e técnicas de enfermagem das equipes de Saúde da Família que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

    A capacitação foi mediada pela enfermeira Keylla Lucena, que conduziu um processo informativo, compartilhando conhecimentos técnicos e atualizações para o aprimoramento do atendimento prestado à população.

    Esse treinamento marca o início da execução da programação da Coordenação da Atenção Básica para o ano de 2025, que já está sendo desenvolvida sob a liderança da Secretaria de Saúde. A iniciativa reflete o compromisso da  gestão municipal em investir na capacitação contínua dos profissionais da saúde, garantindo um serviço cada vez mais qualificado e humanizado para os raposenses.

    “Estamos fortalecendo o cuidado e a qualidade dos atendimentos nas UBS, e isso passa necessariamente pelo aperfeiçoamento da nossa equipe. Com ações como essa, seguimos firmes no propósito de oferecer o melhor para nossa população”, destacou a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glaucia Rocha.

  • Prefeito Eudes Barros é reconhecido como Prefeito da Educação pelo Governo do Estado

    Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Eudes Barros, acompanhado da secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, participou da 3ª edição do Prêmio Escola Digna, da 2ª edição do Selo Prefeito(a) da Educação e da 1ª edição do Prêmio Professor Alfabetizador. O evento, promovido pelo Governo do Estado, aconteceu no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, homenageou gestores e educadores e entregou equipamentos para a melhoria das escolas da rede estadual.

    Na ocasião, o prefeito Eudes Barros recebeu o reconhecimento estadual como Prefeito da Educação, um título que reflete o compromisso e os resultados alcançados na promoção de uma educação de qualidade no município de Raposa. Além disso, o evento foi marcado pela entrega de diversos equipamentos, como 20 veículos tipo caminhonete para as Unidades Regionais de Educação (UREs) e novo mobiliário para escolas estaduais.

    Prefeito da Educação

    A segunda edição do Selo Prefeito(a) da Educação contemplou 215 municípios maranhenses como forma de reconhecimento ao trabalho dos gestores municipais na promoção da aprendizagem e na redução das desigualdades educacionais. Este ano, 154 municípios receberam o selo ouro, 50 o selo prata e 11 o selo bronze.

    O prefeito Eudes Barros ressaltou que a premiação reforça o trabalho de toda uma equipe em favor de uma educação de qualidade.
    “É uma satisfação imensa receber este prêmio, que representa todo o trabalho desenvolvido na educação do município de Raposa. Isso mostra que estamos no caminho certo. Quero agradecer a todos que contribuem diariamente para transformar a educação da nossa cidade: professores, gestores, alunos, famílias e toda a equipe da Semed. Esse reconhecimento é de cada um de vocês”, destacou o gestor.

    A secretária de Educação, Verismar Gomes, ressaltou que o reconhecimento do prefeito reflete o empenho em transformar a vida dos estudantes de Raposa. 

    “É um gestor comprometido com a educação, dedicado a garantir uma aprendizagem cada vez melhor e de qualidade. Esse reconhecimento nos enche de alegria e satisfação. Quero expressar minha gratidão aos professores alfabetizadores, gestores, coordenadores e a toda equipe da Secretaria de Educação, que trabalham incansavelmente para alcançar a excelência”, pontuou.

    O governador Carlos Brandão também destacou a importância da premiação para o avanço da educação no Maranhão. “Esta é uma data muito importante para a educação, um momento para motivar e reconhecer o trabalho dos professores, gestores educacionais e prefeitos. Esse estímulo tem dado resultado, pois somos o estado com maior variação em alfabetização no Brasil, saindo da 23ª para a 10ª posição. No Nordeste, temos o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Ceará e Pernambuco. Aproveitamos também esta data para distribuir equipamentos importantes para nossa rede estadual de ensino”, afirmou o governador.

  • Prefeitura de Raposa convoca servidores efetivos para recadastramento funcional

    A Prefeitura de Raposa convoca, em caráter obrigatório, todos os servidores ocupantes de cargos efetivos para o recadastramento funcional, visando a atualização dos dados cadastrais. A convocação está amparada pelo Decreto nº 202/2025, e o período de recadastramento será de 15 a 22 de janeiro de 2025, em dias úteis. O atendimento ocorrerá no Colégio Militar Tiradentes XII, localizado na Avenida dos Pescadores, s/nº, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

    Para organizar o processo e agilizar o atendimento, os servidores serão convocados em grupos, conforme a ordem alfabética, seguindo o calendário abaixo:

    15/01/2025 – Letras A, B e C

    16/01/2025 – Letras D, E e F

    17/01/2025 – Letras G, H, I e J

    20/01/2025 – Letras K, L, M, N e O

    21/01/2025 – Letras K, L, M, N e O

    22/01/2025 – Letras P, R, S, T, U, V, W, Y e Z

     

    DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

    Os servidores deverão entregar um envelope contendo as cópias dos seguintes documentos:

    1. Cadastro de Pessoa Física (CPF);

    2. Título de Eleitor;

    3. Certificado de Alistamento Militar (para homens);

    4. Cartão PIS/PASEP/NIS;

    5. Registro Geral (RG);

    6. Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se houver;

    7. Carteira de Registro Profissional (OAB, CRM ou equivalente);

    8. Certidão de Casamento ou Nascimento;

    9. Comprovante de Residência atualizado;

    10. Comprovante de Escolaridade;

    11. Cartão da Conta Corrente destinada ao recebimento do salário;

    12. RG, Certidão de Nascimento e CPF dos dependentes;

    13. Foto 3×4 recente;

    14. Portarias de Nomeação;

    15. Últimos três contracheques;

    16. Documentos de Estrangeiro, se aplicável;

    17. Carteira de Trabalho;

    18. Declaração de Não Acúmulo de Cargo (Anexo I);

    19. Declaração de Vínculo com o Município (Anexo II);

    20. Ficha Cadastral preenchida (Anexo III).

     

    O recadastramento funcional é essencial para garantir a regularidade cadastral e aprimorar os serviços prestados pelo município. Abaixo o decreto com todas as informações e anexos. 

    EDITAL AQUI

  • Prefeitura de Raposa realiza reunião com arrendatários de barcos

    Na última sexta-feira, 10, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, promoveu a primeira reunião administrativa com os arrendatários de barcos. O encontro aconteceu no Núcleo de Formação Continuada (NUFOC) e teve como objetivo principal alinhar estratégias para fortalecer a atividade econômica e garantir melhorias para os trabalhadores do segmento. 

    Na reunião, presidida pelo chefe de Gabinete, Heron Santos, e pela secretária da pasta, Lavina Lisboa, foram abordados temas essenciais como direitos e deveres dos pescadores e marisqueiras. 

    “A pesca é uma das principais atividades econômicas de Raposa, e nosso compromisso é trabalhar em parceria com os arrendatários para buscar soluções e promover o desenvolvimento sustentável do setor. Esse nosso encontro foi muito produtivo”, afirmou a secretária Lavina Lisboa. 

    O pescador Cleison da Silva agradeceu e reafirmou que a reunião foi proveitosa para a classe, pois também teve a oportunidade de pontuar suas demandas e esclarecer dúvidas.

  • Prefeito Eudes Barros realiza reunião com secretariado municipal

    Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito de Raposa, Eudes Barros, reuniu todo o secretariado municipal e seus adjuntos para uma importante reunião de alinhamento. O encontro teve como objetivo reforçar o compromisso com a eficiência na gestão pública e alinhar as metas prioritárias para o desenvolvimento da cidade. 

    A ocasião também marcou a apresentação oficial dos novos secretários da gestão municipal. Cleilton de Jesus, que assume a Secretaria de Infraestrutura; Ednalva Barros, nova titular da Assistência Social; e Owilma Trindade, que passa a comandar a Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, a secretária Lavina Lisboa retorna à Secretaria de Pesca.

    Durante a reunião, o prefeito Eudes Barros destacou a importância do trabalho em equipe e da integração entre as secretarias para garantir resultados positivos e atender às demandas da população raposense.

     “Cada pasta desempenha um papel fundamental para que possamos seguir avançando. Este alinhamento é essencial para que nossos esforços sejam direcionados de forma estratégica, sempre pensando no bem-estar da nossa população. Também quero desejar boas-vindas aos novos secretários que vão integrar o nosso time e dizer que estaremos todos ombreados para fazer o melhor pela Raposa”, afirmou o prefeito.

     

     Confira os nomes dos novos secretários que compõem a equipe:

    Ednalva da Silva Barros – Secretaria Municipal de Assistência Social

    Jéssica Ramos de Souza – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

    Gesiel Gomes Braz – Secretaria Municipal de Administração e Planejamento

    Adário Araújo Barros Júnior – Secretaria Municipal de Finanças

    Raidênia Barbosa de Oliveira – Secretaria Municipal de Saúde

    Verismar Gomes da Silva – Secretaria Municipal de Educação

    Cleiton de Jesus Pereira Silva – Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transportes

    Lavina Lisboa de Souza – Secretaria Municipal de Pesca, Comércio e Indústria

    João Vander Abreu Moraes – Secretaria Municipal de Agricultura

    Sebastião Edson Pereira Duarte – Secretaria Municipal de Turismo

    José Pereira Rocha Filho – Secretaria Municipal de Cultura

    Udes Lemos da Cruz Filho – Secretaria Municipal de Comunicação e Assuntos Metropolitanos

    Owilma Albuquerque Braga Trindade – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

    Heron Santos – Chefe de Gabinete

    Josimauro Rocha Souza – Coordenador da Defesa Civil

    Clodoaldo Gomes da Rocha – Procurador Geral

    Ariosmar de Jesus Lopes – Controlador Geral

    Mário do Nascimento da Costa – Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)

     

  • Prefeitura de Raposa celebra a chegada de 2025 com festa no Viva Raposa

    Milhares de pessoas se reuniram no Viva Raposa para se despedir de 2024 e dar as boas-vindas ao ano de 2025 em grande estilo. A festa, promovida pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), transformou o espaço em um verdadeiro palco de comemoração, unindo música, alegria e esperança para o novo ano.

    O evento teve início às 22h, com a animação da cantora Fofa e Banda, que garantiu o clima festivo desde cedo. A Banda Trio Neon foi a responsável pela contagem regressiva para o novo ano, seguida pela queima de fogos que iluminou o céu de Raposa.

    A grande atração da noite foi o cantor cearense Guilherme Dantas, que emocionou os presentes com sua voz marcante e sua inseparável sanfona. Também se apresentaram os cantores Jhonny Boy e Bives, que contagiaram a plateia. Para dar um toque extra de animação, os DJs Bruno Alves e Eletron John agitaram o público com suas performances vibrantes.

    Além das atrações musicais e da tradicional queima de fogos, o evento contou com reforço no policiamento e um esquema especial de segurança, que incluiu equipes de segurança privada, Guarda Municipal e Defesa Civil. Uma equipe de saúde esteve de prontidão para atender a qualquer eventualidade, garantindo uma celebração tranquila para todos.

    O secretário de Cultura, Pereira Filho, agradeceu a todos que participaram da festa e comemorou o sucesso da noite. “Hoje celebramos não apenas a chegada de um novo ano, mas também a força da nossa cultura e o espírito acolhedor do povo de Raposa. Este evento é fruto de muito trabalho e dedicação de toda uma equipe, e é uma alegria ver as pessoas reunidas para comemorar essa virada com paz, alegria e união”.