Blog

  • Saúde em Ação nos Bairros: moradores da Vila Talita recebem atendimentos de saúde

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu nesta sexta-feira, 15, mais um Saúde em Ação no Bairros, levando os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) para perto dos moradores. O bairro contemplado nesta ação foi a Vila Talita, no qual os moradores receberam vários atendimentos no Bar do Don Don 2, situado na Avenida Principal.

    Os serviços ofertados pela SEMUS foram: aferição de pressão, teste de glicemia capilar, cadastramento familiar, atendimento do Bolsa Família (peso e altura), consulta e atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes de 05 a 15 anos de idade; atendimento médico e auxílio com enfermeiros, dentre outros atendimentos básicos.

    A enfermeira da UBS da Vila Boa Esperança, Jusidalva Nunes Rodrigues, explicou que essa ação foi uma solicitação do Agente Comunitário de Saúd e(ACS) da Vila Talita, José Flávio de Sousa Brasil, que pediu que a equipe viesse a fim de realizar esses atendimentos.

    O secretário municipal de Saúde, Romilson Froes, acompanhou a ação e destacou o avanço dos serviços de Saúde em Ação nos Bairros, aonde a população está sendo contemplada com esses serviços mais próximos das suas casas. “Nós ampliamos a quantidade de ACS’s aqui nessa região aqui na Talita e, também, na Pirâmide e com isso nós estamos ampliando o atendimento à população”, ressaltou.

    A marisqueira Francisca Genis Silva Sousa, mora há mais de 8 anos na Vila Talita, afirmou que está muito satisfeita com esse atendimento na comunidade. Ela ressaltou que “foi uma ótima oportunidade de vir atualizar o cadastro no Bolsa Família”.

    Fora realizados 116 atendimentos durante ação:

    Atendimentos de Enfermagem: 27 atendimentos

    Vacinação: 31 atendimentos

    Bolsa Família: 22

    Cadastro Domiciliar: 08

    Triagem: 28

  • Prefeitura e Senar realizam curso de plantação e cultivo de banana no Cumbique

    Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, durante os dias 13, 14 e 15, um curso de plantação e cultivo de banana para produtores rurais e futuros produtores da fruta.

    A capacitação iniciou na Secretaria de Agricultura do município e finalizou na residência do agricultor Sandro Roberto de Sousa, no Cumbique, aonde os participantes aprenderam técnicas para realizar o plantio, adubação e a produção de banana para o consumo e comercialização. O curso Cultivo da Banana tem carga horária de 24 horas e utiliza técnicas de diferentes níveis tecnológicos de produção. Além de conhecer como fazer o cultivo, os participantes também aprendem a realizar a colheita, o transporte e o armazenamento dos frutos.

    O curso de Formação Profissional Rural (FPR), para capacitar os agricultores do município, foi requerido pelo técnico do SENAR Alexandro Buzaca, e durou três dias com aulas práticas e teóricas e os participantes irão receber um certificado.

    Jefferson Freitas Moraes, técnico agrícola e instrutor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA, ministrou o curso e explicou o intuito: “Esse é um curso prático para capacitar os produtores com novas técnicas de plantio e cultivo através de treinamento, para que o produtor aprenda mais e, com isso, ele tenha mais produtividade. Além disso, ajudamos quem deseja começar na área”, afirmou.

    Pedro Oscar, gestor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) de São Luís, destacou que é necessário capacitar o agricultor, também para que ele tenha acesso ao crédito a fim de fortalecer a agricultura familiar: “A gente entende que a agricultura familiar só pode acontecer, só tem condição de existir, se o agricultor tiver condições de aumentar sua produção e ganhar sua renda”.

    Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Vonei Moraes, esse curso é uma boa oportunidade para o produtor: “Nós queremos ampliar essa cultura e essa plantação porque além de ser uma ótima oportunidade para quem vive na zona rural, a banana é uma fruta muito consumida”.

  • SEMUS realiza coleta de exames de pacientes acamados semanalmente

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza semanalmente a coleta de exames de pacientes acamados. Essa é uma ação que objetiva levar mais saúde para as pessoas que, por limitações físicas, não podem ir até à Unidade Básica de Saúde (UBS).

    Na manhã desta quinta-feira (14), a equipe da UBS da Vila Bom Viver, composta por enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizou a coleta em pacientes na região. A ação contou com a presença do secretário de Saúde, Romilson Froes, que acompanhou de perto como são realizadas as coletas e frisou sobre a importância de atender essa necessidade das pessoas: “é um trabalho importante, faço questão de vir e acompanhar de perto para ouvir os anseios da nossa população”.

    Para receber a equipe em sua casa, o morador deve ser atendido pelo ACS e marcar a coleta previamente para que seja agendado pelo Laboratório do município. Após a coleta dos exames e análise dos resultados, o médico executa uma visita ao paciente.

    A ACS Merilene Tavares destacou que essa ação contribui para facilitar o acesso das pessoas atendidas a esses serviços de saúde: “é muito gratificante realizar esse trabalho e ajudar as pessoas que estão com limitações, é importante a Secretaria de Saúde oferecer esse suporte para esse público, levar a coleta dos exames para o conforto da casa do paciente”

  • Prefeitura realiza ação de limpeza da Rua São Sebastião de acesso ao Mangue Seco

    A Prefeitura de Raposa realizou, no sábado (09), uma força-tarefa para limpeza e manutenção da Rua São Sebastião de acesso à praia de Mangue Seco. A ação foi realizada para limpeza geral da rua, com roçagem, capina e varrição por toda extensão nas ruas Santa Maria e Alegria.

    A ação foi coordenada pelo Departamento de Limpeza e contou com o acompanhamento do prefeito Eudes Barros.

    O diretor do departamento, Patrício Filho, ressaltou a importância do mutirão e destacou que foi uma determinação do prefeito: “Todo esse trabalho foi determinado pelo prefeito Eudes Barros, que, por solicitação dele, estamos fazendo esse mutirão de limpeza por toda a cidade, é uma ação de extrema importância”, declarou.

    Ainda de acordo com Patrício Filho, a ação teve início na Avenida Principal do Araçagy e deve se estender até a Pirâmide e posteriormente na Vila Boa Esperança, também no Araçagy.

  • Prefeitura de Raposa apoia ação social com entrega de lanches e brinquedos para crianças

    Com o apoio da Prefeitura de Raposa, a associação “Cuida de mim, eu sou criança. Eu sou o futuro”, realizou a distribuição de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças. Em mais um ano levando alegria e lazer, esse trabalho vem sendo realizado desde 1978 pela moradora Maria da Glória.

    Durante a programação, que aconteceu na Rua São Sebastião, cerca de 400 crianças ganharam brinquedos, lanches e tiveram a oportunidade de participar de atividades educativas.

    Maria da Glória relatou que por muitos anos desempenhou a atividade sozinha, contudo, depois começou a ter apoio total da comunidade e há 11 anos autoridades desempenham um importante papel na associação.

    “A cada dia a festa cresce com o objetivo de valorizar as crianças e de educa-las. Essa ação de hoje não deixa só eu, mas toda a comunidade realizada. Particularmente me sinto muito feliz com esse evento, que atraem pessoas da comunidade do Araçagy e adjacentes”, expressou Glória.

    A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros se fez presente na festividade representando o prefeito Eudes Barros.

    “A atual gestão municipal é empenhada em ajudar entidades que atendem o nossos moradores, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social. Eu, enquanto mãe, fiquei realizada em pode ver um sorriso no rosto como um gesto de gratidão por receber o presente. Aproveito para convidar a todos para participarem do evento que acontecerá no próximo sábado (16), para as nossas crianças”, enfatizou a primeira-dama.

  • Secretária Adjunta de Meio Ambiente se reúne com o Batalhão da Policia Ambiental para tratar de urgências ambientais

    Na manhã desta sexta-feira (08), a Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Bianca Lucena, se reuniu com Tenente Coronel Bayma do Batalhão da Policia Ambiental. Em pauta foram discutidas melhorias para o município, como a execução do projeto Comunidade Sustentável e o Projeto de Educação Ambiental nas escolas no município.

    “Foi um prazer me reunir com o tenente nesta manhã, em nome da Secretaria de Meio Ambiente de Raposa. Estamos sempre em busca de parceria que visam melhorias para o meio ambiente e o começo de todo o nosso trabalho é educação ambiental. Em breve estaremos com novidades”, disse Bianca Lucena

  • Prefeitura de Raposa e Senar realizam curso de capacitação para produtores rurais

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu, durante os dias 04, 05 e 06, um curso de Formação Profissional Rural (FPR) com objetivo de capacitar os produtores rurais do município. O curso teve duração de 24h, durante três dias e no final os participantes receberam um certificado.  

    A capacitação foi ministrada pela engenheira agrônoma Ivanilde Soares Santos, que iniciou com aulas teóricas no primeiro dia, e no segundo e terceiro dia deu seguimento com aulas práticas e orientações corretas para ensinar os agricultores a preparar o substrato para formação das sementeiras. 

     O supervisor de Assistência Técnica Gerencial do SENAR-MA, Luís Gustavo, explicou que esse curso é uma iniciativa do Programa de Assistência Técnica, mas especifico do Agro Nordeste: “Durante esses três dias, segunda, terça e quarta-feira, foi ministrado o FPR na área de hortaliça folhosa. Nesse treinamento, os agricultores aprenderam metodologias, manejos e práticas de como fazer o trabalho com melhor aproveitamento na área deles, que é de hortaliças”, destacou. 

     O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Vonei Moraes, destacou a parceria do SENAR e a importância de capacitar os agricultores. “Esse curso foi requisitado pela assistência técnica do SENAR, que hoje é representada pela Tayane Gomes. Ela atende 25 produtores rurais do município de Raposa em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura”, ressaltou. 

     A agricultora Eliane da Silva, residente do Cumbique, relatou que foi muito produtivo sua participação no curso juntamente com outros agricultores: “Trabalho durante muitos anos em hortas e ainda não tinha participado de uma capacitação como essa. Foram três dias de treinamento, no qual aprendi algumas técnicas no preparo do substrato orgânico e na preparação da terra para poder plantar depois de cinco dias”, finalizou. 

  • Prefeitura de Raposa intensifica campanha para atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu à campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, que tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e jovens menores de 15 anos.

    A campanha teve início em nível nacional no último dia 1º de outubro e vai prosseguir até o próximo dia 29, quando os pais e responsáveis deverão levar as crianças e adolescentes a um Posto de Saúde mais próximo para essa atualização.

    “O principal objetivo é resgatar crianças e adolescentes que, por algum motivo, não tomaram vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Essa campanha é de extrema importância para que o município aumente as coberturas vacinais e reduza, cada vez mais, a incidência de doenças preveníveis com as vacinas”, relatou a Coordenadora de Imunização, Allanna Lago.

    Na tarde de quarta-feira (06), a SEMUS intensificou a campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas escolas municipais e particulares.

  • Prefeitura de Raposa e AGED irão realizar recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

    O secretário de Agricultura, Vonei Mores, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (07), com representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) para tratar do recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos que ocorrerá no município no dia 23 de novembro.

    Durante reunião na Secretaria de Agricultura de Raposa, foi solicitado o apoio da Prefeitura para mobilizar os Produtores Rurais no sentido de recolherem suas embalagens e encaminharem ao posto que funcionará nesse dia.

    Estavam presentes os servidores da AGED/MA: Assuero Feitosa Junior (Fiscal Estadual Agropecuário e Gestor da Regional de São Luís), Augusto Cesar (Fiscal Estadual Agropecuário) e Pedro Gualter (Técnico de Fiscalização).

    Outro assunto discutido foi a parceria com a prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura do município para realização da vacinação das fêmeas bovinas contra brucelose. 

  • Prefeito Eudes Barros e secretário de Saúde se reúnem com vice-presidente da Fundação Antônio Dino

    Na manhã de quinta-feira, 09, o prefeito Eudes Barros e o Secretário de Saúde, Romilson Froes, participaram de uma reunião com o vice-presidente da Fundação Antônio Dino, Antônio Tavares Dino, para alinhar possíveis parcerias para disponibilizar serviços médicos para o município.

    Neste outubro rosa, o plano da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) é trazer para Raposa um consultório móvel para atendimento de mulheres e exames ginecológicos. Na reunião, também foi discutido a possibilidade da disponibilização de exames de imagens e encaminhamento para marcações de consultas.

    Eudes Barros afirmou que esse é o início de um parceria que pode trazer melhorias significativas para a saúde em Raposa: “A Fundação Antônio Dino é quem administra o Hospital Aldenora Belo, hospital que é referência no nosso estado, fico feliz de poder firmar uma parceria e trazer mais benefícios para nossa população’’, finalizou.

    O secretário Romilson Froes destacou a importância de firmar parcerias como essa: “É de extrema relevância buscar novas possibilidades para ofertar mais serviços de saúde para o município, por isso participamos dessa reunião, para trazer para Raposa mais qualidade de vida”.