Autor: Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa decreta ponto facultativo durante o Carnaval 2026

    Prefeitura de Raposa decreta ponto facultativo durante o Carnaval 2026

    A Prefeitura Municipal de Raposa decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026, em razão do período carnavalesco. A medida está prevista no Decreto nº 248, de 9 de fevereiro de 2026, e leva em consideração a intensa movimentação gerada pelos eventos e manifestações populares programados para o Carnaval no município.

    O ponto facultativo abrange a segunda-feira (16), a terça-feira de Carnaval (17) e a quarta-feira de Cinzas (18), com a suspensão do expediente regular nos órgãos da administração pública municipal.

    Os serviços essenciais funcionarão normalmente, em regime especial de plantão ou sobreaviso, assegurando a continuidade do atendimento à população. Não se aplicam ao decreto os serviços de coleta de lixo e limpeza pública, o atendimento médico no Hospital Municipal Dra. Nemércia Dias Pinheiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Transporte, a Defesa Civil e a Guarda Municipal.

    Caberá aos secretários municipais adotar as providências necessárias para garantir a manutenção e o pleno funcionamento dos serviços públicos considerados indispensáveis durante o período estabelecido no decreto.

  • Alunos de Raposa conquistam medalhas de ouro na 85ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    Alunos de Raposa conquistam medalhas de ouro na 85ª Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

    A educação do município de Raposa alcançou um feito histórico ao conquistar o vice-campeonato nacional na 85ª Jornada de Foguetes, uma das maiores competições educacionais do país nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, realizada no estado do Rio de Janeiro. O resultado expressivo evidencia o talento e a dedicação dos estudantes, além do compromisso da rede municipal de ensino com a educação de qualidade e o incentivo à iniciação científica.

    A competição contou com a participação de 80 equipes de todo o Brasil e foi desenvolvida ao longo de várias etapas iniciadas em outubro de 2025. Na etapa específica disputada pela equipe de Raposa, os estudantes conquistaram o primeiro lugar, sagrando-se campeões. Já no resultado geral nacional, que reuniu todas as etapas da Jornada de Foguetes, o primeiro lugar ficou com o estado de Alagoas, o segundo lugar com o município de Raposa (MA), garantindo o título de vice-campeão nacional, e o terceiro lugar com o estado de São Paulo.

    Na madrugada desta sexta-feira (6), os alunos da Unidade Integrada Jarbas Passarinho desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, trazendo na bagagem o título de vice-campeões nacionais e medalhas de ouro. A equipe foi formada pelos estudantes Pedro Henrique Ribeiro Bastos, Sthefany Regina Rodrigues da Silva e Joel Pereira de Oliveira, da rede municipal de ensino de Raposa.

    Na chegada, os estudantes foram recepcionados por uma comitiva composta pela secretária municipal de Educação, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A recepção contou com faixas, cartazes e balões, simbolizando o reconhecimento e o orgulho pela conquista que projetou o nome de Raposa e do Maranhão no cenário nacional.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, parabenizou os estudantes e destacou a importância do resultado para a educação do município.

    “Essa conquista é motivo de muito orgulho para Raposa. Nossos estudantes mostraram que, com incentivo, dedicação e uma educação pública comprometida com a qualidade, é possível alcançar resultados extraordinários em nível nacional. Eles são inspiração para toda a nossa rede”, afirmou a secretária.

    O professor Valderlino Araújo Nina, responsável pela equipe da Unidade Integrada Jarbas Passarinho, também ressaltou o apoio da Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), durante toda a competição em nível nacional.

    “Esse resultado é fruto de uma jornada que começou muito antes da etapa nacional, com um projeto desenvolvido dentro da escola, voltado ao lançamento de foguetes de nível 3, utilizando apenas água e ar comprimido. Em pouco tempo, os alunos apresentaram um crescimento significativo, alcançando grandes marcas, o que nos levou à fase nacional. Quando uma gestão apoia a educação e acredita nos estudantes, esses jovens vão longe”, destacou o professor.

    Durante a Jornada de Foguetes, os alunos aplicaram conhecimentos de matemática, física e ciências na construção e no lançamento dos foguetes, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e pensamento científico.

    A delegação de Raposa embarcou na madrugada de domingo, 1º de fevereiro, sob a orientação do professor Valderlino Araújo Nina e do supervisor Reginilton Sousa da Silva, profissionais que tiveram papel decisivo no desenvolvimento do projeto e no acompanhamento técnico e pedagógico dos alunos ao longo de toda a competição.

     

    Texto – Nonato Aguiar

    Fotos – PREMIER

  • Prefeitura instala placas educativas e reforça combate ao descarte irregular de lixo em Raposa

    Prefeitura instala placas educativas e reforça combate ao descarte irregular de lixo em Raposa

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou, na quinta-feira (28), a instalação de três placas educativas na Praia do Garrancho, nas proximidades do Porto do Carvão, em parceria com o Governo do Estado. A ação integra um conjunto de medidas voltadas à conscientização ambiental e ao combate ao descarte irregular de resíduos sólidos no município, reforçando a preservação dos espaços naturais e a qualidade de vida da população.

    Na sequência, a equipe da SEMMA instalou mais dez placas informativas em diferentes pontos da cidade, destacando a legislação que proíbe o descarte irregular de lixo. A sinalização tem como objetivo orientar a população, coibir práticas ilegais e contribuir para a preservação dos espaços urbanos e ambientais.

    A secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, acompanhou a ação e ressaltou que o trabalho vai muito além da simples instalação das placas, tendo como principal objetivo promover a conscientização e a mudança de comportamento da população.

    “Essas placas cumprem um papel educativo fundamental. Elas reforçam que o descarte irregular de lixo é proibido por lei e chamam a atenção para a responsabilidade coletiva de manter a cidade limpa, preservando o meio ambiente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos”, destacou a secretária.

    Os trabalhos tiveram continuidade nesta sexta-feira (30), em parceria com o Departamento de Limpeza Pública, com a realização de serviços de limpeza nos locais onde as placas foram fixadas. A ação complementar garante maior impacto visual, ambiental e reforça o cuidado com os espaços públicos.

    Além disso, a ação contempla a melhoria e o reforço da sinalização com placas de “Proibido o descarte de resíduos” em pontos identificados com acúmulo recorrente de lixo no município.

    Locais contemplados:

    Travessa Formosa – Centro

    Avenida Carajás – Maresia

    Rua Santo Antônio – Vila Nova

    Rua Santa Terezinha – Vila Nova

    Travessa São Pedro – Jardim das Oliveiras

    Lagoa da Vila Laci

    MA-203 – Alto do Base

    Rua da Vacaria

    Vila Boa Esperança

    _________________

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias Lisboa

  • Projeto “Eu Cuido da Minha Praia” reforça limpeza e preservação da orla em Raposa

    Projeto “Eu Cuido da Minha Praia” reforça limpeza e preservação da orla em Raposa

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), realizou na manhã da sexta-feira (23) mais uma ação do projeto “Eu Cuido da Minha Praia”, voltada à preservação ambiental e à valorização do litoral do município.

    A ação teve como foco a coleta de resíduos sólidos descartados irregularmente nas praias do Garrancho e do Porto do Carvão. Ao todo, foram recolhidos mais de 100 sacos de lixo, com destaque para a grande quantidade de garrafas PET de dois litros, que causam significativo impacto ambiental na orla e no ecossistema marinho.

    O secretário municipal de Turismo, Edson Duarte, destacou que o projeto tem como foco manter os atrativos turísticos limpos, organizados e ambientalmente preservados, reforçando o compromisso da gestão com a sustentabilidade.

    “Por meio do projeto Eu Cuido da Minha Praia, realizamos uma ação que vai além da estética. Trata-se de uma necessidade para garantir a conservação do ecossistema marinho e a segurança de turistas e pescadores que frequentam a região. Essa ação será realizada mensalmente em vários pontos da cidade, ampliando a participação da comunidade”, afirmou o secretário.

    Edson Duarte também fez um apelo à população e aos visitantes, chamando atenção para o impacto causado pelo descarte inadequado de resíduos, especialmente das garrafas PET de refrigerantes de dois litros, que aparecem em grande quantidade e causam danos significativos ao meio ambiente.

    “Nosso apelo é para que as pessoas visitem as nossas praias, mas também nos ajudem na limpeza e na conservação desses espaços. Queremos que todos aproveitem esse patrimônio natural com responsabilidade e consciência ambiental”, concluiu.

    A empresária Elis Capote, proprietária de um restaurante na orla marítima, parabenizou a ação desenvolvida pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, ressaltando a importância das atividades voltadas à limpeza e à preservação das praias.

    “Com o apoio da Prefeitura, estamos contribuindo para a limpeza da nossa praia. Se todos preservassem o local, descartando o lixo nos pontos adequados, o resultado seria ainda melhor. Aqui, por exemplo, existem lixeiras onde as pessoas podem depositar seus resíduos, permitindo que a Prefeitura realize a coleta e o descarte corretos. Somente ontem, recolhemos mais de 15 sacos de lixo da praia. Com a colaboração de todos, conseguiremos manter esse espaço cada vez mais limpo”, afirmou.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Charlyson Carvalho

  • Prefeitura de Raposa intensifica pavimentação asfáltica e urbanização na Vila Laci

    Prefeitura de Raposa intensifica pavimentação asfáltica e urbanização na Vila Laci

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue avançando com importantes obras no bairro Vila Laci, contemplando pavimentação asfáltica, drenagem profunda, construção de calçadas, sarjetas e meio-fio. Nesta primeira quinzena do mês de janeiro, estão sendo beneficiadas a Rua João Bragança, a Travessa Brisa do Mar e um trecho da Avenida Régia, vias históricas da comunidade que, ao longo dos anos, aguardavam investimentos estruturantes para a melhoria da infraestrutura local.

    O prefeito Eudes Barros esteve no local e acompanhou de perto a execução dos serviços, destacando que a intervenção representa respeito à população que sempre acreditou no desenvolvimento do município. “Estamos levando dignidade para a Vila Laci. Essas ruas sofreram por muitos anos com lama no inverno e poeira no verão. Hoje o cenário é outro, pois estamos trazendo para o bairro obras de qualidade, com drenagem adequada e urbanização completa, garantindo mais saúde, mobilidade, valorização dos imóveis e melhor acessibilidade aos moradores”, ressaltou o gestor.

    O secretário municipal de Infraestrutura, Cleiton Silva, explicou que o trabalho executado pela pasta foi planejado para solucionar problemas históricos do bairro. “Na Rua João Bragança realizamos drenagem profunda para resolver de forma definitiva os pontos de alagamento. Além do asfalto, estamos implantando calçadas padronizadas, sarjetas e meio-fio, garantindo acessibilidade, organização urbana e maior durabilidade às obras”, enfatizou.

    Quem vive no bairro acompanha com satisfação a transformação promovida pela Prefeitura. A moradora Silvia Cantanhede relatou que a comunidade sempre enfrentou dificuldades na via, marcada por buracos, lama e constantes alagamentos. “A gente sofria muito, era buraco para todo lado e a água entrava nas casas quando chovia. Nossa luta sempre foi grande e hoje quero agradecer esse olhar da gestão municipal, que trouxe o asfalto e as melhorias para o nosso bairro”, afirmou emocionada.

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Nonato, Melkias e Rodrigo

  • Prefeitura de Raposa torna público resultado das inscrições para a Creche Adário Barros

    Prefeitura de Raposa torna público resultado das inscrições para a Creche Adário Barros

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), divulgou, nesta quinta-feira (15), o resultado das inscrições contempladas para matrícula na Creche Municipal Adário Barros, referente ao ano letivo de 2026. A lista apresenta os nomes das crianças selecionadas para ocupar as vagas disponíveis, conforme os critérios estabelecidos no Edital nº 006/2025, garantindo transparência e acesso à educação infantil na rede pública municipal.

    Os pais ou responsáveis pelas crianças contempladas devem comparecer à Creche Municipal Adário Barros, localizada no Porto do Braga, de acordo com o cronograma de matrículas, que ocorre entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, nos turnos matutino e vespertino, conforme a faixa etária da criança. A SEMED reforça a importância de respeitar as datas estabelecidas para efetivação da matrícula e orienta que toda a documentação exigida seja apresentada no ato do atendimento.

    ACESSE O LINK COM RESULTADO DAS INCRIÇÕES PARA AS VAGAS NA CRECHE ADÁRIO BARROS(1)

  • Virada para 2026 reúne milhares de pessoas em noite de emoção e alegria no Viva Raposa

    Virada para 2026 reúne milhares de pessoas em noite de emoção e alegria no Viva Raposa

    A chegada de 2026 foi marcada por emoção, alegria e um grande encontro de famílias, amigos e visitantes no Viva Raposa. Milhares de pessoas participaram da tradicional festa de virada promovida pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na noite do dia 31 de dezembro e na madrugada do dia 1º de janeiro, dando início a um novo ano com música, segurança e esperança renovada.

    À meia-noite, o céu de Raposa se iluminou com uma emocionante queima de fogos, arrancando aplausos e comemorações do público. O espetáculo marcou simbolicamente a despedida de 2025 e a chegada de um novo ciclo, em um momento de união, abraços, agradecimentos e desejos de um ano melhor para todos.

    A programação musical embalou o público do início ao fim da noite, garantindo animação até o amanhecer. As três atrações principais, Luan Costa, Jhonny Boy & Banda e a Banda Forró Cariciar, mantiveram o público animado com apresentações vibrantes, reunindo uma verdadeira multidão no espaço do Viva Raposa.

    Também subiram ao palco a Banda Trio Neon e a cantora Dâmaris Tuanny, responsável por encerrar a festa ao amanhecer, mantendo o clima de alegria e descontração. Nos intervalos entre os shows, o DJ Bruno Alves garantiu que a animação não parasse, embalando o público durante toda a madrugada.

    Além das grandes atrações da noite, a programação reforçou a política da gestão municipal de valorização dos artistas locais, a chamada “prata da casa”, assegurando espaço e visibilidade para talentos da região em um dos principais momentos do calendário cultural do município.

    O Réveillon do Amanhecer contou ainda com um esquema especial de segurança, com atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar e Defesa Civil, garantindo tranquilidade e organização ao público presente durante toda a festa.

    O prefeito Eudes Barros destacou o significado do momento para a população. “A virada do ano representa renovação, união e esperança. Trabalhamos para oferecer uma festa bonita, organizada e segura, para que os raposenses e visitantes pudessem começar 2026 com alegria e boas energias”, afirmou.

    O secretário municipal de Cultura, Pereira Filho, também ressaltou o cuidado com cada detalhe da programação. “Pensamos em uma programação que valorizasse nossos artistas, acolhesse as famílias e trouxesse uma grande atração para marcar esse momento especial. O resultado foi uma festa inesquecível para quem viveu essa virada em Raposa”, pontuou.

    Texto: Tamires Gonçalves

    Fotos: Nonato Aguiar, Rodrigo, Charles e Melkias

  • Prefeitura de Raposa divulga edital de matrículas da rede municipal para 2026

    Prefeitura de Raposa divulga edital de matrículas da rede municipal para 2026

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou o Edital de Matrícula para o ano letivo de 2026, que estabelece as normas e critérios para ingresso e permanência de estudantes na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

    As matrículas novas e por transferência acontecerão, inicialmente, de 19 a 21 de janeiro de 2026, respeitando o número de vagas de cada escola. Já a rematrícula será realizada no ato do recebimento do resultado final do ano letivo de 2025. O atendimento ocorre conforme o horário de funcionamento de cada unidade escolar.

    O processo assegura o direito à educação gratuita e prioriza a matrícula em escolas próximas à residência do estudante, garantindo a rematrícula automática dos alunos já matriculados em 2025, desde que haja oferta da etapa seguinte na mesma unidade.

    A SEMED reforça a importância da leitura completa do edital, que está disponível em anexo nesta matéria, pois nele constam todas as informações detalhadas, cronograma completo, critérios legais e orientações específicas para cada etapa de ensino.

    O edital também detalha:

    Faixas etárias para a Educação Infantil (creche e pré-escola);
    Organização do Ensino Fundamental de 9 anos;
    Critérios e idade mínima para ingresso na EJA;
    Diretrizes da Educação em Tempo Integral;
    Regras para matrícula de estudantes da Educação Especial, assegurando inclusão e acesso sem exigência de laudo médico;
    Documentação obrigatória para cada tipo de matrícula.

    Para mais informações, acesse o link do edital abaixo.

    EDITAL-MATRICULA- 2026 (1)(1)

  • Unidade Escolar Manoel Batista – Anexo realiza 3º Desfile Comunitário no povoado Canto, em Raposa

    Unidade Escolar Manoel Batista – Anexo realiza 3º Desfile Comunitário no povoado Canto, em Raposa

    Na segunda-feira, 29 de dezembro, a Unidade Escolar Manoel Batista – Anexo, localizada no povoado Canto, realizou o 3º Desfile Comunitário, com o objetivo de apresentar e celebrar a Magia do Natal.

    O evento reuniu alunos, professores, familiares e moradores da comunidade, proporcionando um momento de integração marcado pela reflexão, valorização cultural e confraternização. Durante o desfile, os estudantes apresentaram elementos que retrataram a história do nascimento do Menino Jesus.

    Após o desfile, em clima natalino, com a apresentação de um presépio e a presença especial da Mamãe Noel, a comunidade participou de um momento de confraternização. Na ocasião, foi oferecido um jantar comunitário, fortalecendo os laços de união, solidariedade e convivência entre os moradores.

    A ação integra o projeto “A Magia do Natal: Vivenciando o Verdadeiro Sentido Natalino”, desenvolvido pela unidade escolar no povoado Canto. O projeto tem como objetivo resgatar os valores do Natal, celebrando o nascimento de Jesus Cristo por meio de atividades culturais, educativas e sociais.

    Encerrando a programação, foram distribuídos presentes para as crianças, além de cestas básicas, reforçando o compromisso da escola com a solidariedade e o bem-estar da comunidade.

    A gestora da escola, Cleomar de Sousa Silva, destacou a importância do evento como um instrumento de fortalecimento dos laços comunitários. Segundo ela, a ação integra o calendário escolar e tem como objetivo promover o resgate da história local, além de incentivar a afetividade, o respeito e a valorização cultural entre os moradores do povoado Canto.

    “Nosso objetivo é fortalecer o sentimento de união, afetividade e pertencimento na comunidade. Isso ficou evidente com a presença de pais, responsáveis e antigos moradores do povoado, que participaram ativamente do desfile e prestigiaram cada momento dessa celebração. Todos os anos, no mês de dezembro, encerramos as atividades do ano letivo com esse desfile”, explicou a gestora.

    Morador do povoado há 34 anos, o pescador Evaldo da Silva Santos elogiou a organização do evento e parabenizou a gestora Cleomar pelo cuidado e atenção dedicados à comunidade.

    “Foi um momento muito bom e especial. A direção da escola está de parabéns pela realização deste evento, que acontece pelo terceiro ano consecutivo com o desfile. Além disso, é oferecido um jantar para toda a comunidade em clima natalino. Somos muito gratos por vivenciar um momento tão significativo”, destacou.

    Texto e fotos: Nonato Aguiar  

  • Prefeitura de Raposa recupera trecho da Avenida Quatro Evangelistas, no Jardim das Oliveiras

    Prefeitura de Raposa recupera trecho da Avenida Quatro Evangelistas, no Jardim das Oliveiras

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou, neste sábado (27), a recuperação de um trecho da Avenida Quatro Evangelistas, no bairro Jardim das Oliveiras. A via recebeu uma nova camada asfáltica, garantindo melhores condições de tráfego e mais segurança para moradores e condutores.

    Além da pavimentação asfáltica, o local também passará por serviços de limpeza e desentupimento de bueiros, bem como pela melhoria da drenagem profunda já existente na área. As ações são fundamentais para assegurar o escoamento adequado das águas durante o período chuvoso e prevenir alagamentos.

    O secretário municipal de Infraestrutura, Cleiton Silva, esteve no local acompanhando de perto a execução das obras e destacou a importância da intervenção para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

    “Por determinação do nosso prefeito, estamos trabalhando para recuperar pontos críticos da cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou os serviços de terraplenagem e, hoje, aplicou a camada asfáltica neste trecho da Rua Quatro Evangelistas. Também vamos melhorar a drenagem profunda já existente e realizar a limpeza dos bueiros, ações essenciais para evitar transtornos no período chuvoso e garantir mais segurança e conforto aos moradores do Jardim das Oliveiras”, afirmou.

    Texto e fotos: Nonato Aguiar