Autor: Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa antecipou o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de dezembro

    Prefeitura de Raposa antecipou o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de dezembro

    Nesta segunda-feira, dia 22, a Prefeitura de Raposa realizou o pagamento antecipado dos servidores municipais referente ao mês de dezembro. Ao longo de todo o ano, a gestão manteve o compromisso com o funcionalismo público, efetuando todos os pagamentos rigorosamente em dia.

    Além de garantir segurança financeira aos servidores, o pagamento antecipado contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, movimentando o comércio e os serviços do município, especialmente neste período de fim de ano.

    O prefeito Eudes Barros destacou a importância da valorização dos servidores. “Manter o salário em dia e, sempre que possível, antecipar o pagamento é uma forma de respeito e reconhecimento a cada servidor que contribui diariamente para o funcionamento da nossa cidade. Esse sempre foi e continuará sendo um compromisso da nossa gestão”, afirmou.

  • Prefeitura de Raposa paga segunda parcela do décimo terceiro salário a todos os servidores municipais

    Prefeitura de Raposa paga segunda parcela do décimo terceiro salário a todos os servidores municipais

    A Prefeitura de Raposa efetuou, nesta terça-feira, 10 de dezembro, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário para todos os servidores municipais. Após antecipar o benefício aos profissionais da Educação, a gestão garantiu que os demais trabalhadores da administração recebessem o direito de forma organizada e dentro do prazo, reforçando o compromisso com a valorização do servidor público.

    O pagamento do décimo terceiro fortalece a economia local neste fim de ano e reafirma o respeito da gestão municipal pelos profissionais que diariamente contribuem para o desenvolvimento de Raposa. A ação também demonstra equilíbrio financeiro e planejamento, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos trabalhadores.

    “Valorizamos cada servidor que dedica seu trabalho à nossa cidade. Cumprir com nossas responsabilidades e garantir o pagamento em dia é uma forma de reconhecer esse esforço e respeitar nossos profissionais”, destacou o prefeito Eudes Barros.

    Texto: Tamires Gonçalves

  • Prefeitura de Raposa realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025–2028

    Prefeitura de Raposa realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025–2028

    A Prefeitura de Raposa realizou, na manhã desta sexta-feira (05), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2025-2028. O evento, promovido no Auditório da Saúde, reuniu crianças, adolescentes, representantes da sociedade civil, gestores públicos e equipes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para dar início à construção participativa do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

    O Fórum integra as etapas obrigatórias do Selo Unicef e tem como propósito ampliar a participação social, fortalecer o diálogo entre governo e comunidade e construir, de forma coletiva, as estratégias que irão orientar o Plano de Ação Municipal pelos próximos quatro anos.

    Durante o encontro, foram apresentadas, discutidas e validadas propostas que irão compor o plano, considerado essencial para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes de Raposa.

    Entre os temas debatidos, destacaram-se ações e estratégias para assegurar vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, além de medidas que ampliem o acesso à educação, cultura, esporte e lazer. A programação contou com leitura coletiva das fichas de Resultados Sistêmicos, análise dos campos estratégicos e validação das propostas apresentadas pelos participantes.

    Na ocasião, o articulador do Selo UNICEF em Raposa, Messias Lisboa, explicou que o Fórum reuniu representantes das secretarias municipais, agentes de saúde, membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e conselheiros tutelares, que participaram ativamente das discussões. “Hoje demos um passo decisivo para fortalecer o compromisso das políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes do município. Este Fórum é um espaço de escuta e construção coletiva, onde governo e comunidade se unem para planejar ações que realmente façam a diferença”, enfatizou.

    A secretária municipal de Educação, que representou o prefeito Eudes Barros durante o Fórum, ressaltou a relevância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância. “Estamos participando do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, onde discutimos políticas públicas e reafirmamos o compromisso de Raposa com a proteção integral de crianças e adolescentes. Este momento consolida a construção coletiva de políticas mais eficazes. A educação tem muitas metas, e trabalhamos diariamente para alcançá-las, garantindo os direitos das nossas crianças e dos nossos adolescentes. O prefeito Eudes Barros tem dado total apoio e acredita que investir na infância é garantir um futuro melhor para o município. Hoje, unimos esforços para elaborar um plano que ampliará oportunidades e fortalecerá direitos”, afirmou.

    A secretária municipal de Assistência Social, Ednalva Barros, destacou a importância da parceria e da participação social para o fortalecimento das políticas públicas. “Este é um momento muito importante para o nosso município, porque reforça que as políticas públicas só ganham força quando são construídas com a participação de todos. O Selo UNICEF nos impulsiona a trabalhar de forma integrada, unindo educação, saúde, assistência social e toda a rede de proteção. Nosso compromisso é garantir que cada criança e cada adolescente de Raposa tenha acesso a direitos, proteção e dignidade. Este Fórum demonstra que estamos no caminho certo”, declarou.

    A presidente do CMDCA, Silvilene Evangelista, reforçou o papel da sociedade civil na construção do plano que irá orientar as ações dos próximos anos.
    “O Fórum Comunitário é uma oportunidade para ouvirmos diferentes vozes e consolidar propostas que irão orientar o trabalho dos próximos anos. O CMDCA reafirma seu compromisso de acompanhar, apoiar e fiscalizar essa construção, garantindo que Raposa avance na proteção integral de suas crianças e adolescentes”, frisou.

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Melkias Lisboa

  • Raposa é habilitada para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

    Raposa é habilitada para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

    Raposa conquistou mais uma importante vitória para o setor cultural: o município foi oficialmente habilitado pelo Ministério da Cultura para receber os recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A habilitação confirma que Raposa cumpriu todas as etapas exigidas pelo Governo Federal, incluindo a aprovação do Plano de Aplicação dos Recursos.

    Com essa habilitação, Raposa passa a integrar o grupo de municípios aptos a receber os repasses do Segundo Ciclo da PNAB. Os recursos serão destinados à criação de editais e ações de fomento voltadas a artistas, grupos, coletivos e espaços culturais locais, fortalecendo a produção artística e ampliando o acesso à cultura.

    Instituída pela Lei nº 14.399/2022, a Política Nacional Aldir Blanc garante repasses anuais de recursos federais para estados e municípios que apresentam planos aprovados e atendem aos critérios de execução estabelecidos.

  • Prefeitura inaugura nova Sala AEE e reforça educação inclusiva em Raposa

    Prefeitura inaugura nova Sala AEE e reforça educação inclusiva em Raposa

    Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou mais uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), destinada a apoiar a aprendizagem de estudantes com algum tipo de deficiência.

    Localizada em frente à Unidade Escolar José Lisboa, no bairro Alto do Farol, a sala foi preparada para atender também alunos das escolas da região da Pirâmide e Araçagi. Este é o segundo espaço de AEE na rede municipal, somando-se à sala já existente na Escola Criança Esperança, expandindo o atendimento.

    As Salas AEE possibilitam que os alunos ampliem o conhecimento e desenvolvam habilidades específicas de acordo com suas necessidades, sejam elas auditivas, visuais, intelectuais ou múltiplas. A nova estrutura conta com recursos de tecnologia assistiva, mobiliário acessível, materiais pedagógicos adaptados, jogos lúdicos, além de livros em braile e com recursos sonoros, promovendo não apenas o avanço cognitivo, mas também a socialização e a autonomia dos alunos.

    Os profissionais que atuam no programa são especializados. A Equipe Multiprofissional da SEMED, realiza diagnósticos e encaminhamentos para as salas de AEE. Os estudantes atendidos já fazem parte da rede municipal de ensino e recebem acompanhamento contínuo e personalizado.

    De acordo com a coordenadora das Salas no município, Ellen Mariana, a proposta é garantir que cada aluno desenvolva autonomia, confiança e pleno progresso no seu processo de aprendizagem.

    “A Sala AEE estará aberta para todos os estudantes das escolas próximas da Unidade José Lisboa. O atendimento será realizado nos turnos da manhã e tarde, com acompanhamento constante do professor responsável. Esse espaço é fundamental para oferecer o suporte necessário ao desenvolvimento das habilidades educacionais dos nossos alunos”, destacou.

    Welline Ferreira, assistente social da Equipe Multiprofissional da SEMED, reforça que o trabalho realizado nas salas AEE complementa o que é ensinado na sala regular.

    “Se um aluno apresenta dificuldade motora, por exemplo, a Sala AEE oferece recursos que o ajudam a desenvolver essas habilidades, como o aprimoramento da escrita ou da pega no lápis, sempre com a orientação do profissional especializado.”

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Melkias Lisboa

  • Prefeitura de Raposa promove Dia “D” da Caminhada de Busca Ativa Escolar

    Prefeitura de Raposa promove Dia “D” da Caminhada de Busca Ativa Escolar

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, realizou na manhã desta sexta-feira (14) o Dia “D” da 1ª Caminhada de Busca Ativa Escolar, uma ação voltada para identificar, sensibilizar e reconduzir às salas de aula estudantes que interromperam seus estudos.

    A concentração ocorreu em frente à Escola Socorro Magalhães, no bairro Inhaúma, reunindo equipes de todas as unidades da rede municipal. Estiveram presentes a secretária de Educação, Verismar Gomes, a secretária adjunta, Francisca Trindade, e a coordenadora da Busca Ativa Escolar, Mirian Moraes, além de professores, educadores e servidores da Semed.

    A caminhada contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Guarda Municipal, e seguiu até a Praça Chico Noca, onde foram realizados os pronunciamentos das autoridades. A secretária de Educação, Verismar Gomes, destacou a importância do trabalho integrado entre as secretarias envolvidas na Busca Ativa Escolar, ressaltando também a união entre escola, família e poder público para garantir o direito à educação.

    “Hoje estamos realizando o Dia D da busca ativa. O envolvimento dos gestores, professores e equipes pedagógicas é fundamental nessa mobilização. A Secretaria de Saúde também é uma grande parceira e oferece total apoio na localização dos alunos que estão fora da escola, por meio das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Saúde. Cada criança fora da sala de aula é um sinal de alerta, e estamos aqui para mostrar que a Semed está empenhada em trazer esses estudantes de volta e assegurar o seu futuro. O desenvolvimento humano, especialmente das nossas crianças e adolescentes, só acontece por meio da educação”, enfatizou.

    A coordenadora da Busca Ativa Escolar, Mirian Moraes, reforçou o papel central das escolas no processo.

    “A Busca Ativa é um programa do Governo Federal que intensifica e fortalece a permanência das crianças na escola, para que a evasão seja eliminada de vez e a frequência se torne cada vez mais constante. É fundamental que os pais mantenham o compromisso de enviar seus filhos diariamente, para que o ensino-aprendizagem na educação de Raposa tenha qualidade de verdade”, frisou.

    A presidente do CMDCA, Silvilene Evangelista, destacou a importância da garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da parceria entre as secretarias e das ações desenvolvidas no âmbito do Selo UNICEF.

    “Precisamos realizar continuamente essa busca ativa, e os dados mostram que a evasão hoje é zero. Nosso dever é proteger e assegurar que cada estudante tenha acesso à educação. Esta caminhada simboliza o compromisso coletivo com a garantia desses direitos. Os alunos matriculados estão frequentando a escola, e isso é fundamental para garantir o futuro de nossas crianças”, declarou.

    Representando o Conselho Tutelar, o conselheiro Dedé Marques também reforçou a parceria com a rede municipal.

    “A participação do Conselho Tutelar neste ato de conscientização promovido pela Semed, junto à comunidade estudantil, tem o objetivo de esclarecer à sociedade que o programa Busca Ativa Escolar é uma iniciativa de inclusão social e integração entre as políticas de Educação, Saúde e Assistência Social. Estamos juntos para identificar, orientar e atuar em cada caso. A permanência do aluno na escola é um direito que precisa ser respeitado”, finalizou.

    Texto e fotos: Nonato Aguiar

  • Prefeitura anuncia novo pacote de obras em comemoração aos 31 anos de Raposa

    Prefeitura anuncia novo pacote de obras em comemoração aos 31 anos de Raposa

    Como parte das comemorações pelos 31 anos de emancipação política de Raposa, o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, assinou na noite desta segunda-feira (10) um novo pacote de ordens de serviço, marcando o início de um ciclo ampliado de investimentos em infraestrutura, educação e esporte no município.

    A solenidade foi realizada durante a inauguração da Creche Municipal Adário Barros, no Porto do Braga, e simbolizou o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população.

    Na ocasião, foram assinadas as ordens de serviço para a construção do Espaço Esportivo Comunitário, na Rua do Campo; da construção de uma nova creche com o mesmo padrão moderno da Adário Barros; da implantação de mais duas escolas modernas e da aquisição de novos ônibus escolares rurais, garantindo mais conforto e segurança no transporte de estudantes da zona rural.

    O evento contou com a presença de secretários municipais, entre eles Cleiton Silva (Infraestrutura), Verismar Gomes (Educação), Jéssica Souza (Esporte e Lazer), Raidenea Oliveira (Saúde), Udes Filho (Comunicação) e Heron Santos (Gabinete), além de outras autoridades locais.

    Também participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador João Marcos, e os vereadores Maçu Aguiar, Ribamar Inácio, Daniel Fernandes, Vonei Moraes, Lucas Paraíba e Leomar Pescados, reforçando a parceria entre o Executivo e o Legislativo em prol do desenvolvimento de Raposa.

    A cerimônia reuniu ainda representantes religiosos, como o padre Paulo Henrique, da Paróquia de São Pedro; o pastor Francisco de Assis, presidente da Assembleia de Deus; e o pastor Claudson Barbosa, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Também prestigiaram o evento o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, a deputada estadual Fabiana Vilar e o deputado federal pastor Gilderemir, que destacou a importância da união de esforços para o progresso da cidade.

    “Essas assinaturas representam o compromisso da nossa gestão com o futuro de Raposa. Estamos investindo em obras que fortalecem a educação, o esporte e a infraestrutura, garantindo mais qualidade de vida para o nosso povo”, afirmou o prefeito Eudes Barros.

    O deputado federal pastor Gilderemir parabenizou o município pelo aniversário e reforçou o apoio à gestão municipal.

    “Raposa tem um povo trabalhador e acolhedor, e uma gestão comprometida. Estarei sempre à disposição para contribuir com recursos e projetos que melhorem a vida das famílias raposenses”, destacou.

    O secretário de Infraestrutura, Cleiton Silva, ressaltou que as novas obras representam avanços significativos para diversas regiões do município.

    “Estamos ampliando o alcance das ações da Prefeitura, levando obras de qualidade para comunidades que há muito aguardavam por esses benefícios. Cada ordem de serviço assinada hoje é um passo a mais rumo a uma Raposa mais moderna e estruturada”, disse.

    O presidente da Câmara, vereador João Marcos, também enfatizou a importância da parceria institucional.

    “A Câmara tem sido uma grande aliada da gestão municipal. Trabalhamos juntos por uma Raposa mais desenvolvida, com obras e ações que realmente chegam à população”, afirmou.

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Melkias Lisboa

  • Raposa realiza dois dias de competições esportivas em comemoração aos 31 anos da cidade

    Raposa realiza dois dias de competições esportivas em comemoração aos 31 anos da cidade

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), realizou uma vasta programação esportiva em comemoração aos 31 anos de emancipação política da cidade. Foram dois dias intensos, com diversas modalidades, promovendo integração, participação e incentivo ao esporte.

    As competições começaram no domingo (09), com a prova de atletismo, que marcou o início das atividades esportivas. A largada aconteceu no Viva Raposa e reuniu cerca de 500 atletas, entre moradores da Raposa e participantes de outras cidades do Maranhão.

    O número expressivo de competidores chamou a atenção dos moradores, que saíram às portas de suas casas para assistir e torcer, criando um verdadeiro clima de celebração pelas ruas da cidade.

    O percurso seguiu até o cemitério e retornou ao ponto de partida, com a presença do prefeito Eudes Barros e da primeira-dama Cássia Barros, que também participaram da corrida, ao lado de secretários municipais e dos vereadores Daniel Fernandes, Lucas Paraíba, Rosa do Araçagi, Laurivan Uchôa, Ribamar e Maçú Aguiar.

    Durante toda a programação, foi montado um forte esquema de segurança com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que garantiu a proteção dos atletas e dos pedestres ao longo do percurso e nos locais das competições.

    Na segunda-feira (10), foi a vez das provas de ciclismo masculino e feminino, seguidas pelos jogos de voleibol, dominó, futmesa, bilhar e as finais de futebol nas categorias Amador, Master e Feminino. As premiações, em troféus e valores em dinheiro, foram entregues na Arena Changal, Travessa da Paz, durante uma cerimônia que reuniu atletas, organizadores, vereadores Maçú Aguiar, Ribamar Inácio, Iran Agrela e a comunidade em geral.

    Para a secretária de Esportes e Lazer, Jessica Souza, a programação reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte.
    “O esporte tem um papel fundamental na formação social e no bem-estar dos nossos jovens e adultos. Realizar essas competições durante o aniversário da cidade é uma forma de celebrar Raposa valorizando nossos atletas e fortalecendo a participação da comunidade”, destacou.
    A adjunta da pasta, Patricia Souza, também ressaltou a importância das atividades.

    “Ficamos felizes com a participação das equipes, a presença do público e o entusiasmo de todos que estiveram envolvidos. Essas ações aproximam a comunidade do esporte e mostram quantos talentos nós temos aqui. Foi um dia muito positivo, de integração e valorização dos nossos atletas”, afirmou.

    Texto: Erica Samira e Tamires Gonçalves

    Fotos: Melkias Lisboa, Rodrigo, Nonato Aguiar e Charlyson Carvalho

  • Prefeitura de Raposa entrega novas ruas pavimentadas como parte das comemorações pelos 31 anos da cidade

    Prefeitura de Raposa entrega novas ruas pavimentadas como parte das comemorações pelos 31 anos da cidade

    Ainda como parte das comemorações pelos 31 anos de Raposa, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), realizou neste sábado (8) a entrega de três vias totalmente pavimentadas, beneficiando diferentes bairros do município.

    No bairro Vila Maresia, foram inauguradas as ruas Anchova e Pirapemas, que receberam pavimentação em bloquetes, além de sarjetas e meio-fio, garantindo mais conforto, acessibilidade e valorização para os moradores da região, que comemoraram a entrega das obras.

    A pescadora Kelcilene Galvão Sirino, moradora da rua há 27 anos, agradeceu à Prefeitura pelas melhorias realizadas na Rua da Anchova. “Para nós, moradores, isso parecia impossível, mas o nosso prefeito Eudes Barros olhou com carinho e arrumou a nossa rua. Hoje é só gratidão, porque o acesso melhorou muito e agora temos uma rua digna”, destacou.

    O morador Joceilton Gomes, da Rua Pirapemas, também comemorou a entrega da via totalmente pavimentada. “A pavimentação em bloquetes foi a melhor coisa que já aconteceu para nós moradores. Há 15 anos vivíamos com o pé na lama e enfrentando muita buraqueira, cheguei até a cair uma vez. Além disso, a poeira dentro de casa era constante. Hoje posso dizer que temos uma rua digna. Parabéns, prefeito Eudes Barros. Só gratidão, essa é a palavra”, declarou.

    Ainda neste dia, o gestor municipal, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros, do secretário de Infraestrutura Cleiton Silva, de outros secretários municipais, do presidente da Câmara João Marcos e dos vereadores Maçu Aguiar, Daniel Fernandes, Ribamar Inácio, Leomar Pescados, Laurivan Uchoa e Rosa do Araçagi, realizou a entrega da Rua Santo Antônio, no bairro Araçagi, completamente asfaltada.

    A via é um importante corredor de ligação, que facilita o acesso à MA-203, principal estrada de Raposa, e também à praia de Olho de Porco.

    Durante a cerimônia, foram destacados os investimentos em infraestrutura que reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano do município.

    “Estamos na semana do aniversário de Raposa, 31 anos, e quem ganha o presente é a nossa cidade e o nosso povo. Estamos entregando agora a Rua Santo Antônio, no bairro Araçagi, totalmente asfaltada, com calçamento e meio-fio. Também entregamos as ruas Pirapemas e Anchova, no bairro Vila Maresia, todas pavimentadas com bloquetes, sarjetas e meio-fio. As obras que são frutos das emendas dos nossos deputados federais Pr. Gilderemir, Detinha, Josimar de Maranhãozinho, Márcio Honaiser e Cleber Verde, têm contribuído para tornar Raposa uma cidade cada vez melhor para todos.
    Quero finalizar agradecendo a todos os envolvidos nesse processo: nossos vereadores, secretários e as comunidades beneficiadas. Parabéns, Raposa”, declarou o prefeito.

    A aposentada Clarice Maria Ferreira, moradora da Rua Santo Antônio há 67 anos, contou que jamais imaginou ver a via asfaltada. “Minha mãe, que era cadeirante, completaria 100 anos se estivesse viva, e o sonho dela era ver essa rua asfaltada, pois aqui sempre foi estrada de terra. Hoje esse dia chegou, e eu só tenho a agradecer à gestão, que prometeu e cumpriu, entregando essa obra às vésperas do aniversário da nossa cidade”, ressaltou.

    O secretário de Infraestrutura, Cleiton Silva, destacou que a Prefeitura entregou aos moradores da Rua Santo Antônio, no bairro Araçagi, 770 metros de pavimentação asfáltica, com sarjetas, meio-fio e calçada, o que representa mais mobilidade urbana e melhor acesso para os moradores dessa região.

    “Cada obra entregue reforça o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida da população. Seguimos trabalhando para transformar a infraestrutura de Raposa e levar mais dignidade às comunidades”, afirmou o secretário.

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Melkias Lisboa, Nonato Aguiar

  • Raposa inicia comemorações dos 31 anos com entrega de duas escolas para a Educação Infantil

    Raposa inicia comemorações dos 31 anos com entrega de duas escolas para a Educação Infantil

    A Prefeitura de Raposa deu início, nesta sexta-feira (7), à programação em comemoração aos 31 anos de emancipação política do município. Para marcar o primeiro dia, foram entregues duas importantes unidades de Educação Infantil: o Jardim de Infância Flávio Brito, totalmente revitalizado, e o Jardim de Infância O Pescador, construído do zero e pronto para atender as crianças com conforto, segurança e qualidade.

    No bairro Garrancho, o Jardim de Infância Flávio Brito ganhou ampliação, climatização, nova mobília e uma estrutura completamente renovada. A escola, que agora funciona em tempo integral, tem sua história ligada a dona Zuzu Brito, figura querida da comunidade e fundamental no início da construção desse espaço. O nome da unidade preserva essa trajetória como reconhecimento ao papel que ela desempenhou para que o bairro tivesse uma escola dedicada às primeiras infâncias.

    A entrega incluiu quatro salas de aula climatizadas, brinquedoteca, secretaria, cozinha, três banheiros e área de serviço, formando um ambiente adequado para o desenvolvimento pedagógico e acolhimento das crianças.

    Já o Jardim de Infância O Pescador representa um novo capítulo para a educação infantil da Raposa. A escola, antes situada em outro endereço, foi totalmente reconstruída em uma nova área, com estrutura moderna e pensada desde o início para atender às necessidades da faixa etária. O espaço conta com sete salas de aula climatizadas, refeitório, pátio, brinquedoteca, sala de dormitório, sala de professores, secretaria, diretoria, cozinha, despensa e almoxarifado.

    Participaram da solenidade o prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama, Cássia Barros; a secretária de Educação, Verismar Gomes, e a adjunta Francisca Trindade; além do vice-prefeito, Márcio Greik. Também estiveram presentes secretários municipais e vereadores, entre eles o presidente da Câmara, João Marcos, e os parlamentares Maçú Aguiar, Vonei Moraes, Rosa do Araçagi, Leomar Pescado, Lucas Paraíba, Daniel Fernandes, Laurivan e Ribamar. Professores, alunos e moradores do bairro também prestigiaram o evento.

    O prefeito Eudes Barros ressaltou que as entregas representam investimentos concretos na educação e no futuro das crianças da cidade.

    “Hoje é um dia simbólico para a Raposa. Estamos entregando duas escolas que representam o cuidado, investimento e respeito pelas nossas crianças. Tanto o Flávio Brito quanto O Pescador foram pensadas para oferecer conforto, estrutura moderna e ambientes que realmente incentivem o aprendizado. Seguimos trabalhando com dedicação para que a população veja, na prática, que a educação é prioridade na nossa gestão.”

    A secretária de Educação, Verismar Gomes, falou sobre a importância das duas escolas para o fortalecimento da primeira infância no município.

    “Entregar esses dois espaços tão completos e acolhedores reforça o compromisso que temos. Cada detalhe foi planejado para garantir qualidade de ensino, segurança e bem-estar. No caso do Flávio Brito, preservamos também uma história que nasceu dentro da própria comunidade. E agora, com as duas escolas funcionando em tempo integral, ampliamos as oportunidades e fortalecemos o trabalho pedagógico que Raposa merece”, enfatizou.

    Texto: Erica Samira e Tamires Gonçalves

    Fotos: Melkias Lisboa, Rodrigo, Nonato Aguiar e Charlyson Carvalho