Autor: Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa conquista Selo Diamante de Transparência do TCE/MA

    Prefeitura de Raposa conquista Selo Diamante de Transparência do TCE/MA

    A Prefeitura de Raposa alcançou um marco histórico ao conquistar, pela primeira vez, o Selo Diamante de Transparência, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). O reconhecimento foi divulgado na manhã desta segunda-feira (3) e representa o mais alto nível de excelência em transparência pública.

    O Portal da Transparência do município alcançou nota 95,27% na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), posicionando Raposa entre os municípios com melhor desempenho na disponibilização de informações públicas e na promoção do acesso à cidadania. Com esse resultado, o município obteve a mais alta classificação em transparência pública, figurando entre os melhores colocados entre os 217 municípios maranhenses analisados.

    A superintendente de Contabilidade, Thalia Roberta Padilha Araújo, destacou a importância da conquista para a gestão municipal.

    “Essa é a primeira vez que uma gestão de Raposa recebe o selo mais elevado de transparência do TCE/MA. Esse resultado reflete o compromisso da atual administração com a boa governança, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento do acesso à informação para todos os cidadãos. A Prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município, seguirá ampliando as práticas de transparência, consolidando a credibilidade da administração e garantindo o direito da população de acompanhar cada ação pública”, ressaltou.

    O reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com a ética, a eficiência e a participação social. Por meio de ferramentas como o Portal da Transparência, cada cidadão pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos, fiscalizar investimentos e contribuir para uma administração cada vez mais justa, acessível e comprometida com o interesse coletivo.

    Texto: Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa realiza confraternização em homenagem aos profissionais da educação

    Prefeitura de Raposa realiza confraternização em homenagem aos profissionais da educação

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu neste sábado (1º de novembro) um momento especial de confraternização e valorização dos profissionais da educação, em celebração ao Dia do Professor.

    O evento, realizado na Chácara Ruy Palhano, no Alto da Base, reuniu dezenas de educadores, gestores, coordenadores e familiares em um clima de alegria, descontração e reconhecimento a todos os profissionais que dedicam suas vidas à educação.

    A animação ficou por conta do cantor Diel França e banda, que embalou o público com ritmos variados como forró, axé e funk. Durante a programação, foram realizados sorteios de prêmios como TVs de LED, celulares, máquinas de lavar, caixas de som e outros brindes, tornando o encontro ainda mais festivo e memorável.

    O prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros; da secretária de Educação, Verismar Gomes, e da adjunta Francisca Trindade, prestigiou o evento ao lado de secretários municipais. Também estavam presentes os vereadores Iran Agrela, Maçu Aguiar, Lucas Paraíba, Leomar Pescados, Rosa do Araçagi e o presidente da Câmara João Marcos.

    Durante sua fala, o prefeito Eudes Barros destacou a alegria em participar do momento de confraternização e ressaltou o papel essencial dos educadores na construção de uma cidade melhor para todos.

    “Este é um momento de gratidão e reconhecimento. A educação é a base de tudo, e cada professor aqui presente desempenha um papel essencial na formação das nossas crianças e jovens. Parabéns a todos vocês que fazem da sala de aula um espaço de transformação, conhecimento e esperança”, afirmou o gestor.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, também enfatizou o compromisso da gestão com a valorização da categoria.

    “Hoje é um dia de alegria, celebração e, sobretudo, de gratidão pelo trabalho realizado pelos professores da nossa rede municipal. Ser professor é ter a missão de construir o futuro dos nossos jovens. O maior presente é ver a alegria de cada educador, sabendo que o trabalho de vocês é reconhecido. A Semed tem avançado com formações, investimentos e diálogo constante, porque acreditamos que valorizar os professores é cuidar do futuro da nossa cidade”, destacou Verismar.

    A professora da Escola Rosa Reis Trindade, Suzana da Silva Oliveira, que foi uma das contempladas no sorteio e levou para casa uma TV de LED, agradeceu pela homenagem e parabenizou a gestão municipal pela valorização da categoria.

    “Graças a Deus tive a alegria de ser sorteada com a TV. Fiquei muito feliz com o presente, mas o que realmente me emocionou foi o carinho e o reconhecimento. Este evento demonstra o quanto a gestão valoriza os profissionais da educação. Parabenizo o prefeito Eudes Barros e a secretária Verismar Gomes por este momento tão especial e por todo o trabalho dedicado à educação de Raposa”, ressaltou Suzana.

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Melkias Lisboa

  • Pescadores artesanais de Raposa recebem novas Carteiras de Identidade Nacional

    Pescadores artesanais de Raposa recebem novas Carteiras de Identidade Nacional

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPA), em parceria com o Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT), realizou nesta quarta-feira (29) uma ação voltada à entrega das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) para a população, com atenção especial aos pescadores e pescadoras artesanais do município.

    Ao todo, 221 documentos foram entregues na sede da Secretaria de Pesca, localizada no Porto do Braga. A ação tem como objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores da pesca a direitos e benefícios sociais, além de garantir maior segurança e praticidade na identificação civil.

    A secretária municipal de Pesca, Lavina Lisboa, destacou o impacto da ação para a categoria e reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da pesca.

    “A entrega das carteiras hoje aqui na Secretaria de Pesca é o complemento daquele Mutirão de Cidadania voltado para pescadores e marisqueiras que aconteceu no CRAS, nos dias 16 e 17 de outubro. A atualização da identidade é mais do que uma exigência burocrática, é uma porta de entrada para direitos essenciais e reconhecimento da atividade desses profissionais que tanto contribuem para a economia local”, afirmou.

    Representando o Instituto de Identificação do Maranhão, o supervisor Benedito Raimundo Santiago ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Raposa na modernização do documento e na ampliação do acesso da população aos serviços de cidadania.

    Morador do bairro Jussara e pescador artesanal, Mizael dos Reis Alves agradeceu à Secretaria de Pesca pela realização da ação e pelo benefício levado até os trabalhadores.

    “Nem sempre a gente tem tempo ou condições de ir até São Luís resolver esse tipo de coisa. Trazer esse serviço pra cá foi uma grande ajuda. A gente se sente valorizado e mais próximo dos nossos direitos”, disse o pescador.

    A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitui o antigo RG e unifica o número de registro ao CPF, oferecendo validade em todo o território nacional, maior proteção contra fraudes e facilidade no acesso a programas sociais e benefícios federais, como o Seguro-Defeso.

    Texto e fotos: Nonato Aguiar

  • Raposa participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Luís

    Raposa participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Luís

    Nesta quarta-feira (22), durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o município de Raposa foi representado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), além de professoras e estudantes da Escola Municipal Marcone Caldas.

    O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), acontece de 21 a 24 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, reunindo estudantes, pesquisadores e educadores em uma ampla programação dedicada à ciência, inovação e sustentabilidade.

    Com o tema “Planeta Água – Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a edição deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove uma ampla reflexão sobre a importância da preservação e do uso sustentável dos recursos hídricos.

    Na ocasião, o município apresentou dois trabalhos. O primeiro, na categoria Pôster, destacou a experiência dos alunos na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Protagonismo Juvenil e Sustentabilidade: a primeira Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Raposa/MA”.

    Já o segundo, inscrito na categoria Mostra Científica, abordou o projeto REMAR – Reflorestamento Ecológico de Manguezais em Raposa/MA, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Marcone Caldas, que tem como foco o fortalecimento da educação ambiental e a recuperação das áreas de mangue do município.

    A professora Ingrid Carolina Pereira Lima explicou o propósito do projeto. “Nosso objetivo é promover a conscientização ambiental sobre o reflorestamento dos manguezais da nossa cidade, envolvendo ativamente os jovens e a comunidade local nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Identificamos áreas de desmatamento e devastação e, por isso, buscamos resgatar e recuperar os mangues por meio da plantação de sementes e de ações contínuas de reflorestamento”, destacou.

    A coordenadora de Diversidade da SEMED, Hellen Reis, ressaltou a importância da participação dos alunos na SNCT.

    “Os estudantes estão vivenciando uma experiência científica enriquecedora e conhecendo outras práticas exitosas. Durante a mostra, apresentaram o Projeto REMAR e puderam desenvolver seu protagonismo juvenil. É um orgulho ver nossos alunos representando a Raposa em um evento de alcance nacional, demonstrando tanto comprometimento e dedicação”, afirmou.

    A secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, também parabenizou os participantes.

    “É muito gratificante ver nossos estudantes protagonizando ações em defesa do meio ambiente. Projetos como o REMAR demonstram o compromisso da juventude raposense com a sustentabilidade e com o futuro do nosso planeta. Estamos muito felizes e reafirmamos o compromisso da gestão municipal em apoiar todos os projetos tecnológicos e ambientais desenvolvidos pelos estudantes do nosso município”, destacou.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Charlyson Carvalho

  • Prefeitura promove tarde de lazer e cultura para o Dia das Crianças no Viva Raposa

    Prefeitura promove tarde de lazer e cultura para o Dia das Crianças no Viva Raposa

    Em uma tarde inesquecível e repleta de alegria, a Prefeitura de Raposa realizou, no sábado (18), a 4ª edição da Festa das Crianças no Viva Raposa, em comemoração ao Dia das Crianças.

    O evento reuniu centenas de famílias e contou com a presença do prefeito Eudes Barros, da primeira-dama Cássia Barros, da secretária municipal de Assistência Social, Ednalva Barros, do secretário de Cultura, Pereira Filho, entre outros secretários municipais.

    Prestigiaram ainda a festa o presidente da Câmara Municipal, vereador João Marcos, acompanhado dos vereadores Iran Agrela, Lucas Paraíba, Daniel Fernandes e Leomar Pescados, reforçando o clima de união e parceria entre os poderes Executivo e Legislativo em prol da comunidade raposense.

    O grande destaque do evento foi o show da Banda Circo Elétrico, que encantou o público com apresentações coloridas, música e personagens infantis adorados pelas crianças. No palco, ganharam vida figuras como o Tiririca Cover, o Homem-Aranha, os Power Rangers, Minnie, Pato Donald, Sonic, La Casa de Papel e Bolofofos, entre muitos outros.

    Durante a tarde, as crianças se divertiram com uma ampla variedade de brinquedos e atividades interativas, garantindo momentos de pura diversão. A realização de um sorteio para distribuir presentes, como, bicicletas, skates, patinetes, bonecas, bolas e outros brinquedos, completou o clima de festa, levando ainda mais alegria e emoção aos pequenos.

    O prefeito Eudes Barros agradeceu a participação das famílias e o apoio das autoridades na realização do evento.

    “Quero agradecer aos pais por trazerem seus filhos ao Viva Raposa nesta linda festa. Parabenizo a Secretaria de Assistência Social, agradeço a presença dos nossos vereadores e secretários municipais e destaco o apoio fundamental do deputado federal Pr. Gildenemir e da deputada estadual Fabiana Vilar. Esta festa é dedicada às nossas crianças, e ver a alegria no rosto delas é a maior recompensa que poderíamos receber. Continuaremos trabalhando para garantir lazer, educação e oportunidades para todas as famílias de Raposa.”

    O secretário de Cultura, Pereira Filho, também elogiou a realização do evento.

    “É uma enorme alegria celebrar a vida e ver nossas crianças se divertindo e interagindo com a cultura de forma tão vibrante. O show da Banda Circo Elétrico e a presença de personagens tão significativos tornam esta festa inesquecível. Eventos como este reforçam o compromisso da Prefeitura em promover cultura, lazer e entretenimento de qualidade para todos.”

    A secretária de Assistência Social, Ednalva Barros, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias na realização do evento.

    “Ver o sorriso e a felicidade das crianças é a maior recompensa para todos nós. Esta festa não é apenas um momento de diversão, mas também uma oportunidade de fortalecer os vínculos familiares e promover a inclusão social. Agradeço a todos os parceiros que tornaram este momento possível.”

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Melkias

  • CMT XII divulga lista de inscritos para o Processo Seletivo 2026

    CMT XII divulga lista de inscritos para o Processo Seletivo 2026

    O Colégio Militar Tiradentes XII divulgou, nesta sexta-feira (17), a lista de inscritos para o Processo Seletivo referente ao ano letivo de 2026.

    Confira aqui.

  • Prefeitura de Raposa inicia a Campanha Outubro Verde com foco no combate à sífilis

    Prefeitura de Raposa inicia a Campanha Outubro Verde com foco no combate à sífilis

    Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Raposa, em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à Campanha Outubro Verde, mês dedicado ao combate à sífilis. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Saúde.

    O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raidênia Oliveira; do prefeito Eudes Barros; da coordenadora municipal das ISTs, HIV e Hepatites Virais, Thalyta Sirqueira; da chefe da Coordenação de Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos; além de servidores da área da saúde, como Agentes Comunitários, Agentes de Endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que atuam diretamente junto à população raposense.

    A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser prevenida com o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Durante a gestação (tema central da campanha) a infecção pode causar complicações graves, como aborto, parto prematuro, sequelas neurológicas e até a morte do recém-nascido.

    Durante a solenidade, a enfermeira Ana Lúcia compartilhou um caso de sucesso: o acompanhamento de uma gestante diagnosticada com sífilis, cuja atuação da equipe da Atenção Primária de Raposa garantiu que o bebê nascesse livre da infecção.

    A doença pode ser classificada em duas formas: adquirida e congênita. A primeira ocorre por meio de relação sexual sem proteção; a segunda, quando há transmissão da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto. A sífilis adquirida apresenta três fases: primária (com ferida indolor), secundária (manchas e febre) e terciária (com comprometimento de órgãos internos).

    “Reforçamos que a sífilis tem cura e o tratamento está disponível em todas as nossas unidades básicas de saúde. Com esta ação, queremos conscientizar a população para avançarmos na redução dos casos, especialmente da transmissão vertical. Agradecemos à Secretaria de Estado da Saúde pela importante parceria com o nosso município”, destacou a titular da SEMUS, Raidênia Oliveira.

    Já Jocélia Frazão ressaltou o compromisso do Governo do Estado em apoiar e incentivar a campanha em todos os municípios maranhenses.

    “A SES trouxe este momento para Raposa, um município parceiro, pois o Governo trabalha em prol da municipalização e do fortalecimento das redes locais de saúde. Sabemos da qualidade do atendimento oferecido aqui, sempre com foco na Atenção Primária e no cuidado das pessoas que mais precisam”, afirmou.

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Charlyson Carvalho

  • Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura visita marisqueiras da Raposa

    Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura visita marisqueiras da Raposa

    Na quinta-feira (09), o município de Raposa recebeu a visita da Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão (SFPA-MA), Elisvane Gama. Recepcionada pelo prefeito Eudes Barros e pela secretária municipal de Pesca, Lavina Lisboa, a superintendente conheceu de perto o trabalho das marisqueiras da cidade.

    A primeira parada foi no Porto do Veloso, onde ela pôde acompanhar de forma presencial o processo de beneficiamento e preparo dos mariscos. Em seguida, a comitiva seguiu de barco para observar o trabalho das marisqueiras na prática. O giro pelos portos pesqueiros foi encerrado no Porto do Braga, um dos principais pontos de atividade pesqueira do município.

    A secretária Lavina Lisboa destacou a importância da parceria com o Governo Federal e o reconhecimento do trabalho das marisqueiras e pescadores de Raposa.

    “Foi um dia muito proveitoso com a presença da Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado do Maranhão, que veio participar conosco deste dia especial de Marisqueira. Em nome da Prefeitura Municipal de Raposa, quero agradecer pela sua presença e parceria. Sabemos que caminhar de mãos dadas com o Ministério é garantir que o pescador continue avançando. Precisamos seguir juntos nesse movimento, reafirmando que o pescador é valioso e tem um papel fundamental na movimentação e no desenvolvimento da nossa cidade pesqueira”.
    Em resposta, a superintendente Elisvane Gama expressou sua satisfação em participar da ação e ressaltou a importância de valorizar o trabalho dos pescadores e marisqueiras do estado.

    “Fiquei muito feliz por ter recebido esse convite. Estou há dois anos à frente da Superintendência Federal da Pesca e este foi um dos momentos mais emblemáticos para mim: poder ir até onde o pescador está, até onde a marisqueira trabalha, e conhecer de perto o esforço e a dedicação de cada um. Encontramos mulheres e homens exercendo suas atividades com orgulho, no seu ambiente de trabalho, e é isso que precisamos mostrar para o nosso povo maranhense e para todo o Brasil, que aqui temos pescadores e marisqueiras que fazem a diferença.”

    Texto: Erica Samira

    Fotos: Melkias e Nonato Aguiar

  • Projeto Reggae no Porto leva cultura e boas vibrações ao Porto do Braga, em Raposa

    Projeto Reggae no Porto leva cultura e boas vibrações ao Porto do Braga, em Raposa

    No último domingo (05), o Projeto Reggae no Porto, promovido pela Secretaria Municipal de Comunicação e Assuntos Metropolitanos (SEMCAM), transformou o Porto do Braga em um ponto de encontro marcado por música, alegria e valorização cultural.

    Com o apoio da Prefeitura de Raposa, de empresários locais, vereadores e da sociedade organizada, o evento reuniu um grande público e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento do espírito comunitário e a valorização da cultura local.

    O secretário municipal de Comunicação, Udes Filho, destacou a importância do evento para o município.

    “O Reggae faz parte da identidade cultural de Raposa. Nosso objetivo é criar espaços onde a população possa se reunir, celebrar suas raízes e fortalecer o sentimento de pertencimento. A gestão do prefeito Eudes Barros acredita que investir em cultura é investir em pessoas”, afirmou Udes Filho.

    O Projeto Reggae no Porto faz parte do calendário cultural da SEMCAM e se consolidou como um dos eventos mais aguardados pelos amantes do ritmo jamaicano, símbolo da alegria, união e resistência do povo raposense.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Melkias e Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa encerra campanha Setembro Amarelo com caminhada e serviços de saúde

    Prefeitura de Raposa encerra campanha Setembro Amarelo com caminhada e serviços de saúde

    Com camisas amarelas, cartazes e sorrisos nos rostos, Raposa viveu, na manhã desta terça-feira (30), o encerramento da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A atividade contou com uma caminhada organizada com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Raposa (Caps).

    O evento, idealizado pela Prefeitura de Raposa por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), teve início no Caps e seguiu até o Porto do Braga. Além de reforçar a importância da valorização da vida, o ato também buscou desmistificar a ideia equivocada de que o Caps é um espaço apenas “para doido”, destacando sua real função de cuidado e acolhimento em saúde mental.

    Ao chegar ao destino, a Semus montou diversas tendas com serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, atendimento médico, odontomóvel, espaço de cuidados com pele e cabelo, além de uma espaço da Ouvidoria do Ministério Público.

    Durante todo o mês de setembro, diversas ações foram realizadas. A abertura ocorreu no dia 1º, na Academia da Saúde, em parceria com o Governo do Maranhão. As equipes também marcaram presença em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e, por meio do Programa Saúde na Escola, estiveram nas instituições da rede municipal de ensino, levando conscientização e informação.

    O prefeito Eudes Barros, que participou do encerramento ao lado da primeira-dama, Cássia Barros, destacou o empenho da Secretaria de Saúde. “Quero parabenizar todos os profissionais que, ao longo do mês, idealizaram e executaram atividades mostrando à população que a vida é importante e que sempre devemos buscar ajuda. Também registro meu reconhecimento à atuação dos profissionais do Caps, que desempenham um trabalho fundamental junto aos pacientes”, afirmou.

    A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, ressaltou a importância da mobilização ao longo do mês.
    “O Setembro Amarelo é uma campanha que nos lembra que a prevenção salva vidas. Em Raposa, buscamos trabalhar não apenas no atendimento, mas também na conscientização, levando informação às escolas, às unidades de saúde e à comunidade. O encerramento de hoje mostra que, juntos, podemos combater o preconceito e fortalecer a rede de apoio a quem precisa”, destacou.

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Charlyson Carvalho