A Prefeitura de Raposa alcançou um marco histórico ao conquistar, pela primeira vez, o Selo Diamante de Transparência, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). O reconhecimento foi divulgado na manhã desta segunda-feira (3) e representa o mais alto nível de excelência em transparência pública.
O Portal da Transparência do município alcançou nota 95,27% na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), posicionando Raposa entre os municípios com melhor desempenho na disponibilização de informações públicas e na promoção do acesso à cidadania. Com esse resultado, o município obteve a mais alta classificação em transparência pública, figurando entre os melhores colocados entre os 217 municípios maranhenses analisados.
A superintendente de Contabilidade, Thalia Roberta Padilha Araújo, destacou a importância da conquista para a gestão municipal.
“Essa é a primeira vez que uma gestão de Raposa recebe o selo mais elevado de transparência do TCE/MA. Esse resultado reflete o compromisso da atual administração com a boa governança, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e o fortalecimento do acesso à informação para todos os cidadãos. A Prefeitura, por meio da Controladoria Geral do Município, seguirá ampliando as práticas de transparência, consolidando a credibilidade da administração e garantindo o direito da população de acompanhar cada ação pública”, ressaltou.
O reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com a ética, a eficiência e a participação social. Por meio de ferramentas como o Portal da Transparência, cada cidadão pode acompanhar a aplicação dos recursos públicos, fiscalizar investimentos e contribuir para uma administração cada vez mais justa, acessível e comprometida com o interesse coletivo.
Texto: Nonato Aguiar


A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu neste sábado (1º de novembro) um momento especial de confraternização e valorização dos profissionais da educação, em celebração ao Dia do Professor.
O evento, realizado na Chácara Ruy Palhano, no Alto da Base, reuniu dezenas de educadores, gestores, coordenadores e familiares em um clima de alegria, descontração e reconhecimento a todos os profissionais que dedicam suas vidas à educação.
A animação ficou por conta do cantor Diel França e banda, que embalou o público com ritmos variados como forró, axé e funk. Durante a programação, foram realizados sorteios de prêmios como TVs de LED, celulares, máquinas de lavar, caixas de som e outros brindes, tornando o encontro ainda mais festivo e memorável.
O prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros; da secretária de Educação, Verismar Gomes, e da adjunta Francisca Trindade, prestigiou o evento ao lado de secretários municipais. Também estavam presentes os vereadores Iran Agrela, Maçu Aguiar, Lucas Paraíba, Leomar Pescados, Rosa do Araçagi e o presidente da Câmara João Marcos.
Durante sua fala, o prefeito Eudes Barros destacou a alegria em participar do momento de confraternização e ressaltou o papel essencial dos educadores na construção de uma cidade melhor para todos.
A professora da Escola Rosa Reis Trindade, Suzana da Silva Oliveira, que foi uma das contempladas no sorteio e levou para casa uma TV de LED, agradeceu pela homenagem e parabenizou a gestão municipal pela valorização da categoria.





















A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPA), em parceria com o Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT), realizou nesta quarta-feira (29) uma ação voltada à entrega das novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN) para a população, com atenção especial aos pescadores e pescadoras artesanais do município.
Ao todo, 221 documentos foram entregues na sede da Secretaria de Pesca, localizada no Porto do Braga. A ação tem como objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores da pesca a direitos e benefícios sociais, além de garantir maior segurança e praticidade na identificação civil.
A secretária municipal de Pesca, Lavina Lisboa, destacou o impacto da ação para a categoria e reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da pesca.
Com o tema “Planeta Água – Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a edição deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove uma ampla reflexão sobre a importância da preservação e do uso sustentável dos recursos hídricos.




O grande destaque do evento foi o show da Banda Circo Elétrico, que encantou o público com apresentações coloridas, música e personagens infantis adorados pelas crianças. No palco, ganharam vida figuras como o Tiririca Cover, o Homem-Aranha, os Power Rangers, Minnie, Pato Donald, Sonic, La Casa de Papel e Bolofofos, entre muitos outros.
A secretária de Assistência Social, Ednalva Barros, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias na realização do evento.















No último domingo (05), o Projeto Reggae no Porto, promovido pela Secretaria Municipal de Comunicação e Assuntos Metropolitanos (SEMCAM), transformou o Porto do Braga em um ponto de encontro marcado por música, alegria e valorização cultural.








