Autor: Nonato Aguiar

  • Prefeitura de Raposa participa do Dia Mundial da Limpeza em parceria com o Governo do Estado

    Prefeitura de Raposa participa do Dia Mundial da Limpeza em parceria com o Governo do Estado

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), participou neste sábado (20) da mobilização alusiva ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

    O mutirão começou às 7h, com concentração no Porto do Braga, reunindo voluntários e autoridades locais. A ação contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, recepcionado pela secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, e pela secretária adjunta, Bianca Lucena.

    Durante a programação, o secretário Pedro Chagas destacou a dimensão global do movimento.

    “Hoje é o Dia Mundial da Limpeza, no qual mais de 130 países realizam mutirões em todo o mundo. Aqui no Maranhão, mapeamos pontos críticos e identificamos que, no município de Raposa, por fatores naturais, como a variação das marés, ocorre grande acúmulo de resíduos. Nada mais justo do que desenvolver essa ação aqui, ampliando o diálogo e fortalecendo a parceria com a Prefeitura. Essa não é apenas uma ação de limpeza, mas também de conscientização ambiental”, afirmou.

    O gestor estadual acrescentou que Raposa já realiza a destinação correta dos resíduos sólidos, mas que o desafio é engajar a população na coleta seletiva e reciclagem. Ele também informou que o município recebeu novas lixeiras fixas e que outras unidades serão instaladas em breve.

    A secretária municipal Owilma Trindade ressaltou a importância da iniciativa e o compromisso da gestão com a preservação. “Essa mobilização é fundamental para Raposa e só foi possível graças à parceria com o Governo do Estado. A Prefeitura esteve presente para apoiar o mutirão e demais atividades. Também agradecemos pela doação das lixeiras e pelo material disponibilizado, que irão fortalecer ainda mais o nosso trabalho ambiental”, destacou.

    Neste mesmo dia, a SEMMA, a Coordenação de Fiscalização, em parceria com os projetos Comunidade Mangue Seco, União e Ação Já, promoveu um mutirão de coleta de resíduos na Praia de Mangue Seco, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), e participação de moradores.

    Foram recolhidos diversos materiais, como plásticos, vidro, isopor e latas, em uma ação que reforça o compromisso da gestão com práticas sustentáveis e conscientiza a população sobre atitudes simples, como reduzir o uso de descartáveis e dar a destinação correta ao lixo.

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias

  • Raposa recebe Expedição de Turismo do Polo São Luís e fortalece potencial turístico local

    Raposa recebe Expedição de Turismo do Polo São Luís e fortalece potencial turístico local

    A Raposa foi palco, nesta quarta-feira (17), de mais uma etapa da Expedição de Turismo no Polo São Luís, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (SETUR/MA), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SEMICT). A ação tem como objetivo fortalecer e diversificar o desenvolvimento turístico da região.

    Acompanhados pelo secretário municipal de Turismo, Edson Duarte, gestores e representantes do trade participaram de visitas técnicas ao Sítio Doce Cajueiro e ao Corredor das Rendas, encerrando a programação com um passeio náutico pelas Fronhas Maranhenses, além da visita ao criatório de ostras e à Praia dos Currais.

    No primeiro ponto do tour, o Sítio Doce Cajueiro, os participantes foram recebidos em uma roda de conversa realizada à sombra dos cajueiros, sobre um tapete de folhas secas. O encontro foi marcado pela troca de experiências e pelo debate sobre a importância de integrar roteiros turísticos na Raposa, movimentando a economia local e valorizando a identidade cultural do município.

    A proprietária do espaço, Vilma Cavalcante, destacou a relevância da visita. “É uma chance de divulgar o que temos de mais belo: o turismo, a cultura e a identidade da Raposa. Nosso espaço está aberto aos visitantes, que, além de apreciar os doces e licores, encontram um ambiente agradável, rodeado de cajueiros e um pátio coberto por folhas secas, em plena conexão com a natureza. Queremos que cada pessoa que venha aqui saia renovada, com leveza e tranquilidade.”

    A programação seguiu para o Corredor das Rendas, um dos principais cartões-postais culturais da cidade. No local, os visitantes puderam acompanhar de perto a confecção da tradicional renda de bilro, prática artesanal transmitida de geração em geração, que segue viva até os dias atuais.

    Encerrando a expedição, os participantes vivenciaram o potencial do passeio náutico, que evidencia tanto a riqueza natural quanto a diversidade gastronômica do município. Para o secretário adjunto de Turismo do Estado, Ruan Tavares, Raposa reúne atrativos únicos.
    “Foi um dia repleto de atividades em Raposa, que integra o Polo São Luís. A cidade oferece experiências de ecoturismo, gastronomia e um passeio náutico fantástico, que envolve as comunidades locais e proporciona vivências autênticas ao turista.”

    Já a superintendente de Regionalização da SETUR, Aline Souza, ressaltou que iniciativas como a Expedição de Turismo fazem parte do programa de regionalização, que busca agregar valor e diversificar a oferta turística nos municípios maranhenses.

    Texto: Clara Aroso

    Fotos: Melkias

    Colaboração: Marcos Rocha – SETUR/MA

  • Prefeitura de Raposa realiza 5ª edição da Festa do Agricultor

    Prefeitura de Raposa realiza 5ª edição da Festa do Agricultor

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEMADER), realizou nesta segunda-feira (15), a 5ª edição da Festa do Agricultor, um momento especial de confraternização e valorização dos trabalhadores do campo. O evento aconteceu no Espaço Ruy Palhano e reuniu dezenas de agricultores e suas famílias. A cantora Fofa e Banda, junto com a cantora Joelma, da banda Trio Neon, animaram a festa.

    Durante a programação, os agricultores participaram de sorteios de diversos brindes que vão contribuir diretamente para o dia a dia de trabalho, como pulverizadores elétricos, caixas d’água, carrinhos de mão, enxadas e kits de equipamentos de proteção individual (EPIs).
    O evento contou com a presença do prefeito Eudes Barros, do deputado federal Hildo Rocha; do secretário de Agricultura, João Vonei; do presidente da Câmara, João Marcos; dos vereadores Vonei Moraes, Leomar Pescados, Maçu Aguiar e Ribamar Inácio, além de secretários municipais e outras lideranças locais.

    Durante seu discurso, o prefeito Eudes Barros destacou o compromisso da gestão com os agricultores do município e lembrou que a produção da agricultura familiar vem crescendo em Raposa.
    “A nossa gestão tem dado uma atenção especial para o agricultor e a agricultora. Ampliamos a produção da agricultura familiar e isso tem dado mais visibilidade, fazendo com que as feiras atraiam cada vez mais pessoas em busca dos produtos dos nossos agricultores. Raposa tem uma gestão presente e comprometida com quem faz o município crescer”, afirmou.

    O secretário de Agricultura, João Vonei, também ressaltou a importância da celebração como forma de valorização dos trabalhadores rurais.
    “ É um compromisso da gestão municipal mostrar que valorizamos os homens e mulheres que, com seu suor, colocam comida nas mesas e ajudam a fortalecer a economia da cidade. Foi um momento de lazer e diversão, com música, atrações ao vivo, buffet e muitas premiações”.

    Os agricultores também compartilharam a alegria de participar da festa. Para Mary do Cumbique, a assistência recebida tem feito diferença no dia a dia das produtoras.
    “Temos acompanhamento técnico e assistência da Secretaria de Agricultura. Isso faz com que a gente se sinta valorizado pela gestão municipal”.

    Já a agricultora Valdiene dos Santos destacou a mudança que percebeu nos últimos anos.
    “Passei 14 anos fora do ramo e quando retornei, fiquei admirada. Hoje temos apoio da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura, e isso faz toda a diferença. Hoje tenho orgulho de dizer que sou agricultora”.

    Texto: Tamires Gonçalves
    Fotos: Nonato Aguiar e Melkias

  • Prefeitura de Raposa garante participação de quatro escolas na 4ª Olimpíada Maranhense de Foguetes

    Prefeitura de Raposa garante participação de quatro escolas na 4ª Olimpíada Maranhense de Foguetes

    Quatro escolas do município participaram, nos dias 10 e 11 de setembro, da 4ª Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG), com o apoio da Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O evento foi realizado no Autódromo Ilha Race, na Maioba do Mocajutuba, em Paço do Lumiar.

    Promovida pelo Governo do Maranhão, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Prefeitura de Paço do Lumiar, a OMAFOG é voltada para estudantes do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o estado.

    A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse dos jovens por áreas como astronomia, astronáutica, física, química e ciências afins, por meio da construção e lançamento de foguetes, realizados em equipes e com a orientação de professores.

    Representaram o município o Colégio Militar Tiradentes XII, a Escola Maria Rosa Reis Trindade, a Escola Criança Esperança e a Escola Jarbas Passarinho. As unidades competiram com mais de 220 equipes de todo o Maranhão. Ao todo, mais de 50 escolas marcaram presença no evento, promovendo um ambiente de aprendizado, inovação e troca de experiências entre estudantes de diversas regiões do estado.

    Entre as equipes de Raposa, o destaque ficou com a Astro Comand, do Colégio Militar Tiradentes XII, sob a orientação da professora de Matemática Paloma Santos. O grupo conquistou o 4º lugar na categoria Nível 3 da competição, com um lançamento de 337 metros, além do 10º lugar no ranking geral de melhores lançamentos, alcançando a marca de 297 metros.

    A secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, destacou a relevância da participação das escolas da Raposa no evento.

    “A participação das nossas escolas na OMAFOG é resultado do compromisso da SEMED com uma educação que estimula o protagonismo dos alunos, promovendo o aprendizado prático e o interesse por áreas estratégicas como ciência e tecnologia. Essas competições estimulam o trabalho em equipe, a criatividade e a resolução de problemas, aplicando conceitos de física, matemática, ciências e robótica. Além disso, desenvolve as habilidades socioemocionais.”

    Texto: Nonato Aguiar
    Fotos: Melkias e Nonato Aguiar

  • Raposa recebeu a 4ª Jornada Literária do Sesc com apoio da Prefeitura

    Raposa recebeu a 4ª Jornada Literária do Sesc com apoio da Prefeitura

    Encerrada nesta sexta-feira (29), a 4ª Jornada Literária do Sesc transformou Raposa em um verdadeiro palco de cultura e conhecimento. O evento reuniu estudantes, professores e a comunidade em geral, com uma programação diversificada dedicada ao incentivo à leitura e à valorização da educação. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Assistência Social.

    Durante três dias, a Jornada Literária promoveu uma verdadeira imersão no universo da literatura, com atividades realizadas na Quadra Sesc Comunidade, escolas do município, CRAS, Teatro Sesc e Cinema Sesc.

    A programação contemplou contações de histórias, apresentações musicais, performances, espetáculos, exposições, oficinas, exibições de filmes, além de estações de jogos, pintura facial, BiblioSesc e stands de livros.

    As atividades foram pensadas para diferentes faixas etárias, oferecendo momentos lúdicos e educativos que despertaram o gosto pela leitura e estimularam a reflexão crítica. Temáticas como empreendedorismo, literatura de cordel, protagonismo juvenil e liderança também estiveram presentes nas discussões e oficinas.

    Encerrando a programação, a secretária de Educação, Verismar Gomes, representando todas as secretarias parceiras, destacou a importância do evento.

    “A leitura transforma vidas, amplia horizontes e constrói cidadãos mais críticos. Essa parceria é muito valiosa, pois incentiva nossas crianças, jovens e adultos a descobrirem o prazer de ler. Agradecemos ao Sesc por trazer uma programação tão rica para Raposa e reforçamos o compromisso da gestão municipal em apoiar iniciativas como essa.”

    Texto: Erica Samira

    Fotos: Charles

  • Prefeitura de Raposa garante antecipação dos salários de agosto para servidores municipais

    Prefeitura de Raposa garante antecipação dos salários de agosto para servidores municipais

    A Prefeitura de Raposa antecipou, nesta sexta-feira (29), o pagamento dos salários referentes ao mês de agosto dos servidores municipais. A medida permite que os trabalhadores recebam seus vencimentos antes do fim do mês, garantindo mais tranquilidade e segurança no planejamento financeiro de suas famílias.

    Desde o início da gestão do prefeito Eudes Barros, há pouco mais de quatro anos, a administração municipal tem se destacado pela valorização dos servidores, assegurando que os pagamentos sejam feitos em dia e, sempre que possível, de forma antecipada. Isso reforça a responsabilidade com os trabalhadores e a eficiência na administração dos recursos públicos.

    Além de beneficiar diretamente os servidores, a antecipação também impulsiona a economia local, fortalecendo o comércio e os serviços da cidade.

    Texto: Nonato Aguiar

  • Raposa abre a IV Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

    Raposa abre a IV Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira (25) à IV Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que segue até o dia 29 de agosto com palestras e atividades voltadas para a promoção da inclusão e a construção de uma sociedade mais plural e acolhedora.

    A cerimônia de abertura aconteceu na Fazendinha e contou com apresentações de alunos, além de momentos de reflexão sobre o respeito às diferenças e a valorização de cada indivíduo. Estiveram presentes a secretária de Educação, Verismar Gomes; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Raposa, Thiago Amorim; o presidente da Câmara Municipal, João Marcos; a coordenadora de Diversidade, Hellen Reis; além de alunos e pais de alunos.

    A coordenadora, Raimunda Barbosa, da equipe Multidisciplinar (eMulti) destacou a importância da iniciativa.
    “Este é um evento de extrema relevância para a Educação, instituído por lei, que reforça a inclusão, a diversidade e o combate ao preconceito e ao capacitismo. Durante toda a semana, estaremos nas escolas com palestras educativas. A Secretaria de Educação, junto com a equipe eMulti, tem trabalhado incansavelmente nessa temática”.

    A secretária de Educação, Verismar Gomes, ressaltou os avanços e agradeceu o apoio da gestão municipal.
    “A gestão municipal tem avançado muito no acesso à educação, e isso também significa investir na educação inclusiva. A IV Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Raposa é um momento fundamental para refletirmos sobre como garantir um aprendizado de qualidade para todos, respeitando a diversidade dentro das nossas escolas. Agradeço à equipe da Secretaria de Educação e ao prefeito Eudes Barros pelo apoio constante para que possamos ampliar cada vez mais esse acesso”.

    O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Raposa, Thiago Amorim, parabenizou a realização do evento e reforçou a importância da luta pela inclusão.
    “Quero parabenizar toda a equipe da gestão municipal por mais uma edição dessa semana tão importante, que fortalece as políticas públicas e dá voz a quem precisa ser visto e ouvido. Esse é um momento histórico para Raposa, porque mostra que a luta pela inclusão é real e necessária. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência apoia e se soma a esse trabalho, que vem transformando a realidade do nosso município”.

    Texto: Tamires Gonçalves

    Fotos: Melkias Lisboa

  • Raposa leva cultura, sabores e belezas naturais ao Salão Nacional de Turismo em São Paulo

    Raposa leva cultura, sabores e belezas naturais ao Salão Nacional de Turismo em São Paulo

    A Prefeitura de Raposa marcou presença na 9ª Edição do Salão Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em São Paulo/SP, entre os dias 21 e 23 de agosto. O encontro é um dos mais relevantes do setor e tem como objetivo promover os destinos brasileiros em um dos maiores mercados emissores de turistas para o Maranhão.

    O município foi representado pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Edson Duarte, que integrou o estande do Maranhão levando toda a riqueza natural, cultural e gastronômica de Raposa.

    No espaço, os visitantes puderam conhecer de perto o delicado artesanato da Associação das Rendeiras Bilro de Ouro, degustar o sabor único do caju ameixa produzido no Sítio Doce Cajueiro e receber material promocional do polo turístico de São Luís, que posiciona Raposa como um destino diferenciado e cheio de encantos.

    Na avaliação do secretário Edson Duarte, a presença de Raposa no Salão Nacional de Turismo simboliza um avanço significativo na consolidação de sua identidade turística.

    “Estar no Salão Nacional de Turismo é uma oportunidade única de mostrar ao Brasil a força e a diversidade da Raposa. Aqui estamos apresentando nossos artesanatos, nossa gastronomia e, sobretudo, as experiências que só o nosso município pode proporcionar. Queremos que cada vez mais pessoas conheçam e se encantem com Raposa”, destacou.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Divulgação

  • Prefeitura de Raposa realiza XII Conferência Municipal de Saúde

    Prefeitura de Raposa realiza XII Conferência Municipal de Saúde

    A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta sexta-feira (22), no auditório da Fazendinha Parque Raposa, a XII Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu autoridades, profissionais da área e a comunidade para debater os avanços já conquistados e os desafios que ainda precisam ser superados na rede municipal de saúde.

    Com o tema “Democracia, participação popular e direito à saúde: construindo o Plano Municipal de Saúde 2026-2029 com a voz do povo”, a conferência reforçou o caráter democrático do evento, que busca assegurar que as políticas públicas do setor sejam elaboradas a partir das reais necessidades da população.

    Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, o vice-prefeito Márcio Greik, a primeira-dama Cássia Barros, a secretária municipal de Saúde Raidênia Oliveira, a superintendente da Atenção Primária à Saúde Gláucia Rocha e o presidente da Câmara Municipal, vereador João Marcos, além de outros vereadores e secretários municipais. O evento também contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias Lisboa, bem como de representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e lideranças comunitárias.

    O prefeito Eudes Barros ressaltou a importância do encontro e reafirmou o compromisso da gestão com a saúde da população.

    “Todos nós sabemos que a Conferência é um espaço muito importante. Aqui nós temos a oportunidade de discutir juntos com a população os caminhos da saúde do nosso município. E eu, com muita alegria e satisfação, anuncio que grandes novidades estão chegando para fortalecer ainda mais a nossa rede de saúde, porque o nosso compromisso é cuidar da nossa gente.”

    A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, enfatizou que a conferência é um espaço democrático de diálogo, no qual a participação popular tem papel essencial na definição das prioridades do setor.

    “O principal objetivo desta conferência é a construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029. Este é o momento de ouvir a comunidade e discutir políticas públicas de forma coletiva, garantindo avanços para Raposa.”

    O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias Lisboa, destacou a conferência como espaço de construção coletiva.

    “Neste ano, temos como protagonista a voz do povo. É a população participando ativamente da elaboração de um documento que vai nortear a saúde do nosso município pelos próximos quatro anos.”

    A conferência contou ainda com a participação da enfermeira sanitarista Doralina Marques de Almeida, assessora técnica do COSEMS-MA e auditora do Ministério da Saúde, que ministrou palestra sobre o tema central do encontro.

    Texto: Nonato Aguiar

    Fotos: Melkias e Charles

  • Prefeitura de Raposa apoia cerimônia de homenagem aos alunos destaques do Colégio Militar Tiradentes XII

    Prefeitura de Raposa apoia cerimônia de homenagem aos alunos destaques do Colégio Militar Tiradentes XII

    Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada a cerimônia de homenagem aos alunos destaques do Colégio Militar Tiradentes XII, em Raposa. O evento aconteceu na quadra do Sesc e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

    Estiveram presentes o prefeito Eudes Barros, a secretária adjunta de Educação, Francisca Trindade, o chefe de gabinete Heron Santos, além de familiares, professores e equipe diretiva da escola.

    A quadra ficou lotada de estudantes que apresentaram à comunidade os pilares do Colégio Militar Tiradentes: disciplina e ordem. A solenidade destacou conquistas importantes da instituição, entre elas: 1º lugar no IDEB 2023; o título de campeão geral dos Jogos Escolares (JERAS) 2025; reconhecimento aos melhores alunos do 1º semestre de 2025; classificação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); aprovação do projeto do aluno na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

    Em seu discurso, o prefeito Eudes Barros destacou a relevância das conquistas e agradeceu ao corpo escolar. “Quero parabenizar cada aluno e agradecer à direção, professores e equipe do Colégio Militar Tiradentes XII pelo trabalho que realizam. Vocês são orgulho de Raposa e mostram que a educação é o caminho para um futuro melhor”, afirmou.

    Na ocasião, o gestor também anunciou a construção de novas salas de aula para o colégio, ampliando as oportunidades para que mais jovens possam ingressar no CMT.

    O estudante Isaac Newton, que teve seu projeto aprovado na CNIJMA, demonstrou gratidão pelo apoio recebido. “Quero agradecer tanto à escola quanto ao apoio pedagógico, porque, se não fossem eles, eu não estaria onde estou hoje. Também agradeço à minha professora, que me acompanhou, orientou e me ajudou a conquistar a classificação para as etapas nacionais”, declarou.

    Para a direção do Colégio Militar Tiradentes XII, a cerimônia representou o reconhecimento do esforço coletivo de toda a comunidade escolar e a motivação para seguir alcançando novos resultados.

    “Cada vitória mostra que o trabalho dedicado e a disciplina que cultivamos diariamente transformam vidas e fortalecem a nossa missão de formar cidadãos comprometidos e preparados para o futuro’’, pontuou o diretor geral, Tenente-Coronel Everaldo.

    Texto: Erica Samira
    Fotos: Rodrigo e Charles