Na noite desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento aconteceu no Núcleo de Formação e Melhoria da Aprendizagem em Raposa (FORMAR), e reuniu gestores escolares, professores, supervisores, coordenadores, intérpretes, tutores, estudantes da EJA e autoridades locais.
O encontro foi marcado por depoimentos dos estudantes da EJA, que compartilharam suas experiências de vida e destacaram a importância da modalidade para suas trajetórias pessoais e profissionais. Também foram realizadas apresentações culturais e pedagógicas em sala de aula, evidenciando os resultados já alcançados pelo programa.
Entre os participantes, estiveram presentes representantes da Unidade Regional de Educação (URE), Aércio Neves, além das professoras Marilene e Jeane, representantes do Pacto pelo Alfabetismo no Estado.
A coordenadora da EJA em Raposa, Patrícia Escócio, detalhou as ações que a rede municipal pretende implementar ao longo do ano letivo de 2025. Entre as principais iniciativas estão a ampliação do acesso à EJA em diferentes comunidades, a implantação de novos projetos voltados à alfabetização de jovens, adultos e idosos e a formação continuada dos professores da modalidade, garantindo mais qualidade e eficiência no processo de ensino-aprendizagem.
Durante o lançamento, a secretária municipal de Educação, Verismar Gomes, parabenizou os professores pelo empenho e dedicação em suas atividades, realizadas tanto no período diurno quanto noturno. Ela destacou ainda a importância do pacto como instrumento de transformação social, capaz de ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos no município.
“Hoje promovemos a reunião de lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Fortalecimento da EJA, realizada à noite em nosso município, nas escolas Sarney Filho e José Lisboa. Seguimos firmes nesse trabalho de fortalecimento para que nossos alunos tenham a oportunidade de concluir seus estudos, conquistar uma vida melhor e alcançar seus objetivos”, enfatizou.
Texto: Nonato Aguiar
Fotos: Mary Ellen




Encerrou, no último sábado (02), no Estádio Euclides Gomes, a 19ª edição do Campeonato Quarentão, promovido pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Iniciada em 23 de março, a competição reuniu 12 equipes em 31 rodadas de jogos marcados por equilíbrio, técnica e espírito esportivo.
Na grande final, a equipe 4 Estações conquistou o título ao vencer o time Parceria. A decisão foi emocionante e equilibrada, com o placar de 2×2 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o 4 Estações levou a melhor, vencendo por 6×5 e sagrando-se campeã da edição. O terceiro lugar ficou com o time 11 Coroas.
A final contou com a presença da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de uma ambulância de prontidão, garantindo a segurança e o pronto atendimento ao público e aos atletas, reforçando o compromisso da gestão com a organização e o bem-estar de todos os envolvidos.
A secretária municipal de Esportes, Jéssica Ramos, agradeceu às equipes participantes e celebrou o sucesso da competição. “Nosso objetivo é valorizar o esporte amador e proporcionar momentos de lazer e integração para nossa comunidade. Agradeço a cada atleta, comissão e torcedor que participou dessa linda jornada”, destacou a secretária.







A conferência contou com a presença de secretários municipais, do presidente da Câmara, vereador João Marcos, e dos vereadores Iran Agrela e Leomar Pescados, além de técnicos da área, conselheiros e usuários dos serviços socioassistenciais.



Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, autoridades e técnicos das secretarias envolvidas, com o objetivo de debater propostas e estratégias para a promoção da soberania e da segurança alimentar no município.
Participaram ainda agricultores familiares, marisqueiras, lideranças comunitárias, além das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Pesca.
O secretário municipal de Agricultura, João Vonei, ressaltou a importância da integração das políticas públicas para assegurar o direito à alimentação.
Ao final do evento, foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município nas próximas etapas da conferência. Representando o poder público, foram eleitos Owilma Trindade e João Vander. Pela sociedade civil, foram escolhidos Michael de Oliveira, Joice Cristina Pereira, Joselita Teixeira e Leuzanira Furtado.


Em alusão ao Dia Internacional de Proteção aos Manguezais, comemorado em 26 de julho, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou uma série de ações voltadas à conscientização da população sobre a importância desse ecossistema. As atividades incluíram palestras educativas, distribuição e plantio de mudas de árvores nativas, além de mutirões de limpeza em áreas de mangue.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, destacou que as atividades reforçam a importância da data e o compromisso do município com a preservação ambiental.
A ação contou ainda com a presença do coordenador do Departamento de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, Wendell Pereira Silva, que também participou diretamente do recolhimento dos resíduos.


Os itens foram destinados às equipes de saúde e serão utilizados em atendimentos clínicos, comunitários e domiciliares, garantindo mais eficiência e agilidade na assistência à população. Entre os equipamentos recebidos estão: caixas térmicas para transporte de imunobiológicos, que permitirão ampliar a vacinação domiciliar, beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção; otoscópios e oftalmoscópios, que possibilitam consultas mais completas e diagnósticos precisos; nebulizadores portáteis, que facilitarão o tratamento de pacientes com problemas respiratórios tanto nas unidades de saúde quanto em visitas comunitárias.


A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), segue avançando com as obras de pavimentação asfáltica no município. Desta vez, os serviços contemplam a Rua São Conrado, no bairro Jardim das Oliveiras. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (21), com a aplicação da imprimação e da camada asfáltica. Além do novo pavimento, a via também receberá calçadas, sarjetas e meio-fio, garantindo uma urbanização completa.
O prefeito Eudes Barros acompanhou de perto os serviços de infraestrutura em andamento e destacou a relevância das obras, que contemplam a construção de calçadas, sarjetas e meio-fio. “Estamos trabalhando para garantir melhores condições de acesso aos moradores. Intervenções como esta trazem mais segurança, mobilidade e valorização para as famílias que vivem nesta região. Nosso compromisso é continuar investindo para que Raposa avance cada vez mais”, afirmou o gestor.



A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), segue investindo em ações que promovem melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população. Nesta sexta-feira (18), foi dado início às obras de pavimentação e urbanização de diversas ruas do bairro Vila Laci, atendendo a uma reivindicação aguardada há muitos anos pelos moradores.
